terça-feira, 23 de dezembro de 2008

BONECAS DE PANO FEITAS NO CRATO LEVAM O NOME DO CARIRI AO MUNDO

Um grupo de mulheres artesãs no Crato realiza há seis um trabalho que mistura diversão e resgate da cultura popular, com a fabricação de bonecas de pano. O grupo de mulheres é conhecido popularmente como “Bonequeiras do pé de manga”, pois trabalham todos os dias, em baixa de um grande pé de manga, no Bairro São Miguel, na zona urbana de Crato.

As bonequeiras no pé de manga, na realidade um grupo de 16 mulheres entre 28 e 90 anos de idade, foi formado originalmente no ano de 2002 e, hoje, emprega 16 pessoas que trabalham três horas por dia, produzindo em média 50 bonequinhas por mês, de variados tamanhos, cores e formas.

Toda a produção é comercializada nas feiras livres e eventos culturais do Cariri e exportada para São Paulo, além de países como Espanha, México, Alemanha, Equador e Venezuela. A Universidade Federal Espanhola já chegou a adquirir, de uma só vez, 2 mil e 200 bonequinhas. A renda líquida com a venda é dividida entre as integrantes do grupo.

Gertrudes Leite de Oliveira e Ana Maria Leite de Oliveira, coordenadoras do grupo, afirmam que as bonecas de pano são feitas de uma forma simples, em que partes do corpo são confeccionadas em tecido, podendo o enchimento ser feito com diversos materiais, como palha, chumaços de algodão e panos. “O nosso trabalho é artesanal e as bonequinhas, além de expressar personagens da cultura popular como o cangaço, reisado, banda cabaçal, presépios natalinos, família Gonzaga e Padre Cícero, servem também para brincar, enfeitar ambientes, lembrancinhas ou simplesmente para coleção”, afirma Gertrudes Leite.

Dona Maria Carmelita Leite de Oliveira, 90, a mais velha do grupo, diz se sentir orgulhosa em ter ensinado a atividade para suas filhas. Emocionada, abraçada às bonecas, conta que quando criança participava de teatros e de outros eventos culturais. “Na minha época era nossa diversão, nossa alegria”, conta dona Carmelita.

ORIGEM - Não se sabe ao certo onde as bonecas de pano tiveram origem, se no Japão ou na África. Segundo historiados, as bonecas estiveram presentes em todas as civilizações. Nas cavernas pré-históricas de diversas partes do mundo, já foram encontradas pequenas bonecas esculpidas em pedras. No Brasil , enquanto as crianças da corte brincavam com bonecas importadas, a bruxinha de pano da indústria doméstica e precária adquiriu formas entre as crianças pobres, tornando-se documento expressivo da arte popular, indicando preferências por determinadas cores, feitios e trajes. Como brinquedo folclórico, as bonequinhas também atendem de forma mais completa às necessidades da criança, estimulando o instinto materno, a ternura e a inocência infantil.

5 comentários:

Amália Casal rey disse...

Prezadas Senhoras,

Gostaria de obter maiores informações referentes ao trabalho das bonecas de pano feitas na cidade do Crato - CE, a exemplo de fotos do material, custo estimado e contato para aquisição.
Grata,

Amália Casal Rey
Salvador- Bahia

Aluísio Alves Batista disse...

Olá, Senhoras Coordenadoras, gostaria de obter informações mais detalhadas sobre o trabalho de produçnao das Bonecas de Pano o Crato-CE. Podem enviar fotos, custo estimado e contatos para compra?
Favor me contatar através do e-mail
aluisiodejo@live.com

Grato,
Aluísio Alves Batista
São Paulo-Capital
15 de Abril de 2015

Jailde Lemos disse...

Como são chamadas as beberem miudinha?
Uns dizem 'Paciência e outros ' bonecas da Sorte.
Obrigada!

Anônimo disse...

Bom dia! Gostaria de mais informações sobre as bonecas. Preço,

Anônimo disse...

Gostaria tb de fazer as bonecas e participar do grupo. Mesmo à distância posso fazer. Sou artesã e faço bonecas de pano. Meu email: cprocaci@gmail.com