sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dia da agricultura familiar em Mauriti


Hoje é o Dia da Agricultura Familiar e, para comemorar a data, está sendo realizado em Mauriti um dia com várias ações promovidas pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Ao longo do dia, haverá apresentações, debates, shows artísticos e painéis sobre temas relacionados à agricultura. Em parceria com a prefeitura de Mauriti e com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a DAS irá assinar um documento que autoriza o início do desenvolvimento do Programa
de Aquisição de Alimentos (PAA).

Câmara de Juazeiro - sessão desta quinta-feira, 29.


A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, realizou mais uma sessão na tarde de ontem, quinta-feira, para deliberar projetos e requerimentos de interesse da comunidade. O presidente José de Amélia requereu ofício de parabéns ao prefeito e ao vice, pelos seus natalícios.

O vereador Domingos Borges, requereu da Secretaria de Infraestrutura (SEINE) passagem da máquina patrol na estrada que liga Palmeirinha ao açude dos Carneiros e limpeza geral no bairro Matriz.

A Câmara aprovou projeto do executivo doando terreno para construção do Albergue Sagrada Família, no bairro Tiradentes.

O vereador Roberto Sampaio entrou com Projeto de Indicação, aprovado, que adiciona 40 % na remuneração dos Agentes de Trânsito.

Unidade Descentralizada de Campos Sales – Campus Cariri Oeste, abre turma de Geografia






Realizada ontem, na Unidade Descentralizada de Campos Sales, da URCA, a aula inaugural do curso de Geografia, da Plataforma Freire, com a presença de alunos, autoridades da administração superior e representantes da Reitoria. O curso de Geografia é o primeiro a ser implantado no programa do Governo Federal, denominado de Plataforma Freire, e tem como objetivo atender todos os professores da rede pública que não possui formação na sua área de ensino. A Direção da URCA – Campus Cariri Oeste, através do seu Diretor – Prof. Dr. Roberto Siebra, em conjunto com a administração Superior da URCA, em especial a Pró-Reitoria de Graduação, está buscando colocar em funcionamento até o final deste ano, dois novos cursos - Pedagogia e Educação Física, ambos em fase avançada de organização. Esta é uma enorme conquista para os profissionais de educação da região Cariri Oeste que, aos poucos, concretizam o sonho de ter acesso ao ensino superior de forma pública, gratuita e de qualidade.

Geopark capacita professores e gestores na área de Educação Ambiental



Com o objetivo de qualificar professores para serem multiplicadores de questões de educação, conservação e geoturismo do Geopark Araripe, será realizado o curso “Formação de Professores: Educação Ambiental e Geopark”. O curso acontecerá entre os dias 3 e 7 de maio, das 7h00 às 17h00, no Centro de Educação de Jovens e Adultos- CEJA, do Crato. O evento é destinado a professores e gestores da rede pública de ensino municipal e estadual, secretários, coordenadores, diretores de escolas e representantes da Associação de Moradores. São 45 vagas para docentes e 45 para os demais. Cada participante receberá um certificado de 40 horas. Professores e profissionais das áreas de pedagogia, turismo, geologia, paleontologia, direito e economia ministrarão o curso. A capacitação é uma organização do Geopark Araripe, da Coordenadoria de Políticas Ambientais - Conpam, das secretarias de Meio Ambiente e Educação do Crato e Crede 18.

Reação petista

A disputa entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) na internet, que há meses movimenta sites e comunidades mantidos por simpatizantes dos pré-candidatos, chegou à cúpula dos dois partidos. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou nesta quinta-feira que a legenda vai entregar amanhã ao Ministério Público Eleitoral uma representação pedindo investigação contra o PSDB. Os tucanos de cometerem crime eleitoral ao manter, institucionalmente, sites cujo objetivo seria o de desqualificar Dilma. A representação terá como base informações colhidas pelo deputado federal Brizola Neto PDT-RJ dando conta que o registro dos sites "Gente que Mente" e "petralhas.com.br" foi feito no nome de um dos coordenadores da campanha de Serra, Eduardo Graeff.

Debate político

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Prefeitura paga nesta sexta-feira, 30, salários dos servidores de Juazeiro




A Prefeitura de Juazeiro supera a crise financeira e cumpre rigoroso cronograma de pagamento da folha dos servidores públicos municipais, beneficiando a categoria e seus familiares.

A Prefeitura através da Secretaria de Finanças informa que os servidores municipais terão depositados nesta sexta-feira, 30, os valores referente aos seus salários.

De acordo com o prefeito Dr. Santana a medida acontece antes do 1º de Maio como forma de homenagear a todos os servidores municipais no Dia do Trabalho.

A Prefeitura injeta na economia de Juazeiro o valor de R$ 10,6 milhões de reais relativos ao salários do mês de abril dos 7.600 servidores, incluindo concursados e cargos comissionados, além dos pagamentos das diferenças do PCCR da educação retroativos a janeiro.

Jessier Quirino no Crato

Semana de Moda do Cariri Shopping



Aberta na noite desta quarta-feira, 28, a terceira edição da Semana de Moda do Cariri Shopping. Com presença de um grande público, que lotou todos os lugares reservados para acompanhar o desfile, o Abril Shopping Fashion superou as expectativas na primeira noite. Quatro empresas que possuem lojas no Cariri Shopping apresentaram grifes famosas com as novas tendências da moda: Scarpiera, Via Direta, Dona Rosa e Vogue.

Na noite de hoje estará presente o ator Márcio Kieling da Rede Record, convidado especial deste ano. Uma grande estrutura foi montada pela direção do Cariri Shopping: palco, som, iluminação e cadeiras para o público, com o objetivo de proporcionar o bom acolhimento à todos que assistem ao evento.

A novidade este ano foi a instalação de um lounge para recepcionar o público com a distribuição de drinks, petiscos e a presença de um DJ.Nesta quinta feira participarão do desfile as lojas Contempo, Ótica Santa Isabel, Arqueria, Pura Intimidade e Pétala, a partir das 19 horas.

Seminário na URCA debate Procampo e a Pedagogia da Alternância

A coordenação do PROCAMPO estará realizando, no período de 10 a 14 maio próximo, na Universidade Regional do Cariri – URCA, Seminário para discutir a Pedagogia da Alternância, dentro do curso de Licenciatura Plena em Educação no Campo, que está sendo implantado na Instituição. As aulas com as primeiras turmas serão iniciadas no mês de julho deste ano.

O evento contará com presença de professores que administrarão as disciplinas do curso no primeiro módulo. A coordenadora, professora Francisca Carminha de Lima Macedo, Pó-Reitora de Planejamento da URCA, afirma que durante o seminário, o projeto que foi aprovado pelo Ministério da Educação-MEC será apresentado e analisado. Também será discutida a Pedagogia da Alternância, enfocando tempo escola e o tempo comunidade e a execução do planejamento para o primeiro módulo do curso, que acontecerá de 10 de julho a 10 de agosto. As aulas serão ministradas no Campus do Pirajá, da URCA, em Juazeiro do Norte.

Curso de Especialização em Educação Ambiental

Estão abertas as inscrições para Especialização em Educação Ambiental, no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA), nos meses de junho e julho próximos. As aulas estão previstas para serem iniciadas no mês de agosto de 2010, com término em fevereiro de 2012. A Pós-Graduação está direcionada aos profissionais das áreas de biologia, geografia, ecologia, agronomia, economia, engenharia de produção e afins. O objetivo do curso é desenvolver e aprimorar conhecimentos adquiridos na graduação, além de oferecer qualificação especializada. A pretensão é formar recursos humanos com uma nova visão sistêmica e ampla em relação à problemática ambiental. A biodiversidade e o ecossistema da região do Cariri serão especialmente enfocados.

Especialização em Educação Infantil: URCA abre inscrições para primeira turma

Estão abertas inscrições para Especialização da 1ª turma do Curso de Pós-Graduação em Educação Infantil, na Universidade Regional do Cariri, promovido pelos Centro e Departamento de Educação, que acaba de ser aprovado na PRPGP e demais instâncias. As inscrições podem ser feitas no Laboratório de Pós-Graduação “Maria Nobre Damasceno” (corredor da Pedagogia), com Edilma Amorim, das 8 horas às 17 horas. O curso é destinado aos licenciados que desejam trabalhar com a educação infantil. É também voltado para as séries iniciais do ensino fundamental. Mais informações pelo telefone (88) 31021212 – Ramal – 2782. E-mails: edilamor20@hotmail.com ou posgradei@gmail.com

Prefeitura e Ministério Público trabalhando juntos para organizar vias públicas de Juazeiro do Norte

Aconteceu na manhã de ontem no Fórum Desembargador Juvêncio Joaquim Santana, localizado na Lagoa Seca, audiência pública no gabinete da 3ª Promotoria de Justiça com representantes da Prefeitura de Juazeiro. Na pauta do encontro a discussão sobre a desobstrução das vias públicas, calçadas e locais públicos utilizados por comerciantes de Juazeiro do Norte.

Na oportunidade, o secretário do Meio Ambiente de Juazeiro do Norte, Antonio de Pádua, disse que a prefeitura vem desenvolvendo campanhas de sensibilização junto a comerciantes, no tocante a desobstrução do espaço público no município, e que a SEMASP trabalha em parceria com o DEMUTRAN, para cumprir a determinação do Ministério Público.

Péricles Teixeira, diretor-geral do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), disse que deve ser levada em conta a questão cultural e principalmente o lado social. Ele solicitou do promotor um prazo maior para a realização desta ação. Teixeira pediu ainda o envolvimento do Ministério Público na sensibilização dos comerciantes que vêm obstruindo os espaços públicos.

O Promotor de Justiça, Dr. Carlos Félix, mostrou-se sensível ao pedido, estendendo o período que era de 15 dias, para 180 dias, a partir de hoje. Os casos abusivos de invasão das vias devem ser solucionados num prazo de 48 horas, e três meses para desocupação total das calçadas.

Ficou acordado no momento que o DEMUTRAN, a secretaria de Meio ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) e o Ministério Público, participarão de reuniões com proprietários de comércios, para juntos acharem a melhor solução para o cumprimento desta determinação.

Participaram da audiência o Promotor de Justiça da 3ª vara, José Carlos Felix da Silva, o secretário municipal Antonio de Pádua (Meio Ambiente) e Péricles Teixeira (DEMUTRAN).

Entrega de órteses e próteses

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde realiza nesta sexta-feira, 30, mais uma entrega de órteses e próteses.Serão entregues na ocasião mais de 100 aparelhos auditivos, 10 cadeiras de rodas e mais de setenta óculos. O evento acontecerá no auditório do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), a partir das 8h30min.O prefeito Dr. Santana comentou sobre mais uma entrega de órteses e prótese. “Para nós é muito importante ver que a população carente está sendo beneficiada e resolver um problema de saúde não só de um paciente, mas de toda sua família” lembrou. A Secretaria de Saúde, através do programa de órteses e próteses, vêm trabalhando no sentido de diminuir a fila de usuários que aguardam próteses, cadeiras de roda, botas ortopédicas, aparelhos auditivos e coletes.

Curso de Licenciamento Ambiental em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (PSEMASP) dá continuidade hoje ao curso de Licenciamento Ambiental, voltado para os novos fiscais ambientais que irão trabalhar na preservação do meio ambiente do Município.Os novos fiscais ambientais vêm recebendo informações sobre temas como legislação ambiental, código de postura do município, plano diretor de desenvolvimento urbano e plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. No término das aulas os participantes farão visita técnica ao lixão da Palmeirinha.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Juazeiro quer Campus da Escola de Saúde Pública


O prefeito de Juazeiro do Norte Dr. Santana recebeu no final da tarde de ontem, em seu gabinete, o Superintendente da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP-CE), Haroldo Pontes. Participaram da reunião ainda, Luciana matos, secretária de Saúde do município e a Dra. Silvia Bonfim, técnica da ESP.

Na conversa, o prefeito discutiu o apoio da prefeitura para a implantação, em Juazeiro do Norte, de um Campus da Escola de Saúde Pública, responsável pela melhoria da capacitação dos profissionais de saúde em toda a Região do Cariri.

O prefeito autorizou a Secretaria de Saúde em viabilizar com a maior urgência possível um espaço que sirva para acomodar as novas instalações da ESP no Cariri, bem como, a realização de convênios de cooperação entre a Prefeitura e a Escola.

Nos próximos dias, o prefeito estará se reunindo com o Governador Cid Gomes para discutir a efetivação dessa parceria e quais cooperações poderão ser efetivadas entre a Prefeitura e a Escola. Para o Dr. Santana, a “Escola de Saúde Pública se instalando em Juazeiro, melhorará o nível dos profissionais, bem como, a própria qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou.

Desde sua fundação em 1993, a ESP-CE desenvolve atividades no processo de capacitação e educação continuada de gestores para o sistema de saúde do Estado. ESP-CE: Como instituição de ensino superior, reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará, a ESP-CE tem contribuído na formação de profissionais ligados à área de saúde e, mais que isso, tem constituído uma base de conhecimentos sobre o setor, e os tem disponibilizado sob a forma de cooperações com municípios, com a própria SESA, com instituições de outros Estados e com órgãos internacionais.

Nívia Uchoa apresenta trabalho sobre meio ambiente e fotografia na Escola Polivalente

A fotografa e professora do curso de Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri – URCA, Nívia Uchoa apresentará o trabalho “Água para que te quero”, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Polivalente Gov. Adauto Bezerra, no Crato, nesta quarta-feira, a partir das 14 horas.

A artista tem um trabalho reconhecido nacionalmente a ida dela a escola faz parte da proposta pedagógica da instituição em aproximar os estudantes dos artistas e de suas obras.

O projeto Água pra que te quero! Consiste na documentação fotográfica da água e sua relação com o ser humano, no sentido de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação de nossas nascentes como fonte de vida para as futuras gerações.

O projeto tem como objetivo realizar uma documentação fotográfica em bacias hidrográficas do Ceará, num contraponto entre práticas positivas e negativas do uso da água no cotidiano urbano e rural. Também pretende estimular e difundir a arte fotográfica como exercício de sensibilização, reflexão e estética através de ações de animação cultural, com exposição fotográfica, conversa sobre fotografia e meio ambiente e caminhada fotográfica nos municípios participantes.

As bacias hidrográficas para essa primeira fase do projeto são as de Banabuiú, Salgado e Alto Jaguaribe, as quais estaremos documentando os municípios de Quixadá, Banabuiú, Monsenhor Tabosa, Boa Viagem, Salitre, Arneiroz, Tauá, Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Orós e Brejo Santo.

Esse trabalho envolve além das Prefeituras, as Escolas e Bibliotecas Públicas, Centros Culturais, Galerias de Arte, Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente; SECULT-CE e parceiros do projeto como forma de informação e democratização do acesso às ações educacionais e culturais do projeto.

O projeto Água pra que te quero! Tem o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Lei de Incentivo á Cultura / Edital Mecenas), com o agradecimento da COELCE, apoio institucional da SEMACE e Expresso Guanabara, consultoria da Anima.Cult, colaboração das Prefeituras Municipais e realização da Poesia da Luz Fotografia.



Nívia Uchôa: (88) 9612-7485 – 8848.8094 (Fotógrafa)

Estudantes do Polivalente se preparam para espetáculo “Nós, o estopim”

O espetáculo pretende interagir com o público e fazer uma grande brincadeira popular no dia 27 de maio no Sesc Crato.

Preparação do Espetáculo “Nós, o estopim” movimenta os estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Polivalente Gov. Adauto Bezerra no Crato. O Espetáculo reúne diversas linguagens artísticas, como teatro, dança, performance, música, poesia e audiovisual.

O espetáculo será apresentado no dia 27 de maio no Teatro do Sesc Crato e faz parte do projeto desenvolvido pela instituição chamado “Performance Poética e Armazém do Som”.

“Nós, o Estopim” é composto de fragmentos de cenas e acontecimentos em que o público a todo instante é instigado a participar. As poesias engajadas de Rosemberg Cariry, Salete Maria, Patativa do Assaré, Cacá Araujo e Alexandre Lucas narrará o discurso do espetáculo numa mistura entre a linguagem contemporânea, a cultura de massa e as manifestações da tradição popular.

Cerca de 50 estudantes deverão participar da apresentação. A idéia é aproveitar as habilidades dos estudantes. Para participar do espetáculo, os alunos passarão por oficinas de teatro, malabares, dança e produção de máscaras.

O espetáculo conta com a parceria da Companhia Cearense de Teatro Brincante, Coletivo Camaradas, Projeto Nova Vida, EEFM Polivalente Governador Adauto Bezerra Crato, Projeto Nova Vida.

Deputado terá o sigilo telefônico julgado

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE) deve julgar até sexta-feira o pedido de quebra do sigilo telefônico do deputado estadual, licenciado, José Ilo Dantas (PSDB), apontado como um dos mandantes no caso das agressões sofridas por jovens que estariam panfletando no Centro de Iguatu, a 380 km de Fortaleza, no último dia 12 de fevereiro.

Segundo a assessoria do TJ-CE, o processo deu entrada no último dia 30 de março e será analisado pelo desembargador Luis Gerardo de Pontes Brígido. O procurador Benon Linhares Neto solicitou a quebra do sigilo telefônico de todos os indiciados, inclusive do parlamentar.

Nos últimos dias, o caso ganhou proporções nacionais. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) enviou um ofício ao gabinete do governador Cid Gomes (PSB) solicitando que sejam tomadas as ``medidas cabíveis``, mediante a gravidade dos fatos. Suplicy também encaminhou ofícios para o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, e para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), desembargador Ernani Barreira Porto.

Por telefone, o senador afirmou ao O POVO que tomou conhecimento do caso através de um dossiê, enviado ao seu gabinete, composto pelo ``relatório do inquérito policial, depoimento das vítimas, inúmeras fotos e uma nota de repúdio``.

``Avalio que Cid tomará as iniciativas necessárias. Isso pode acontecer em qualquer estado do Brasil``, afirmou Suplicy, na tarde da última segunda-feira.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), disse que conversou com o deputado por telefone. Segundo ele, José Ilo teria afirmado que autorizou a quebra do sigilo telefônico.

``Se o objeto do julgamento autorizou que se quebra do o sigilo, isso demonstra que ele quer facilitar a investigação. Indícios são indícios``, afirmou.

O POVO tentou ouvir o advogado do deputado José Ilo, Vicente Aquino, mas seu celular estava desligado. (Thiago Paiva)

fonte: Jornal O Povo

CEREST lembra vítimas de acidentes de trabalho



O CEREST (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador) está realizando uma série de blitze em empresas da região. O objetivo é lembrar o transcurso neste 28 de Abril, o dia em memória às vítimas de acidentes do trabalho. Na manhã desta quarta-feira, acontece na Praça José Dirceu de Figueiredo (Praça da Prefeitura) uma programação toda especial, onde também se está comemorando de forma antecipada o Dia do Trabalho.

O evento acontece até às 12 horas com prestação de serviços e distribuição de informativos. O CEREST já vem realizando essa série de blitz com distribuição de chaveiros, panfletagem e palestras, desde o início da semana. No dia 26 a visita foi na empresa Itapuí, em Barbalha e no dia 27 as empresas Singer, Cajuína São Geraldo, e Evaplast.

São parceiros do CEREST neste evento a Secretaria de Saúde, Mobilização Social, NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), SESI, SENAC, Casa do Povo, Secretaria de Educação, Cajuína São Geraldo, Café Santa Clara e Escola Cristo. A coordenadora, Dra. Anne Rafaela informa que “os profissionais do CEREST e da atenção básica estarão no local fazendo os atendimentos”.



FIQUE SABENDO:

Em 28 de abril de 1969, uma explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Zé Helder, prefeito de Várzea Alegre ganha prêmio do SEBRAE



O prefeito Zé Helder (PMDB), recebeu na tarde da última segunda-feira, 26, na sede do Sebrae, em Fortaleza, o Selo Prefeito Empreendedor, entregue aos prefeitos que contribuíram para o crescimento econômico, com incentivo à formalização, capacitação empreendedora e investimento em desenvolvimento sustentável, com prioridade para as micro e pequenas empresas nas compras governamentais. Foram 16 prefeitos cearenses agraciados com o selo.

Em 2009, o prefeito Zé Helder foi um dos gestores cearenses mais premiados, com a administração Tempo de Crescer tornando-se exemplo de gestão.

Em Várzea Alegre, o prefeito Zé Helder criou uma lei de incentivos fiscais e conseguiu atrair a implantação de empresas como a Resol do Brasil. Zé Helder também tem apoiado os trabalhos nas comunidades organizadas em associações, criando oportunidades de renda no campo e na cidade.

“Ser reconhecido pelo Sebrae/CE, pelo nosso trabalho voltado ao apoio de iniciativas empreendedoras das micro e das pequenas empresas, é uma honra. Temos essa visão e continuaremos nosso trabalho na fomentação dessas iniciativas que garantem trabalho, emprego e a sustentação econômica do nosso município” - declarou o prefeito Zé Helder.

Dia do Trabalho em Aurora

Tendo em vista as comemorações alusivas ao Dia 1º de maio, data em que se comemora o Dia Mundial do Trabalhador, a Prefeitura Municipal de Aurora, na região do cariri, que tem a frente o prefeito Adailton Macedo e o vice Antonio Landim, preparou uma extensa programação para festejar essa data tão importante no calendário mundial.
Para tanto, o chefe do executivo aurorense tomou todas as providências cabíveis, tanto no contexto estrutural, assim como no organizacional, para que a festa dedicada ao trabalhador aurorense seja repleta de sucesso. O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho. Ademais, o Prefeito municipal José Adailton Macedo, o vice Antonio Landim, secretários, vereadores e todos os que fazem a gestão “O povo construindo o novo” convidam Vossa Senhoria e Ilustríssima família para participarem das comemorações alusivas ao dia internacional do trabalho – neste sábado 1º de maio a partir das 8 h da manhã.



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:


O8:00 h – II Circuito de Ciclismo Amador – largada da Malhada Funda(CE-286) até a praça Pe. Cícero em frente a sede da Seculte.


09:00 h – 1ª Maratona Atlética – largada: entrada de Sta. Vitória até a praça padre Cícero em frente a sede da Seculte.


09:20 h – Ato público – com a entrega oficial da Academia Comunitária instalada na Praça padre Cícero ao lado da estação ferroviária.


10:20 h – Inicio das finais da Copa Aurora de Futsal feminino na quadra Poliesportiva entre: Montila X Elas Futsal Clube.


10: 50 h – Futsal veterano na quadra Poliesportiva envolvendo: São Benedito X Vasco do Araçá.


16:00 h – No estádio municipal - futebol de campo: Seleção de Aurora X Seleção de Brejo Santo


18:00 h - continuação das finais da Copa de Futsal – Juvenil segunda divisão: Flamengo X Esporte Sapim.


18:45 – Grande final da categoria principal na quadra poliesportiva envolvendo as equipes: Montila X Tabajara.


20:30 h – Na praça Santos Dumont do Araçá: Lançamento oficial do programa Agentes da Cidadania (Pró-Cidadania), seguida da liberação da Ordem de Serviços para as obras de asfaltamento do bairro Araçá com as presenças da Deputada Lívia Arruda, Dr. Paulo Quezado, Dr. Galba(Cagece) e Dr. Rodrigues Azevedo(da empresa Consólida), além de outras autoridades municipais e da região.


20:40 h - Solenidade de premiação das equipes vencedoras da I Copa Aurora de Futsal nas categorias: adulto, juvenil, veterano e feminino, além do Ciclismo e Atletismo.


21:00 h - Grande Festa Popular em homenagem ao Trabalhador sob a animação da banda Canários do Reino.


23:00 h - Geraldo Massa e Souza Cobra.

Por: Luiz Neto, Aurora-Ce

Guimarães reconduzido à coordenação da bancada cearense no Congresso

Por decisão unânime, o deputado José Guimarães (PT-CE) foi reconduzido ao cargo de coordenador da bancada do Ceará no Congresso Nacional. A decisão foi tomada em reunião na noite da última terça-feira (27), em Brasília, com a presença de 19 parlamentares.

A principal tarefa para este ano, segundo Guimarães, será o acompanhamento da execução das emendas orçamentárias da bancada - quase meio bilhão de reais - para serem investidos no Estado em 2010. “O maior feito da bancada cearense em 2009 foi a alocação de R$ 492 milhões de emendas na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2010. Por isso, assegurar o empenho destes recursos é a principal tarefa para este ano”, adiantou o parlamentar.

O coordenador garantiu ainda que trabalhará pela execução dos projetos prioritários Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza. “Outro desafio é ajudar o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins a terem suas emendas liberadas. São todos investimentos estruturantes, projetos que já estão em execução e precisam ser acompanhados”, garantiu.

O parlamentar reafirmou o seu compromisso com os interesses do Estado e disse que vai continuar trabalhando para manter a unidade da bancada. “Vamos intensificar o trabalho de interlocução que a bancada faz nas esferas federal, estadual e municipal.

Guimarães agradeceu a confiança dos colegas de bancada, manifestada na sua reeleição unânime, e disse que o colegiado tem demonstrado bastante unidade em torno dos interesses do Estado.

Primeira etapa de 2010 da Campanha Contra Febre Aftosa será lançada nesta quinta-feira

Após sair da zona de risco desconhecido da febre aftosa, o Ceará se prepara para, ainda neste ano, passar de risco médio para a classificação livre com vacinação. Para que a meta seja alcançada, será lançada nesta quinta-feira, 29, às 9h30min, a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), o objetivo é vacinar 100% do rebanho cearense, entre bovinos e bubalinos. Isto significa que cerca de 2.300.000 animais receberão a dose da vacina contra a doença.

O secretário em exercício da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Antônio Amorim, lembra a importância da atuação dos pecuaristas para o sucesso da campanha. “Somente com a parceria entre o trabalho dos técnicos da Adagri e Ematerce e a colaboração dos criadores é que conseguiremos atingir nossa meta e tornar o Estado livre da aftosa”, frisa Amorim.

Paralelamente ao período das duas etapas da campanha, está sendo realizada uma auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que monitora aleatoriamente, através de análise sorológica, animais dos 184 municípios cearenses. A segunda etapa da vacinação está prevista para novembro.

O lançamento da campanha será realizado no sítio Joaquinzinho, no km 6, na estrada Cascavel/Caponga.

Primeira etapa – Campanha Contra Febre Aftosa

Local: Sítio Joaquinzinho
Horário: 9h30min

terça-feira, 27 de abril de 2010

Aurora no Cariri Cangaço

Através de um encontro ocorrido nesta terça-feira, 27 em Fortaleza entre o prefeito Adailton Macedo e o coordenador do Carri Cangaço Manoel Severo ficou confirmada a adesão de Aurora a este, que vem se transformando num dos mais importantes e 'badalados' eventos lampiônicos do Brasil agora na sua edição 2010. Na próxima sexta-feira, o secretário de Cultura do município, o professor José Cícero estará recebendo os representantes do evento para discutir como será a participação oficial do município. O encontro contará inclusive com a presença de uma das curadoras do acontecimento a aurorense Jusara Macêdo.Este ano o Cariri-cangaço terá aumentado o leque dos municípios anfitriões tais como: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha e, por último, Aurora e Porteiras, conforme informou Manoel Severo.
Trata-se de um evento “de cunho turístico-cultural e científico que em sua edição 2010, terá novamente como cidades anfitriãs as que tiveram de alguma maneira ligações históricas com este movimento que ficara conhecido como: o cangaço. "Reuniremos a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais, do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, Tradições e Histórias do Nordeste", afirmou Severo.

SHOW COM DIDI MORAIS

O SESC Crato apresenta o Compositor, Cavaquinista e Violinista carioca Didi Moraes, e traz para o Crato o Show "Um cavaquinho, um coração e uma viola", onde tempera o carioca com ritmos das várias regiões, como forró, a catira, a música caipira de raiz e o samba de roda. Lançamento do CD "Um Cavaquinho, um coração, uma viola".

Ficha Técnica:
Cavaquinho – Didi Moraes
Violão – Eduardo Holanda e Davi Silvino
Percussão: Igor Caracas
Direção Artística – Izaíra Silvino
Produção - Kaika Luiz (Sertão Pop Produções)

30/04/2010 (Sexta) - ás 20h.
Entrada: R$10,00 (Inteira) e R$5,00 (Meia)
Local: Teatro Aldalberto Vamozi - SESC Crato
Indicação Livre - Info.: 3523.4444 ou 8816.3062

INGRESSOS À VENDA (8816.3062)

Colação de Grau da URCA no próximo dia 7 de maio

Será realizada no próximo dia 7 de maio, no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte, a partir das 20 horas, a Colação de Grau dos formandos da Universidade Regional do Cariri (URCA), em solenidade dirigida pelo Reitor da Instituição, Professor Plácido Cidade Nuvens.

URCA representada na Conferência Nacional de Educação

O evento teve como tema este ano ‘Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação’. A Diretora do Centro de Educação da URCA, Professora Francisca Clara de Paula Oliveira participou da conferência como delegada eleita na etapa estadual, como representante do ensino superior público do Ceará. As decisões discutidas e deliberadas na CONAE comporão o novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020. A criação de uma comissão permanente de revisão do salário dos professores da educação básica; Reajuste imediato do valor do Piso Nacional dos professores; Recurso público exclusivamente para instituições e escolas públicas; Formação inicial exclusivamente de forma presencial e a Regulamentação do número de alunos por nível de ensino estiveram entre as decisões apresentadas durante a Conferências Nacional. A Professora Clara se coloca à disposição da comunidade para debater a respeito das questões discutidas e aprovadas na CONAE.

Comissões de Direitos Humanos da OAB e AL debaterão crise na Polícia do Ceará

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, regional do Ceará e a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa vão debater, em audiência pública conjunta, o tema “Famílias de Policiais Vítimas da Violência no Exercício do Dever Legal”.

O encontro ocorrerá dia 13 de maio, às 14 horas, na Sala de Comissões Técnicas da Assembleia e a data deverá ser acertada na próxima semana entre o presidente da comissão da OAB, Fernando Férrer, e o presidente da comissão da AL, Heitor Férrer.

Segundo Fernando Férrer, todas as entidades representativas da área policial do Estado vão ser convidadas para a audiência pública. Férrer diz para o Blog que esse encontro incluirá na agenda as reivindicações dos policiais militares por melhores condições de trabalho e de salário.



Blog do Eliomar
Jornal O Povo

Ministro condena Manoel Salviano a devolver R$ 17 milhões ao Tesouro Nacional

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Juazeiro do Norte (CE) Manoel Salviano Sobrinho e a empresa de construção Planurb Planejamento Construções a devolver solidariamente R$ 17.124.546,29, por sobrepreço na construção do Centro de Apoio ao Romeiro no município. O relatório do TCU aponta que houve sobrepreço em serviços como sistema de drenagem, urbanização, paisagismo e aterro compactado. O ex-prefeito e a empresa de construção ainda terão de pagar multa individual de R$ 100 mil aos cofres do Tesouro Nacional em 15 dias. A cobrança judicial da dívida foi autorizada. Cabe recurso da decisão. O ministro Augusto Nardes foi o relator do processo.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

IR até sexta-feira

Quem não aproveitou o fim de semana tem apenas os próximos cinco dias para para prestar contas à Receita Federal. O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2010, iniciado em 1º de março, termina nesta sexta-feira, dia 30. A Receita alerta para o risco das pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias pois, muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acumulo de acessos ao endereço da Receita. A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Ciro no palanque de Dilma....

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Alves (RN), afirmou, nesta segunda-feira, 26, em Fortaleza, o desejo de ver Ciro Gomes, virtual presidenciável do PSB, apoiando a pré-candidata a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), para “vermos um palanque de qualidade para mostrar ao Brasil o porquê essa administração merece continuar”. Em sua avaliação, a saída de Ciro do páreo sucessório “beneficia o Governo Lula”, que terá chances de continuidade e de poder se comparado à era do PSDB.

jornal O Povo

TCU condena ex-prefeito de Várzea Alegre

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Várzea Alegre, João Eufrásio Nogueira, a devolver R$ 360.456,95 ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), por não prestar contas de valores repassados ao município.

Os recursos seriam para construção de um açude na zona rural do município. O ex-prefeito também foi multado em R$ 5 mil. O valor da multa deverá ser repassado ao Tesouro Nacional.

De acordo com o TCU, uma cópia da decisão foi enviada à Procuradoria da República no Estado do Ceará, para que sejam tomadas as devidas providências. O relator do processo foi o ministro-substituto André Luiz de Carvalho. Cabe recurso da decisão.

Blog do Eliomar
site do jornal O Povo

Fortes na FUndação Ulisses Guimarães

O advogado cearense Danilo Forte será empossado na próxima segunda-feira (26/04), Fortaleza, na presidência da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), instituição sem finalidade lucrativa, constituída como um centro de estudos de ciências políticas e sociais que dá suporte teórico ao parlamento brasileiro. Danilo A FUG em Brasília funciona junto ao Congresso Nacional e mantém escritórios em várias capitais brasileiras, sempre em estreita interação com os parlamentares locais. À solenidade de posse, estarão presentes representantes da cúpula nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), tais como Michel Temer – presidente da Câmara dos Deputados, Geddel Vieira Lima – deputado federal e ex-ministro da Integração Nacional, Henrique Alves – líder do PMDB na Câmara dos Deputados e Eunício Oliveira – deputado federal.

Reno Feitosa

O professor e coordenador do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), Reno Feitosa, será o novo procurdor geral do Município de Juazeiro do Norte. Ele foi convidado pelo prefeito Dr. Santana e aceitou. Reno é considerado um dos mais importantes, preparados e influentes advogados da Região do Cariri. decisão acertada do prefeito de Juazeiro.

Líder de Associação de Trabalhadores Rurais é assassinado no Ceará

O líder comunitário José Maria Filho, presidente da Associação dos Desapropriados Trabalhadores Rurais Sem Terra da Chapada do Apodi, no Ceará, foi assassinado nas proximidades de sua casa com 19 tiros de pistola, na última quarta-feira (21). O agricultor era conhecido por denunciar o agronegócio e a utilização intensiva de agrotóxicos por grandes empresas de plantio e exportação da região.

Vários movimentos e organizações, entre elas o MST e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), publicaram uma nota repudiando o assassinado de José Maria. No texto, além de traçarem a trajetória do agricultor na luta contra as violações dos direitos humanos que vitimam as comunidades da Chapada, apontam a relação do crime com a presença do agrohidronegócio, instalado em meados da década de 1990, na região jaguaribana do estado.

Projetos no governo Cid Gomes

Na série de entrevistas realizadas pelo programa Repórter Ceará, transmitido pela Rádio Campo Maior, o deputado estadual Mauro Filho, falou sobre os projetos realizados e os que deverão entrar em processo de conclusão no governo de Cid Gomes.

O parlamentar inicialmente falou a respeito da crise financeira enfrentada entre a siderúrgica Libra, localizada no município de Banabuiú, e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), ressaltando que o governo estará à disposição para ajudar no que for preciso. Mauro ainda destacou que o governo deveria aumentar a política de incentivo fiscal para empresas do interior do estado, para que haja uma descentralização da atividade industrial.

O deputado, na oportunidade, falou ainda que nos últimos tempos o governo vem diminuindo os impostos, estimulando assim, a economia e a capacidade de investimentos, citando dentre eles projetos que serão viabilizados para Quixeramobim, como a construção de uma escola profissionalizante e o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO e afirmou que deverá construir a CE-66 que liga Quixeramobim à Madalena, inclusive a obra será licitada nesta terça feira, 27, estando avaliada em pouco mais de R$ 35.490.000.00.

Reforma do Romeirão

O secretário de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte, Aurélio Matias, em entrevista hoje na Rádio Tempo FM, falou sobre as obras de reforma do Estádio Municipal Mauro Sampaio, O Romeirão. De acordo com Aurélio Matias, as reformas chegam a R$ 500 mil e a construtora responsável deve entregar os trabalhos concluídos até a próxima sexta-feira, 30. O secretário informou que em 40 anos de existência, essa é a primeira grande reforma feita no estádio. “Reforçamos toda a infra-estrutura, o estádio está seguro, a torcida pode ir lá, pular, torcer pelo seu time”, afirmou.

Espaço Zen

Proposta de plebiscito que muda nome de Juazeiro do Norte continua tramitando na Assembleia

O projeto de Decreto Legislativo 03/2010, que propõe esta consulta popular, de autoria do deputado estadual Professor Teodoro, encontra-se atualmente sendo examinado pela procuradoria da Assembleia Legislativa, após ser aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, devendo seguir para análise em outras comissões, para finalmente ser levado à votação em plenário.

A intenção do Parlamentar é realizar duas Audiências Públicas, uma em Fortaleza e outra em Juazeiro do Norte, para mobilizar a comunidade e dar espaço para a manifestação das pessoas.

Entretanto, para corroborar a idéia inicial do Parlamentar, o vereador José Nivaldo Cabral de Moura (DEM) deu entrada com um Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Juazeiro do Norte, em seu artigo 32, inciso 26, possibilitando consulta popular sobre o tema em questão junto à população.

Em ritmo de adesão crescente, a proposta de mudança de nome já ganhou o apoio de músicos como Nando Cordel e Luiz Fidélis, que se propuseram a compor jingles e música para animar os eventos que antecederão esta possível consulta popular.

Também a elite econômica norte juazeirense está aderindo em peso a esta proposta, pois segundo o empresário Tadeu Alencar, um dos incentivadores desta mudança, ressalta que a inclusão do nome do Padre Cícero ao nome da cidade reforçaria ainda mais o turismo religioso de Juazeiro do Norte.

A artista plástica Assunção Gonçalves, defensora desta mudança, diz que: “A mudança de nome da cidade seria uma homenagem justa ao maior dos juazeirenses”.

Estima-se que este plebiscito correria até as eleições de outubro de 2010, ou então no dia 24 de março de 2011, dia do aniversário do Padre Cícero e ano do centenário do município.

Esta iniciativa, a da realização de consulta popular para a troca de nome da cidade, entretanto, já foi precedida de duas outras, uma de autoria do então deputado estadual Giovani Sampaio, em 2001, e no âmbito municipal, o vereador João Barbosa, em 1982, propunha a mudança do nome de Juazeiro do Norte, mas ambas não frutificaram.

Com mais de 300 mil habitantes, Juazeiro do Norte recebe anualmente mais de dois milhões de fiéis e turistas, principalmente oriundos do Nordeste, atraídos pela mística do Padre Cícero Romão Batista, e pelo turismo religioso, transformando esta cidade do Cariri no segundo maior centro de peregrinação do Brasil, superada somente pela devoção a Nossa Senhora de Aparecida, no Estado de São Paulo.


fonte: assessoria deputado professor Teodoro

Obras de recuperação do Hospital São Lucas

Continuam as obras de recuperação e ampliação da Maternidade do Hospital São Lucas, com investimentos de mais de R$ 50 mil. Para se evitar maiores transtornos, transferiu-se provisoriamente a maternidade do primeiro andar para o térreo. O Prefeito Dr. Santana visitou o Hospital São Lucas na tarde da última sexta-feira, 24, quando verificou o andamento das obras.

A diretora administrativa do São Lucas, Maria Aparecida Tavares de Macedo, lembra que os serviços não perderão efeito de continuidade. “A obra é necessária e os transtornos de agora serão recompensados com a conclusão da reforma e melhoria na qualidade dos nossos serviços, principalmente na humanização do parto que é uma orientação e determinação do nosso prefeito, Dr. Santana”, destacou.

Semeando e Resgatando Identidade Cultural

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEASC) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará aprovou mais um projeto direcionado aos idosos de nossa cidade. "Semeando e Resgatando Identidade Cultural" é um projeto baseado no Estatuto do Idoso que destaca o direito à educação, cultura, esporte, lazer e diversão. De acordo com o prefeito Dr. Santana, o projeto realizará atividades culturais que potencializem as pessoas idosas promovendo a socialização, fortalecimento de vínculos sociais e resgate de identidade cultural. O projeto atenderá de início, 90 idosos em situação de vulnerabilidade social, usuários do Centro de Referência de assistência Social (CRAS) do bairro Timbaúbas, com cursos de dança, teatro e coral.

Conferência de Meio Ambiente em Juazeiro do Norte

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) de Juazeiro do Norte realizará Conferência Municipal do Meio Ambiente, no dia 5 de maio, na Faculdade Leão Sampaio – Campus Juazeiro do Norte. A conferência tem como público alvo vereadores, associações comunitárias, representantes de empresas, sindicatos, universidades e ONGs. A conferência tratará de temas que envolvem o desenvolvimento sustentável, educação, políticas públicas, práticas tecnológicas e negócios. O evento será coordenado pelo secretário de Meio Ambiente e presidente da conferência, Antonio de Pádua e por Andréia Couto Feitosa, diretora de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da SEMASP.

sábado, 24 de abril de 2010

TVs e Copa do Mundo

Motivado pela Copa do Mundo, o crescimento acima do previsto nas vendas de televisores no primeiro trimestre deste ano provocou atraso na produção de TVs de LCD e plasma e nas entregas de mercadorias para as lojas em até 20 dias. Os fabricantes, que previam vender no primeiro trimestre deste ano 10% mais do que em igual período de 2009, foram surpreendidos por uma expansão de demanda de 30%. Com isso, há atrasos de até 20 dias na produção e na distribuição de TVs para o comércio, segundo informa o Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos e Eletrônicos de Manaus.

Blitz em Juazeiro contra trabalho infantil

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEASC) realiza neste sábado, 24, blitz educativa nos principais semáforos da cidade, objetivando a retirada das crianças dos pontos de sinais. A blitz acontecerá em parceria com a Polícia Militar, Promotoria Pública, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Conselho Tutelar e o Juizado da Infância. A concentração acontece às 9 horas, no prédio do Conselho Tutelar, localizado próximo ao Colégio Moreira Souza, na Rua do Cruzeiro. A primeira blitz acontece no semáforo ao lado do Cariri Shopping. Em seguida, a comitiva irá para o semáforo da Avenida Castelo Branco com Avenida Ailton Gomes, no Bairro Pirajá. Acontecerão blitz ainda no semáforo da Rádio Tempo FM, no semáforo no Mercado Senhora Santana (na Rua São Pedro) e na Praça Padre Cícero.

Vacinação contra Influenza A H1N1

A Prefeitura de Juazeiro do Norte dá continuidade á vacinação contra a Influenza A H1N1. Neste sábado, seguindo orientação do Ministério da Saúde as pessoas podem se deslocar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Franciscanos e aos hospitais Tasso Jereissati e Maria Amélia. A vacinação contra a Influenza A H1N1 abrange crianças de 6 meses a 2 anos, adultos de 20 a 29 anos, pessoas com doenças crônicas e gestantes. A Secretaria de Saúde de Juazeiro alerta que todas as pessoas dessas faixas devem se deslocar aos locais de vacinação.

O Governo do Estado inaugura neste sábado (24), mais três delegacias no Interior.

Mauriti, Milagres e Missão Velha, municípios da região do Cariri, passam a contar com novas unidades da Polícia Civil. Com estas inaugurações, chega a 14 o número de novas delegacias entregues na atual gestão. As solenidades contarão com as presenças do governador Cid Gomes, do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro. A programação terá início às 17 horas, com o evento de Mauriti. Em seguida, às 18 horas, acontece a solenidade de Milagres e, às 19 horas, será a vez de Missão Velha.

O projeto de interiorização da Polícia Civil prevê a construção de 50 novas delegacias até o fim deste ano. As prioridades são aqueles municípios que não contam com a estrutura de uma unidade da polícia judiciária. A delegacia regional de Brejo Santo, por exemplo, que atende a nove municípios da região - inclusive os três que ganharão novas delegacias no sábado - não contava com nenhuma delegacia de polícia em funcionamento na sua circunscrição. Com a iniciativa do Governo Estadual, aquela regional passa a contar com três unidades da polícia judiciária em atividade na sua área de atuação.

As novas delegacias serão entregues à população totalmente equipadas, contando com mobiliário moderno e funcional, além de equipamentos como microcomputadores, rádios portáteis e circuito fechado de tv. Também são entregues dois veículos tipo Hilux, modelo SRV, sendo um para a Polícia Civil e outro para a Polícia Militar, que passa a funcionar em local anexo à delegacia. Entre obras, aparelhamento e viaturas, os investimentos nas delegacias de Mauriti, Milagres e Missão Velha totalizaram o valor de R$ 2.567.310,20 (dois milhões, quinhentos e sessenta e sete mil e vinte centavos).

Pró-Cidadania chega a mais 14 municípios do Interior

Iniciado em 2009 com o objetivo de dar mais estrutura de segurança pública nos municípios que não contam com o Ronda do Quarteirão (menos de 50 mil habitantes), o Programa de Proteção à Cidadania - Pró-Cidadania - chega nesse sábado (24), a mais 14 municípios localizados na região Centro-Sul do Estado. Ao todo serão 228 agentes de cidadania em ação naquela região. A solenidade de lançamento acontece em Missão Velha, a partir das 19h30min, em frente à delegacia, no Centro da cidade, contando com as presenças do governador Cid Gomes e do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro.As novas turmas do Pró-Cidadania serão distribuídas nos seguintes municípios, com respectivos quantitativos de agentes: Aurora (30 agentes), Penaforte (10), Missão Velha (20), Farias Brito (16), Nova Olinda (16), Santana do Cariri (12), Assaré (30), Antonina do Norte (10), Potengi (12), Araripe (12), Altaneira (14), Tarrafas (08) e Aiuaba (12) e Jardim(26).

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Semace cria sedes no Interior e convoca 62 fiscais ambientais

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está ampliando a sua fiscalização para o Interior. Uma sede do órgão será construída para cuidar especificamente da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca, localizada entre as cidades de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, a cerca de 290 quilômetros de Fortaleza.

O Ceará tem 23 unidades de conservação, como a Lagoa de Jijoca. Há áreas de proteção integral, em que não é permitida nenhuma atividade, ou de uso sustentável. A superintendente da Semace, Lúcia Teixeira, explica que a fiscalização hoje precisa ser mais presente. Um dos pontos principais é evitar construções irregulares. Existem locais, por exemplo, onde é autorizado somente o turismo comunitário, em vez da edificação de hotéis.

Expansão no Interior

A instalação de uma sede em Jericoacoara não é o único meio de expansão da Semace para o Interior. O órgão também está licitando a construção de uma unidade em Ipu, a 294 quilômetros de Fortaleza. Está prevista ainda uma sede em Crato, no Cariri, para cuidar do Sítio Fundão. E Lúcia Teixeira espera ainda o Governo do Estado ceder ao órgão um prédio de sua propriedade em Quixadá, no Sertão Central, para a instalação de uma sede. A unidade pretendida cuidaria do chamado Monumento Natural dos Monólitos, também uma APA.

A ideia da superintendência é fixar uma sede sua em cada uma das unidades de conservação do Ceará. Outra preocupação da Semace é com o bioma Caatinga, uma vez que há constantes desmatamentos e queimadas - uma das práticas de preparo do solo para a agricultura.

fonte: jornal O Povo

Casal é encontrado morto dentro de veículo em Juazeiro do Norte

Um casal foi encontrado morto, na noite desta quinta-feira, 22, dentro de um veículo modelo Gol, em uma estrada carroçável no município de Juazeiro do Norte, no Cariri. Segundo a Polícia, as vítimas foram mortas a tiros. O homem foi identificado como Adriano Moura Pinheiro, de 29 anos. A Polícia ainda não tem pistas dos autores do crime e nem da identidade da mulher encontrada morta.

Redação O POVO Online com informações do repórter Landry Pedrosa

Criança morre e 31 passageiros ficam feridos em acidente com ônibus

Uma criança de oito anos morreu e 31 passageiros ficaram feridos em um acidente envolvendo um ônibus de turismo que seguia do município de Juazeiro, na Bahia, para Fortaleza, na madrugada desta sexta-feira, 23.

O acidente ocorreu no quilômetro 17 da CE-386, próximo aos municípios de Farias Brito e Dom Quintino, na Região do Cariri.

Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o ônibus seguia com 46 passageiros e tombou por volta das 2h30min ao tentar fazer uma curva na rodovia.

Os 31 passageiros que ficaram feridos foram encaminhados ao Hospital São Francisco, no município do Crato. Pelo menos três pessoas estão em estado grave. A vítima fatal foi identificada como Henrique do Carmo.

Redação O POVO Online

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS JURÍDICOS DA URCA ACONTECE DE 5 A 7 DE MAIO

A Universidade Regional do Cariri – URCA, através do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA, do Departamento, da Coordenação do Curso de Direito e, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais – GEPEDH vêm convidar a comunidade acadêmica para participar do I Seminário de Estudos Jurídicos da URCA – I SEJURCA. O evento acontecerá no período de 05 a 07 de maio de 2010, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva (Cine Teatro Moderno), localizado à Rua José de Alencar (Calçadão) – Centro, e no Campus São Miguel – Curso de Direito, na cidade de Crato (CE).

O Seminário propõe por meio da temática “Direito e Cidadania”, uma discussão da prática e aplicabilidade dos meios objetivos da democracia participativa, como instrumento para a garantia da cidadania. Palestras com ilustres personalidades do cenário jurídico brasileiro, bem como oficinas que perpassam desde a leitura de clássicos, educação ambiental, projetos sociais, até cinema e teatro do Oprimido acontecem durante o evento.Inscrições e demais informações disponíveis no site: www.direitourca.com.br/sejurca.

DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde informa que o dia 8 de maio será o dia D de vacinação contra a gripe. A secretaria informa que os idosos a partir de 60 anos devem procurar os postos de saúde para tomar a vacina. Informa ainda que a vacina não tem contra-indicação e beneficia a todos. A campanha é desenvolvida em todo o Brasil e conta com adesão de Juazeiro.

PREFEITURA CONTINUA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA A H1N1

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde informa que já foram vacinados em nossa cidade, 37 mil pessoas contra a Influenza A H1N1. A vacinação começou no dia 8 de março e prossegue esta semana. O Setor de Imunização da Secretaria de Saúde orienta que crianças de 6 meses a dois anos, gestantes, adultos de 20 a 29 anos e pessoas com doenças crônicas procurem os postos de Saúde nesta terça-feira, 23, para tomarem a vacina. No caso das gestantes é imprescindível que todas se vacinem, pois nos exames feitos pelo Ministério da Saúde as gestantes são constantemente acometidas pelo vírus da Influenza A H1N1.

JUAZEIRO VAI GANHAR PRAÇA DA JUVENTUDE

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Esporte e Juventude está elaborando o projeto para construção da praça da Juventude. Com recursos no valor de R$ 1,6 milhão a Praça da Juventude será construída com 7 mil metros quadrados, com campo de futebol society, quadra de vôlei de praia, quadra poliesportiva completa, pista de caminhada, teatro de arena, pista de skate, centro de convivência, pista para salto, área de exercício e totem. O espaço ficará aberto ao público e a área de construção será no Bairro Novo Juazeiro. O terreno será doado pela Prefeitura e a construção em parceria com o Governo Federal. O prefeito Dr. Santana participou de reunião com o secretário de Esporte e Juventude, Aurélio Matias, e aprovou o projeto, fazendo algumas sugestões. A Praça da Juventude coloca em prática a visão de democratização do esporte e do lazer como direito do cidadão.

Metrô do Cariri: 15 mil passageiros na primeira semana de simulação

A primeira semana da simulação da operação comercial plena do Metrô do Cariri teve um saldo positivo. De segunda (12) até sexta-feira (16), foram transportados 15.657 passageiros. A simulação se estenderá até esta sexta-feira (23). Durante a operação, o trem está circulando, entre as estações do Crato, São José (Cruzamento), Teatro e Juazeiro do Norte, com exceção dos sábados e domingos, das 6 horas às 22h30min. Não há cobrança de tarifa.

A simulação serve para se aferir a confiabilidade dos trens, o fluxo de pessoas e o consumo de combustíveis. Segundo o gerente de Controle e Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Antonio Chalita de Figueiredo, a demanda da população só vem aumentando, principalmente durante a noite. Só na última sexta feira (16), foram transportadas 4.994 pessoas. "Famílias inteiras, crianças e jovens estão vindo passear no trem", relata.

A operação está sendo realizada com dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), simultâneos nos horários de pico. Para os horários intermediários, com fluxo de passageiros reduzido, está sendo disponibilizada uma composição. Na semana do dia 26, o horário de circulação será normalizado conforme a operação assistida, sendo das 8 horas ao meio-dia, de segunda a sexta-feira.

Em funcionamento desde dezembro de 2009, o Metrô do Cariri atende a população dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte. O investimento do Governo do Estado totalizou cerca de R$ 25 milhões. Com a inauguração do Metrô, a administração estadual cumpre o compromisso de requalificar o transporte ferroviário no Ceará. A produção dos trens para o Metrô do Cariri é feita por uma empresa de Barbalha - a Bom Sinal - e revitalizou a indústria do setor no Brasil.

Rodovia CE-386 será inaugurada nesta sexta-feira (23)

Os moradores e visitantes dos municípios de Barbalha, Crato, Jardim e distritos de Arajara e Caldas, no Cariri, já podem contar com um um trecho rodoviário em excelentes condições de tráfego. É que a pavimentação da rodovia CE-386, trecho que liga os distritos de Arajara e Caldas será inaugurado nesta sexta-feira, 23, em Barbalha, às 19 horas, pelo governador Cid Gomes.

Os 11,0 km de rodovia receberam serviços preliminares, terraplenagem, drenagem, novo pavimento, sinalizações horizontal e vertical, obras d'arte correntes, revestimento em concreto betuminoso usinado a quente e proteção ambiental. Para isso, foram investidos R$ 3.759.429,79, oriundos do Tesouro do Estado.

A obra, além de beneficiar os motoristas e passageiros que trafegam pelo trecho, no quesito segurança viária, facilitará o escoamento de produção na região. A fiscalização da obra foi responsabilidade do DER. Participarão da solenidade de inauguração o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele e o superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Quintino Vieira, além de outras autoridades locais.

Novas Escolas Profissionais são autorizadas no Cariri

O governador Cid Gomes e a secretária da Educação, Izolda Cela, vão autorizar nesta sexta-feira, 23 e no sábado, 24, a construção das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) nos municípios de Crato e Jardim, respectivamente. Localizados na região do Cariri, os empreendimentos contarão com recursos da ordem de R$ 11,1 milhões.

Na cidade de Crato, a solenidade terá início às 20 horas. Esta será a segunda unidade de ensino técnico da região, que já dispõe da Escola Profissional Vigílio Távora, no bairro Seminário, responsável pelo atendimento de 365 alunos dos cursos de Enfermagem e Informática. A nova EEEP beneficiará mais alunos com o Ensino Médio integrado à Educação Profissional. Serão investidos R$ 5,5 milhões.

No sábado, 24, às 9h30min será assinada a ordem de serviço para a construção da EEEP de Jardim. O valor da obra é de R$ 5,6 milhões. Os alunos da região já contam com duas escolas de Ensino Médio. De acordo com a orientadora da 19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) de Juazeiro do Norte, Edna Belém, a Escola Profissional representa um grande passo para o município. “Esta iniciativa tornará os jovens melhor preparados para entrarem no mercado de trabalho”, afirma.

A estrutura de uma Escola de Educação Profissional é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Biologia, Física e Matemática, quadra poliesportiva e demais dependências administrativas. Planejada para garantir espaços adequados, as unidades de ensino possibilitam melhores condições de trabalho aos profissionais da educação e de aprendizagem aos alunos.

As Escolas de Educação Profissional representam o compromisso do Governo do Estado com a educação de qualidade para os jovens cearenses. Em 2008, foram criadas as primeiras 25 escolas de educação profissional. No ano de 2009, mais 26 unidades passaram a funcionar com essa nova sistemática. Neste ano, outras 61 escolas serão abertas, totalizando 112 unidades de educação profissional.

Lula e Cid conferem cronograma de obras da Transnordestina

As obras da ferrovia Transnordestina no trecho que liga Missão Velha (CE) ao Porto do Pecém começarão no próximo mês de julho. Esta foi a definição da reunião realizada nesta quinta-feira (22), em Brasília, do governador Cid Gomes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos; e do Piauí, Wilson Martins, com o presidente da Transnordestina Logística, Tufi Daher, com o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, e com empresários resposáveis pelas obras.

"As obras estão andando. No trecho entre Salgueiro (PE) e o Piauí, entre Salgueiro e o Porto do Suape (PE) e entre Salgueiro e Missão Velha, no Ceará, os trabalhos estão indo bem. Nesta reunião ficou definido que em julho já começarão os trabalhos entre Missão Velha e o Porto do Pecém", afirmou o governador Cid Gomes. "A previsão de conclusão de toda a Transnordestina é 2012", disse.

A Transnordestina é uma ferrovia que ligará os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins. O objetivo é elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma moderna logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte. A ferrovia terá 1.728 quilômetros de extensão. No trecho mais adiantado, que liga o município de Missão Velha (CE) a Salgueiro (PE), de 96 quilômetros, os trilhos da ferrovia já estão sendo colocados.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

DENGUE: ALERTA AOS PAIS

Um dado do Ministério da Saúde alerta os pais: crianças estão mais vulneravéis à dengue. Pesquisa revela que 25% dos casos no país afetam crianças de até 15 anos.
Na proporção que a epidemia permanece em uma região, a tendência é que as crianças sejam mais atingidas. Segundo o médico Anastácio Queiroz, "As medidas de controle são bem conhecidas e depende muito da população, agora é importante que as pessoas que adoeçam possam ter um bom atendimento." disse.


fonte: DN

GEOPARK ARARIPE PROMOVE CAPACITAÇÃO

Trazer professores e gestores municipais como parceiros diretos na divulgação e conservação dos geosítios caririenses. Esse é o objetivo dos cursos em realização durante essa semana, no auditório da Secretaria de Educação na cidade de Barbalha, a primeira a receber a atividade que faz parte de um programa de ações imediatas planejadas pelo Geopark Araripe a serem promovidas até agosto deste ano.

Contando com o apoio das prefeituras dos municípios abrangidos pelo Geopark (Crato, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri, Nova Olinda, Missão Velha, além de Barbalha), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e Sebrae, o plano de estratégias inclui, ainda, palestras para o público em geral e participação em feiras e eventos desses locais.

A programação em Barbalha foi dividida em dois momentos: segunda e terça-feira (19 e 20 de abril) nos horários da manhã e tarde, para professores; quinta e sexta-feira (22 e 23 de abril), tarde e noite, para gestores. Na pauta, os temas Legislação e GestãoAmbiental, Política Nacional de Turismo e Geopark como Educação e Desenvolvimento Sustentável, ministrados por professores e profissionais das áreas de pedagogia, turismo, geologia, direito e economia. O encerramento acontecerá na manhã de sábado, dia 24, com visita ao geosítio Riacho do Meio.

CPT AVALIA QUE "EFEITO GILMAR MENDES" AGUÇOU CONFLITOS NO CAMPO

Declarações do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) deram suporte ao alto número de despejos e também ao aumento das prisões, segundo Antônio Canuto, secretário da coordenação da Comissão Pastoral da Terra. O número de torturados em decorrência de conflito agrários aumentou de 6, em 2008, para 71, em 2009. Os dados são da 25ª edição do relatório Conflitos no Campo Brasil 2009, lançado quinta-feira passada (15) pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). A maioria absoluta dos casos de tortura (64) se deu no Rio Grande do Sul, mais precisamente em 21 embates na área rural do estado governado por Yeda Crusius (PSDB). os conflitos no campo, que vinham se reduzindo nos últimos anos, voltaram a crescer no ano passado. Em números, os casos aumentaram de 1.170, em 2008, para 1.184, em 2009. Em média, foram registrados mais de três conflitos por dia no Brasil, de acordo com a CPT. A Região Norte concentrou o maior número de ocorrências (457 conflitos) e de assassinatos no campo (12 dos 25 em todo o Brasil, ou 52% do total). Destes, 22% (8) ocorreram no Pará e 11% (4) no Mato Grosso. Do conjunto de terras em disputa, 96% (14,5 milhões de hectares) se encontram na Amazônia Legal (Região Norte, Mato Grosso e Maranhão). Foram somados 622 conflitos (dos 1.184 no país todo) e 17 assassinatos (68% dos 25) nesta mesma imensa área. A maioria absoluta das ameaças de morte - 119 (83%) de 143 - ocorreu na Amazônia Legal.

fonte: CPT

CURSO DE ENFERMAGEM DA URCA INAUGURA BIBLIOTECA NO HOSPITAL DIA DO CARIRI

O Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Grupo de Extensão: Tecnologias em Saúde Mental, coordenado pela Professora Mestre Cleide Correia de Oliveira inaugura, amanhã, dia 23, às 10 horas, a Biblioteca do Hospital Dia do Cariri – CE, que receberá o nome do Professor Lourival Luciano Filho. O projeto é uma iniciativa dos alunos de Enfermagem, da Universidade Regional do Cariri do semestre 2009.2, membros do grupo de extensão em parceria com a direção do Hospital. O Projeto tem o objetivo Proporcionar um campo de reflexão e prática em saúde mental, visando o desenvolvimento de experiências de metodologias, contribuindo para a melhoria da qualidade da intervenção da enfermagem no campo da saúde mental. A perspectiva é o aprofundamento técnico, científico e político das estratégias em saúde mental voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de sofrimento psíquico.

DR. SANTANA SE REÚNE COM DIRIGENTES DA CUFA CARIRI

O prefeito Dr. Santana reuniu-se com a CUFA/Cariri (Central Única das Favelas) em seu gabinete, hoje, na hora do almoço. Na pauta o apoio da prefeitura na execução de projetos da central em Juazeiro do Norte, nas áreas de cultura, esporte e saúde. Na quarta-feira, 21, mesmo sendo feriado, o prefeito manteve um primeiro contato com os representantes da CUFA. Já hoje, discutiram a implantação de projetos como basquete de rua, cultura hip hop e a campanha de prevenção ao crack. A CUFA/Cariri, que atende aproximadamente 100 jovens, em diversos pólos da cidade, tem sede no bairro Mutirão e se mantém com recursos próprios ou oriundos de doações.No encontro com o prefeito, presentes os coordenadores Saulo José de Alencar Almeida, Mayta Raquel Tavares de Moraes, Cícera dos Santos e o articulador nacional da CUFA Preto Zé.

CARIRI SHOPPING FARÁ SEMANA DA MODA

O Cariri Shopping promoverá de 28 a 30 deste mês, o Abril Shopping Fashion, apresentando novidades e tendências para a coleção Outono/Inverno 2010. Os desfiles acontecerão na Praça de Eventos, a partir das 19 horas, com as participações de 15 empresas que possuem lojas no Cariri Shopping: Scarpiera, Ferrovia, Via Direta, Dona Rosa, Vogue, Contempo, Ótica Santa Isabel, Arqueria, Pura Intimidade, Pétala, Bunny’s, Skyler, Sagian, L’argent e Handara. Segundo a gerente de marketing, Alessandra Lourenço, no dia 28, na abertura do Abril Shopping Fashion, estará presente o ator Márcio Kieling. Gaúcho, de 32 anos de idade, Márcio Kieling ganhou notoriedade nacional, após interpretar o personagem “Perereca” no seriado malhação da Rede Globo e mais recentemente fez o Zezé Di Camargo adulto, no filme 2 Filhos de Francisco. Atualmente integra o elenco da minissérie “A História de Ester” da Rede Record.O Abril Shopping Fashion apresentará durante 3 dias o que há de mais novo no mundo da moda à população da região, quando as principais grifes nacionais estarão em destaque através dos desfiles das Lojas do Cariri Shopping.

II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA ACONTECE EM CAUCAIA

A II Conferência Estadual de Economia Solidária será realizada nos próximos dias 28, 29 e 30 de abril, no município de Caucaia, na região metropolitana da capital, Fortaleza. A estimativa é que o evento reúna 400 participantes. O tema da conferência é "O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado na propriedade coletiva, na cooperação e autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento". O evento é etapa preparatória para a Conferência Nacional, que acontecerá de 16 a 18 de junho, em Brasília

Cidade de Barbalha recebe prova de Mountain Bike

A Federação Cearense de Ciclismo e Grupo Eco Biker,s realizam neste fim de semana, 23 a 25 de abril, a Copa Nordeste de Mountain Bike 2010 no Sítio Pinheiros na cidade de Barbalha. A promoção é da Oficina Esporte & Aventura e Cia da Aventura com apoio da Prefeitura da Cidade de Barbalha, através da Secretaria de Esporte e Juventude, Governo do Estado do Ceará e Geopark Araripe.

A prova, que conta pontos pelo ranking nacional de mountain bike, terá competição em diversas categorias (master, juvenil, infanto-juvenil e júnior) e trará ao Cariri os melhores atletas nesse esporte do Nordeste, além de diversos outros estados do Brasil como Minas Gerais e Mato Grosso. Além disso, o evento proporcionará ao público exposição fotográfica, exibições de vídeos e show de encerramento com a banda de hard rock Holy Wood, programado para o final da manhã do domingo.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Notinhas sobre o Cariri

FETRAECE
Aconteceu na última sexta-feira, em Crato, reunião do Coletivo de Jovens e Mulheres da Fetraece, na sede regional da entidade. A reunião discutiu vários temas, e, principalmente, o acesso das mulheres camponesas aos programas dos governos Estadual e Federal. A Federação dos Trabalhadores da Agricultura, através do Coletivo de Mulheres empreende luta para defesa de direitos das mulheres no campo. A coordenadora é Francisca Franci.

MAURITI
O município de Mauriti sedia, em 30 de abril, o Dia da Agricultura Familiar. O evento tem como objetivo discutir políticas públicas para o setor, capacitando produtores e, ao mesmo tempo, entregar equipamentos, títulos de propriedade e veículos a centenas de agricultores. A organização é do Território da Cidadania do Cariri e estima participantes de 28 municípios da região.

WALLMART
A Wallmart Brasil vai se instalar em Juazeiro do Norte, no Bairro São José. Uma das mais importantes empresas do setor varejista, fortalece o crescimento da cidade. Esta semana, o empresário José Roberto Celestino, vice-prefeito de Juazeiro, recebeu uma visita de dirigentes da empresa e discutiu projetos da Wallmart para o Cariri.

PREVIDÊNCIA SOCIAL
Quando o Ministro da Previdência Social, José Pimentel lançou em dezembro último, na sede da Fetraece, o cadastro dos segurados especiais e a declaração anual de comprovação de atividade rural. Foi um convênio firmado entre a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Fetraece. O Objetivo é cadastrar todos os trabalhadores e trabalhadoras no regime da previdência social. Na Fetraece a secretaria de políticas sociais, que tem à frente a sindicalista Cícera Vieira Costa, toca a questão previdenciária e pede a participação de todos os sindicatos de trabalhadores rurais do Ceará.

GEOPARK ARARIPE
O Geopark Araripe e Sebrae/Ce promovem, nos dias 19 e 20 de abril, Oficina de Roteirização Turística. A iniciativa é fruto do Projeto de Desenvolvimento do Geoturismo na Região do Cariri elaborado em parceria entre as instituições já citadas com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria das Ciências e Tecnologia e Universidade Regional do Cariri, que sediará o evento. O projeto pretende trabalhar junto às secretarias de turismo e cultura dos municípios abrangidos pelo Geopark, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Santana do Cariri e Nova Olinda, além da cidade de Assaré & berço do poeta Patativa, buscando o desenvolvimento responsável do turismo comercial desses locais. A oficina acontece no Campus do Pimenta, na URCA, em Crato.

SANTANA DO CARIRI
A produção de abacaxi de Santana continua surpreendendo e o setor é um dos mais fortes de nossa região. Santana do Cariri se recupera pois já foi um dos maiores produtores de abacaxi do Ceará.

PALESTRA
O ex-secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, proferiu palestra na última sexta-feira, para trabalhadores e trabalhadoras rurais. Na pauta, as políticas sobre a agricultura familiar e a política regional.

NOVA OLINDA
Os moradores de Nova Olinda e Santana do Cariri comemoram a reforma da estrada que liga esses dois municípios pelo Governo do Estado. A estrada estava deteriorada e as comunidades vinham reclamando muito do Governo essa obra.


CURTAS

> O Mercado do Peixe, em Juazeiro , espaço popular onde se comercializa peixes para toda a cidade, recebendo semanalmente milhares de pessoas.

> Técnicos da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (ADACE) visitando Juazeiro para analisar áreas disponíveis para implantar na terra de Padre Cícero um polo ferroviário.

> A X Exproaf acontece em Crato de 3 a 6 de junho, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti.

> Expocrato com tudo em cima. Lançamento da exposição acontece com festa.

> Empresário Márcio Bilhar, retornando ao Crato, para discutir variados assuntos com amigos.

> Dilma não veio a Juazeiro, mas dirigentes petistas dizem que em maio ela estará na terra de Padre Cícero.

Coluna Cariri de ontem, domingo, publicada no jornal O Povo.

Mais concursos para professor no Campus Cariri




A Universidade Federal do Ceará receberá inscrições para professor do seu campus no Cariri, nas modalidades de professor adjunto, assistente e auxiliar, ofertando, no total, 10 vagas, todas com regime de 40 horas semanais de trabalho. As inscrições devem ser feitas no período de 19 de abril a 18 de maio. Podem concorrer aos postos de professor adjunto, assistente e auxiliar candidatos portadores do título de doutor, mestre e graduado, respectivamente.

A inscrição deve ser feita de forma presencial ou por procuração, na Secretaria do Campus do Cariri (Rua Tenente Raimundo Rocha, s/n – Bairro Universitário – Juazeiro do Norte – CEP 63040-360) nos dias úteis (de 8h às 11h e de 14h às 17h) ou ainda por Sedex, postado até 24 horas antes da data-limite da inscrição. Os setores de estudo com vagas são os seguintes:

Professor Adjunto: Química de Polímeros; Propriedades e Processamentos de Ma-teriais Cerâmicos Avançados; Propriedades e Processamentos de Materiais Cerâmicos e Materiais da Indústria da Construção Civil; Processamento de Materiais Metálicos;

Professor Assistente: Comunicação e Cultura; Jornalismo Digital; Representação Gráfica; Pedagogia e Música;

Professor Auxiliar: Ensino e Prática de Instrumentos de Cordas Friccionadas: Vio-loncelo/Contrabaixo; Ensino e Prática de Instrumentos de Sopro: Metais.

No site www.srh.ufc.br/editais.htm o interessado encontra os editais n° 92/2010, 93/2010 e 94/2010, que regem os concursos para professor adjunto, assistente e auxiliar, respectivamente.

MPE investiga informativo da casa legislativa

O Ministério Público Eleitoral baixou portaria solicitando explicações à Assembléia Legislativa do Estado do Ceará sobre o informativo AL Notícias, com tiragem mensal de 200 mil exemplares, que se prestaria a informar as atividades parlamentares. O informativo contém fotos e imagens dos deputados estaduais citados nas matérias, com destaque para o Presidente da Assembléia, o que pode caracterizar promoção pessoal.

Os jornais de maior circulação no Estado do Ceará, a título de exemplo,circulam diariamente com uma tiragem de 20 a 45 mil exemplares, a depender do dia da semana.

A Procuradoria Eleitoral quer saber a tiragem mensal de todas as trinta e cinco edições do informativo, quem é o público alvo da publicação por município e, ainda, os valores pagos pelo Poder Legislativo à gráfica responsável por sua edição.

Os dados requisitados se prestam a investigar tanto eventual propaganda política antecipada quando a ocorrência de conduta vedada pela legislação eleitoral, mediante o uso indevido da máquina do Poder Legislativo para fins eleitorais.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Ceará
Tel: (085) 3266 7457
ascom@prce.mpf.gov.br

Professor Jaime Alencar será homenageado ocm nome de escola

A Assembleia Legislativa aprovou em sessão plenária, projeto de lei do deputado Artur Bruno (PT) que denomina Professor Jaime Alencar de Oliveira, escola estadual de ensino profissional. Segundo o parlamentar, a iniciativa é uma homenagem ao educador e sindicalista, que teve atuação marcante na educação pública do Estado.Por mais de 50 anos, Jaime Alencar lecionou em diversos colégios públicos e privados. Sempre foi um professor preocupado com a melhoria do ensino na rede pública e a luta por uma educação com qualidade fez parte de sua vida.Como líder sindical assumiu a presidência do Sindicato – APEOC, também em obstinada luta em defesa dos professores e servidores da educação. Polêmico e intransigente na argumentação dos direitos e conquistas dos trabalhadores em defesa, somente cedia Jaime Alencar, quando convencido pelos contestadores de que os objetivos da educação com qualidade poderiam ser afetados.

PRONASCI em Juazeiro


Já se encontra a disposição do Governo Municipal - Secretaria de Segurança verba no valor de R$ 448.850,00 (quatrocentos e quarenta e oito mil e oitocentos e cinqüenta reais), destinada ao reaparelhamento da Guarda Civil, fruto do convênio assinado pelo Prefeito Dr. Santana e o Ministério da Justiça através do PRONASCI - Programa Nacional de Segurança com Cidadania no início deste ano em Brasília. Segundo o comandante da GCM Wladimir Carvalho, serão adquiridos após licitação pública o que há de mais moderno em termos de segurança publica: 04 viaturas, 06 motos, 390 tronfas, 40 escudos e capacetes de proteção individual, 390 algemas, 12 capacetes para motociclistas operacionais, 10 computadores, 02 note books, 02 impressoras multifuncional laser, 03 rádios moveis, 40 AHTS, 03 unidades de rádio base e 01 servidor de comunicação.

PMDB em Várzea Alegre

Membros do PMDB do Ceará se reuniram neste sábado em Várzea Alegre no I Encontro Regional do ano. Um dos participantes foi o ex-prefeito de Juazeiro e pré-candidato a deputado federal, Raimundo Macedo. Ele viajou até àquele município acompanhado do Secretário do Desenvolvimento Econômico, Eraldo Oliveira; do seu ex-secretário de Administração, José Ivan Alves, e do suplente de vereador, Bertrand Rocha. O tema principal da reunião foi será a pauta de preparação do partido para as eleições e a construção das propostas de governo juntamente com a população das regiões do Cariri e Centro-Sul. Coube ao presidente do PMDB no Ceará, deputado Eunício Oliveira, mediar a discussão com as lideranças políticas e filiados à legenda. Raimundão foi um dos oradores e falou sobre as ações que vem desenvolvendo à frente do partido no Cariri.

SINDURCA participa de audiênica com MP

O SINDURCA e a ANEL irão participar de audiência conjunta com a Procuradora do Trabalho Andressa Lucena e o Promotor de Justiça Élder Ximenes nesta segunda-feira, 19 de abril, às 17 horas, no endereço do MPT em Juazeiro do Norte, a fim de tratar de questões relacionadas ao TAC -Termo de Ajustamento de Conduta, firmado com a URCA em 2008 para realização de concurso público para professores e servidores efetivos e que até agora vem sendo descumprido pela reitoria Plácido.
Nesse caso, a reitoria vem se comportando de maneira vergonhosa, adotando dupla personalidade: para o Ministério público se faz de vítima, argumentando que desde 2008 vem solicitado ao governo do Estado concurso público para professor efetivo, mas que o governador Cid Gomes não tem autorizado; para comunidade age como cabo eleitoral de Cid e diz que a universidade vem sendo contemplada pelo governo em todos os seus pleitos. Na verdade a única vítima nessa história toda tem sido, mais uma vez, a sociedade, estudantes, professores e funcionários. Lembramos que na UECE o Ministério Público Estadual já solicitou, na Justiça, a imediata suspensão do processo seletivo para a escolha de professores substitutos como forma de forçar o Governo a realizar concurso público para efetivos no ensino superior.
Convocamos a categoria para uma assembléia no primeiro dia do semestre letivo, quando discutiremos com mais detalhes essas e outras questões relacionadas ao concurso para professores efetivos, além de definirmos os rumos do movimento.

Saudações com lutas

SINDURCA - Seção Sindical do ANDES - Sindicato Nacional
CONLUTAS - Coordenação Nacional de Lutas

Artigo: em defesa de uma arte coletiva e ativa

Nos primórdios, antes da propriedade privada, a arte era concebida como construção coletiva e ritualística fazendo parte dos fazeres cotidianos de agrupamentos e comunidades, inexistindo a separação entre a arte e o público, mantendo desta forma uma relação de confluência, fraternidade e de humanização entre as pessoas, tendo em vista o viés inclusivo da vida comunal.

Mas a partir do surgimento da propriedade privada, a arte assume outras feições e passar a ter características de distanciamento entre a produção artística e o grande público ocorrendo também a cisão entre a produção intelectual e manual, consequentemente esse fator é preponderante para fragmentar-la, criando uma arte para o povo e uma arte para as elites.

Ao assumir essa dimensão de classe social na arte, a classe das elites utiliza dos seus instrumentos de dominação para imprimir a ideologia dos seus interesses, que é a de colocar as manifestações e produções populares como inferiores, ingênuas e desprovidas de conteúdo e de forma. Em contraposição a classe dominante coloca a sua produção simbólica como dotada de superioridade. Essas contradições transpiram nas formas de relacionamento das classes sociais com a arte.

No capitalismo existem formas distintas de produção simbólica uma delas vem das tradições coletivas e estão ligadas a vida das camadas populares e na defesa dos seus interesses, a qual podemos denominar de arte social, como sugere a professora Maria Inês Hamann Peixoto, vale destacar para dirimir dúvidas que toda arte é uma produção histórica social, independente de qual classe o artista esteja vinculado, na outra ponta teremos uma produção para atender aos deleites das elites econômicas e no meio a produção em larga escala, produzida nos laboratórios e nas industrias capitalistas para ser destinada a alienação, despolitização e a desumanização das massas.

Com o advento do capitalismo e os resquícios do Idade das Trevas, período medieval, na qual a Igreja Católica Apostólica Romana esteve ditando a produção artística, a arte sofreu sérios prejuízos que refletem até os dias atuais, podemos citar como exemplos a individualização do artista e a sua separação do público e o infeliz discurso de que a arte seria um dom, produção ou manifestação vindas dos céus. A arte é e só pode ser produção e manifestação de mulheres e homens situados num tempo e num espaço. A arte é uma forma de trabalho, ou seja, uma ação consciente que visa manter uma relação entre os seres humanos e a natureza com vista a transformar e resignificar-la.


É preciso reconhecer a necessidade de reencontro da arte com os seus primórdios, considerando as novas contextualizações históricas e sociais. A lógica Aristotélica de conceber a arte enquanto ao algo para ser contemplado não convém às camadas populares, pois cria uma ponte quebrada entre publico e a arte/artista. É necessário aproximar a arte das vivências individuais e coletivas, colocando o público enquanto ser ativo do processo de construção/desconstrução/reconstrução das experiências, produções e manifestações artísticas e estéticas.

A ação coletiva ou a possibilidade de envolvimento do público dentro dos fazeres artísticos e estéticos propiciam uma nova dinâmica de compreensão e de relacionamento com a arte que reconstrói a ponte entre arte e a vida, servindo para passagens das relações de pertencimento, empoderamento, humanização, politização, criação e conhecimento. Quanto mais envolvente, ativa, interativa e colaborativa forem as experimentações no campo simbólico e sensorial, mas a arte assumirá uma dimensão engajada e humana.




Por Alexandre Lucas
Coordenador do Coletivo Camaradas, pedagogo e artista/educador.

Selo Mídia Nordeste

Pesquisadores e estudantes que ainda não se inscreveram para participar do Selo Mídia Nordeste terão mais uma chance. O prazo para a entrega de trabalhos acadêmicos na forma de teses e dissertações e/ou artigos foi prorrogado até 31 de maio de 2010. O Selo, fruto de parceria entre o Instituto de Referência da Imagem e do Som (Iris) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), coordenado pelas jornalistas e professoras Ana Quezado e Elisabete Jaguaribe, tem o objetivo de reunir e publicar trabalhos de pesquisadores sobre a história social da mídia no Nordeste, contribuindo para uma reflexão crítica sobre a experiência social da mídia na região. O Projeto Mídia Nordeste, cujo selo editorial faz parte, prevê também a realização de uma pesquisa da produção acadêmica sobre a história dos meios de comunicação na região, chamada “Cartografia Mídia Nordeste”. São ainda parte do projeto o “Site Mídia Nordeste” e o “Simpósio Mídia Nordeste”, duas esferas de debates que atualizam a reflexão sobre a história da mídia.

Mensagem do professor Fábio Rodrigues - Escola de Artes da URCA

Nós da Escola de Artes (direção, professores, estudantes e funcionários) não iniciaremos o semestre dia 22 de abril e sim no dia 26. Entendemos que no dia 22 e 23 de abril devemos debater a situação atual que enfrentamos na universidade como um todo e, especificamente, na Escola de Artes. Para que possam compreender hoje somos 7 professores efetivos para dois cursos (Teatro e Artes Visuais). No departamento de Artes Visuais somos 3 efetivos e 4 no de Teatro. Além dos efetivos contamos com 3 professores contratados (substitutos?), porém, deveriamos receber mais um contratado que foi aprovado recentemente em concurso. No entanto, até o momento este contrato não foi efetivado. Também, aguardamos a realização de um "novo" concurso para contratação de mais 3 professores, não me refiro ao concurso para efetivo, pois para este perfil necessitamos de aproximadamente 20 novos professores para os dois departamentos e cursos.

Nossa decisão de tratar da questão coletivamente e só iniciar as aulas no dia 26 se justifica ainda pela situação que lhes descrevo a seguir:

1. O Departamento de Artes Visuais iniciará o semestre com uma carência de 9 disciplinas sem professor como podem observar:

I Semestre/Disciplinas sem Professor: História da Arte I (60), Desenho I (60), Pesquisa e Prática Pedagógica em Artes I (105).
II Semestre/Disciplinas sem Professor: História da Arte II (60), Desenho II (60), Pesquisa e Prática Pedagógica em Artes II (105).
III Semestre/Discplinas sem Professor: História da Arte no Brasil e no Ceará (60), Pintura I (60, Pesquisa e Prática Pedagógica em Artes III (105).

2. O Departamento de Teatro iniciará o semestre com uma carência de 3 disciplinas sem professor como podem observar:

I Semestre/Disciplinas sem Professor: Pesquisa e Prática Pedagógica em Artes I (105).
II Semestre/Disciplinas sem Professor: Pesquisa e Prática Pedagógica em Artes II (105).
III Semestre/Disciplinas sem Professor: Pesquisa e Prática Pedagógica em Artes III (105).

É importante acrescentar que desde a abertura dos referidos cursos informamos a universidade que passaríamos por esta situação, no entanto, a cada semestre tem se agravado porque não foi realizado concurso para professor efetivo. Um exemplo do agravamento já é bem sentido pela não oferta da Disciplina Gravura e Projetos Gráficos que se não for resolvido neste semestre a Primeira Turma do Curso de Artes Visuais não poderá concluir o curso no tempo desejado, portanto, tudo indica que um curso de graduação de 4 anos deverá ser integralizado em 4 e meio ou mais...


Nos colocamos a disposição de todos, os convidamos para participarem de nossas reuniões e debates nos dias 22 e 23 e oferecemos nossas instalações para possíveis reuniões conjuntas ou assembléias que se façam necessárias.

Um forte abraço,


Fábio Rodrigues
Diretor da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervasieau
Universidade Regional do Cariri - URCA
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte - NEPEA
Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Campus do Cariri aprova trabalho em evento internacional

Estudantes dos cursos de Administração e de Biblioteconomia do campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri aprovaram trabalhos para o Congresso Internacional da Associação de Estudos Latino-Americanos-LASA 2010, que acontecerá, de 6 a 9 de outubro deste ano, em Toronto, Canadá. Os trabalhos aprovados serão apresentados em duas mesas-redondas organizadas pelos professores Suely Salgueiro Chacon, do Campus da UFC no Cariri, e Francisco Correia de Oliveira, da Universidade de Fortaleza (Unifor).

As mesas propostas pelos professores abordarão os temas Desenvolvimento Regional Sustentável e Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente. Esses temas fazem parte das linhas de pesquisa do Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional do Semiárido – (Leaders), da UFC do Cariri, coordenado pela Profª Suely Chacon.

Integram a equipe que participará do LASA 2010 os alunos Ives Romero Tavares do Nascimento, Sarah Maria da Silva Gonçalves, Francisco Arrais Nascimento, João Paulo Bezerra Nobre, Milanya Ribeiro da Silva, Eva Regina do Nascimento Lopes, Antônia Ivete Alves de Matos e Tamires Maria do Nascimento Santos, do Curso de Administração, e Rosana Pereira Marinho, do Curso de Biblioteconomia. Eles participam do Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração da UFC Cariri e também fazem parte do LEADERS.

Empresários do setor de calçados retornam do Rio Grande do Sul

O balanço geral do resultado dos negócios na feira será apresentado em reunião para toda a cadeia produtiva de Juazeiro do Norte, no início de maio. Na oportunidade já será lançada a FETECC - Feira de Tecnologia e Calçados do Ceará, prevista para setembro. A feira recebe empresas fornecedoras de vários estados brasileiros e os fabricantes locais terão a oportunidade de expor seus produtos. O presidente do Sindindústria, Antônio Mendonça, já antecipou a divulgação da feira junto à empresários e diretores de entidades do setor presentes na FIMEC. "A expectativa é muito boa. Muitos deles garantiram suas presenças, inclusive mostraram-se interessados em mostrar seus produtos na feira cearense", afirma Antonio Mendonça.

Posto de atendimento para Certificação Digital é aberto em Juazeiro do Norte

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis – SESCAP - Ceará, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará - CRC-CE, abriu no último dia 5 de abril mais um posto de atendimento para Certificação Digital na cidade de Juazeiro do Norte. O objetivo é atender com mais agilidade os contabilistas e empresários da região do Cariri. O posto fica na Rua São Pedro, nº 167, Praça Padre Cícero, Centro - Juazeiro do Norte - CEP 63.010-010. A responsável por este posto é a Agente de Registro Cristiane Ferreira e os contatos são através do (88) 3511-9900 ou do cdjuazeiro@sescapce.org.br.

Por que realizar a Certificação Digital?

Não há mais como evitar. A Certificação Digital chegou definitivamente para ficar no ano de 2010, tornando-se obrigatória. Agora empresas e profissionais devem emitir seus certificados digitalmente, facilitando o processo tributário. A exigência, que teve início no mês de janeiro, por parte da Receita Federal, tem o intuito de desburocratizar as obrigações acessórias. A previsão é que sejam emitidos mais de 1,5 milhões de certificados, aumentando em cerca de 400% a busca de empresas e profissionais pela tecnologia. Para quem esteve alheio a todo o processo de implementação da Certificação Digital, trata-se do ateste da identidade de uma pessoa ou instituição na internet por meio de um arquivo eletrônico assinado digitalmente. O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará – SESCAP-Ceará já abriu diversos postos de atendimento para que empresários e profissionais possam não só obter informações como também realizar sua certificação o quanto antes.