sexta-feira, 20 de maio de 2011

CARAVANA INAUGURARÁ 10 BANCOS COMUNITÁRIOS NO CEARÁ

Pioneiro na criação de bancos comunitários no Brasil e líder no ranking de estados que mais possuem estas instituições financeiras baseadas na Economia Solidária no país, o estado do Ceará está prestes a aumentar seu número de bancos comunitários e moedas sociais. Entre os próximos dias 31 de maio e 23 de junho, o Instituto Palmas e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do estado, realizarão uma caravana que vai passar por dez cidades cearenses para inaugurar 10 novos bancos.

Destinados a atender as necessidades de comunidades carentes de serviços bancários, os bancos comunitários também têm a proposta de fortalecer a economia local, já que estimula a utilização das suas moedas sociais no comércio da própria comunidade, como forma de garantir a geração da riqueza para a própria população.

Abrindo a jornada da caravana, no dia 31 deste mês, a cidade de Chorozinho receberá de braços abertos seu "Banco Comunitário Rio Choró", de onde sairá a moeda social ‘Castanha’. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, José Osvaldo Soares Bezerra, a expectativa "melhor, não poderia ser".

Isso porque, com o estímulo da nova economia e do uso da moeda social nos comércios que serão cadastrados, o secretário acredita que a população passará a comprar mais no município gerando riqueza no local. Segundo ele, desde que Chorozinho se tornou independente de Pacajus, de onde era apenas um distrito, a administração local teve que lidar com o problema do enfraquecimento da economia, já que a população passou a ter o hábito de comprar em outras cidades, para onde levam embora seu poder de consumo.

Para explicar como será o funcionamento do novo banco e os benefícios que a instituição trará para consumidores e comerciantes, José Osvaldo disse que será realizado um mutirão no próximo dia 23. Ele acredita que a aceitação será ‘bem positiva’. Enfatizou que os pequenos produtores, assentados e agricultores familiares estão entre os principais beneficiados, já que terão mais espaços e oportunidades em feiras solidárias, por exemplo.

No dia seguinte (1/06), é a vez da cidade de Cascavel receber a caravana. Já em 2 de junho será inaugurado o ‘Pacatubanco’, em Pacatuba. Beraldo dos Santos, responsável pela pasta de Desenvolvimento de Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ressaltou que o nome do banco e da moeda social, ‘Paca’, foram decididos de forma conjunta, como manda a economia solidária.

Ele disse que no momento, a prefeitura e a Associação de Moradores estão fazendo um trabalho preparatório, de sensibilização com a população para que todos saibam como funcionará essa nova economia na cidade. Para ele, essa etapa é importante para fortalecer e aumentar o número de pequenos produtores, que deverão gerar a riqueza local. "O que faz gerar economia em um pequeno município são os pequenos negócios, os pequenos empreendedores", afirmou.

Dando continuidade à inauguração dos novos bancos cearenses, no dia 3, a caravana chega a Caucaia, e no dia seguinte, 4, o município de Acaraú terá seu banco comunitário oficialmente inaugurado.

Após uma parada de dois dias, é a vez de Quixadá assistir, no dia 7 de junho, à inauguração do seu ‘Banco Comunitário Quixadá’, que emitirá a moeda social ‘monólitos’. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social da cidade, Maria Rosilene Buriti Lima, os agricultores familiares, artesãos e setor de confecção, devem ser os grandes beneficiados com a abertura deste banco, já que o intuito é "fortalecer a política de geração de renda e abrir oportunidades para famílias carentes".

No dia 9 a caravana passa por Mauriti, no dia 14 de junho, é a vez de Itaitinga; no dia 16, Itatira terá a abertura do seu banco comunitário e encerrando a viagem, a caravana do movimento de Economia Solidária inaugura o décimo banco em Acarape.
As matérias sobre Finanças Solidárias são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).


Tatiana Félix
Jornalista da Adital


fonte: Site da Adital
www.adital.org.br

Nenhum comentário: