terça-feira, 3 de maio de 2011

JUAZEIRO: PF FAZ OPERAÇÃO CONTRA FALSIFICAÇÕES DE DOCUMENTOS NO FUTEBOL

A Polícia Federal executou na manhã desta terça-feira (3), em Juazeiro do Norte, uma operação para investigar falsificações de documentos envolvendo jogadores de futebol e empresários. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Não houve prisões. Parte dos envolvidos foi ouvida pela PF e liberada em seguida.

A operação, batizada de Peter Pan, encontrou provas de que jogadores usaram documentos falsos para tirar passaporte e jogar no exterior.

Entre os empresários envolvidos na operação Peter Pan está o dirigente Kleber Lavor, ligado ao Guarani de Juazeiro. O time enfrenta o Ceará Sporting Club no próximo domingo (8), decidindo o segundo turno do Campeonato Cearense. Kleber negou qualquer ligação com fraudes e disse a o Diário do Nordeste que, por estar tranquilo, passaria "a tarde dormindo".

O delegado Tarcísio Abreu, da PF em Juazeiro, informou ao Diário do Nordeste Online que foram descobertos pelo menos três jogadores de futebol que usaram certidões de nascimento falsas para tirar documentos, como passaportes. O trio chegou a jogar na Europa. Mais jogadores estão sendo investigados.

As falsificações de documento no futebol são feitas para, principalmente, ajudar na venda de jogador. O atleta beneficiado, chamado vulgarmente de "gato", tem a certidão de nascimento adulterada para ter a idade diminuída e, assim, mais chances de negociação com outros clubes. "Eles acabam se destacando nos clubes jogando com atletas mais jovens", diz o delegado.

fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: