segunda-feira, 30 de maio de 2011

MUNIÇÕES APREENDIDAS

Policiais militares de Ipaumirim, na Região do Cariri, apreenderam, neste fim de semana, cerca de 880 munições de diferentes calibres. O material estava dentro de caixas guardadas em um depósito de um comércio no centro do município.

O proprietário do comércio, João Alves de Freitas, 47, foi autuado por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. O Estatuto do Desarmamento prevê pena de um a três anos de prisão. Como o crime é afiançável, o acusado pagou R$ 1.200 e foi liberado.

Desconhecido

Em depoimento, João Alves contou que, há cerca de 20 dias, um homem desconhecido foi até o comércio e pediu que ele guardasse as caixas. “Ele disse que aceitou porque costuma confiar nas pessoas”, informa Nartan Andrade, delegado plantonista da Delegacia Regional de Icó, que responde pelo município de Ipaumirim.

No último sábado, o comerciante chamou dois policiais militares para verificar o que havia nas caixas. “Ele achou estranho o peso e a demora do homem em pegar o material de volta”, acrescenta o delegado. Nas caixas, havia munição de calibres 28, 16, 32, 36, ponto 380, entre outros. Também foram apreendidos vários cartuchos.

“No mínimo, houve dolo eventual (quando o agente assume o risco de produzir o resultado). Se uma pessoa aceita guardar algo, ela assume qualquer risco que o ato possa gerar”, explica Nartan.

Segundo o delegado, o comerciante não soube informar o nome do homem que teria pedido para ele guardar as caixas. “Disse apenas que o tinha visto duas vezes e que ele vende borracha para panela de pressão. É de se preocupar tamanha ingenuidade”, comenta.

Tiago Braga
tiagobraga@opovo.com.br
Jornal O Povo

Nenhum comentário: