quinta-feira, 19 de maio de 2011

SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE JN QUESTIONA PANFLETOS APÓCRIFOS

O Sindicato dos Comerciários de Juazeiro reagiu ontem à uma campanha que vem se desenvolvendo na categoria para esvaziar a entidade. Desde o final das eleições que as chapas derrotadas pela atual diretoria resolveram se unir. Primeiro, entraram na Justiça para anular as eleições ocorridas em março último. Em uma decisão já divulgada o Juiz do Trabalho do Crato decidiu pela confirmação da eleição democrática feita pelos comerciários. Insatisfeitos com a situação panfletos mentirosos vem sendo distribuídos com afirmações inverídicas contra a atual diretoria e afirmando que a taxa confederativa seria usada de forma equivocada pelo sindicato.Em nota distribuída à imprensa a diretoria informa a verdade dos fatos e conclama a categoria a não cair na conversa de quem quer destruir uma entidade sindical classista e de luta.

Leia a nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Taxa Confederativa é legal e está na Constituição Federal brasileira
Nos últimos dias, os comerciários e comerciárias de Juazeiro do Norte foram surpreendidos, com a distribuição de panfletos mentirosos, sugerindo que a Taxa Confederativa é ilegal.

A referida Taxa Confederativa foi criada pela Constituição Federal de 1988. De acordo com o artigo 8° inciso IV que diz: “a Assembléia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional será descontada em folha de pagamento para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei”. Isso demonstra que todos os sindicatos em assembléia geral podem discutir e aprovar o desconto da taxa. É bom lembrar que a Taxa Confederativa não é cobrada apenas pelo Sindicato dos Comerciários e Juazeiro, outras entidades sindicais mantém essa taxa como forma de custear as despesas com ações sindicais.

Dizer que apenas os comerciários de Juazeiro têm essa taxa é no mínimo, uma desonestidade política.

No Sindicato dos Comerciários de Juazeiro a taxa foi instituída no dia 28 de novembro de 1991, bem antes da atual gestão. Em 1997, em outra assembléia o assunto foi rediscutido e aprovado a manutenção do desconto da taxa confederativa. Em 2003, na primeira gestão da atual presidente, Antonia Gomes, foi aprovado em assembléia a continuação da taxa, para custear as despesas do sindicato com o departamento médico, a manutenção do clube dos comerciários, o departamento jurídico, formação profissional, e outras ações e obras necessárias ao sindicato de conhecimento de toda a categoria.

Hoje, o Sindicato dos Comerciários de Juazeiro do Norte é referência em nosso estado, pela sua categoria, no que diz respeito à estrutura, benefícios sociais e fiel cumprimento das leis trabalhistas na defesa do trabalhador.

Recentemente, este sindicato passou por um processo democrático de escolha de seus novos dirigentes, onde a diretoria eleita demonstrou fazer jus ao voto dado pela classe para a continuidade das realizações de forma transparente e democrática.

Os candidatos derrotados, não se conformando com a livre escolha da categoria comerciária, desesperadamente uniram-se tentando inviabilizar a gestão da diretoria eleita e suas conquistas.

Visando enfraquecer a luta dos trabalhadores com mentiras, vem tentando promover a discórdia entre a categoria e o sindicato. Ultimamente entrou com ações na justiça tentando anular as eleições, contrariando a vontade da maioria comerciária. A justiça reconheceu a legitimidade do pleito e a vitória da atual gestão.

A Diretoria

Nenhum comentário: