sábado, 26 de fevereiro de 2011

LULA MORAIS

O deputado Lula Morais (PCdoB) contestou, nesta sexta-feira, 25, um possível aumento no valor da conta de luz, durante sessão na Assembleia. De acordo com o parlamentar, o motivo da mudança é a elevação da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) – cobrança que vem na conta de energia e funciona como subsídio para a geração térmica na região Norte do País.

Segundo Lula Morais, a CCC é um dos 10 encargos cobrados na conta de luz e, junto com os tributos, representa cerca de 45% da fatura. “Nós pagamos a CCC para subsidiar a energia térmica a diesel da região Norte. Agora, a Aneel introduziu outros elementos: os custos de compra de energia adicionais, de geração própria e de encargos e impostos não recuperados pelas distribuidoras”, disse.

De acordo com o deputado, a determinação vai fazer com que os consumidores 'resolvam problemas de distribuidoras de energia'. “Essa é uma decisão maléfica e prejudicial para a população”, afirmou.

RESTURANTE POPULAR DO CRATO DESPREZADO



Inaugurado em setembro de 2008, em plena uma campanha eleitoral, o restaurante popular do Crato já começa dar sinais de mau planejamento na obra e por falta de manutenção.

Uma obra nova, com pouco mais de dois anos já se encontra com diversas infiltrações e até enormes rachadura, colocando em risco a vida das pessoas que vão fazer sua refeição ou que trabalham no local.

É uma prova mais que real do desprezo com a coisa pública e com o povo que encontra no restaurante popular que foi construído e é mantida com recurso do governo federal, recursos esses enviados a prefeitura.

As imediações do restaurante é um desastre a parte, pois pode-se encontrar colchões e até peças intimas jogadas ao chão.

Segundo alguns populares, as imediações do restaurante está servindo de prostibulo.

Fonte: muralcariri.com

NEM O ATERRO SANITÁRIO VEM MAIS PARA O CRATO

Nem o lixo, sonho alardeado como sonho pelo Prefeito Samuel Araripe vem para a cidade do Crato.

Um investimento de cerca de R$ 12 milhões, com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e do Banco Mundial, deverá ter a administração consorciada de dez municípios Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Caririaçu, Jardim, Farias Brito, Santana do Cariri, Nova Olinda e Altaneira.

A proposta de implantação vem sendo encaminhada há mais de três anos e foi destaque o desejo do Prefeito do Crato de ter esse aterro Sanitário, mas nem isso foi conseguido.

Nesta quarta-feira, autoridades do Cariri, juntamente com o prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite, estiveram conhecendo o local que provavelmente será destinado ao Aterro Sanitário Consorciado da Região Metropolitana do Cariri.

A escolha recaiu em terreno localizado no município de Caririaçu, equidistante das cidades de Crato-Juazeiro do Norte-Barbalha e Caririaçu. O acesso para o Aterro Sanitário, via Juazeiro do Norte será feito através de estrada a ser aberta na direção ao açude dos Carneiros.

Já de Crato, o acesso será feito via distrito de Ponta da Serra, passando pelo sítio Cipó dos Tomaz. O aterro ficará a 15 km de Ponta da Serra e próximo à fronteira dos municípios Caririaçu e Crato.

O que será que A administração Samuel Araripe trará de beneficio para o município do Crato até o fim de sua gestão, pois se até o lixo ele já perdeu para uma cidade menor.

Fonte:muralcariri.com

ANEL VIÁRIO E ROTEIRO DA FÉ SERÃO FEITOS ENTRE GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE JUAZEIRO



O secretário das Cidades Camilo Santana, acompanhado pelo vice-prefeito de Juazeiro José Roberto Celestino, pelos secretários municipais Filipe Santana (Comunicação), José Carlos dos Santos (Turismo e Romarias) e Cláudio Luz (Segurança Pública), visitaram o trajeto que fará parte do projeto Roteiro da Fé e a primeira etapa do Anel Viário.

O Roteiro da Fé visa resgatar e qualificar espaços urbanos que interligam a Basílica de Nossa Senhora das Dores, Capela do Socorro, Salesianos, Franciscanos, Igreja de São Miguel e Matriz. Esse seria já o roteiro de visitas feitos pelos milhares de romeiros que todos os anos chegam em Juazeiro do Norte para as romarias.

Outra visita foi ao trajeto da primeira etapa do Anel Viário, da ponte do Rio Salgado a Avenida Padre Cícero, na divisa de Juazeiro com Crato. O Anel Viário visa desafoga RO trânsito no perímetro central do Crato e fazer uma interligação viária com Crato e Barbalha.

Para o secretário Camilo Santana será uma das mais importantes obras do governo no Cariri. A idéia do secretário é que Governo se reúna com técnicos da prefeitura e o próprio prefeito Manoel Santana para reavaliar os projetos, concluir os detalhes técnicos, para fazer as licitações e execução das obras.

SANTANA RECEBE APOIO DE PETISTAS DO CRATO

Foi positivo o registro do nome do prefeito Manoel Santana (PT), de Juazeiro do Norte, na plenária com o deputado estadual Antonio Carlos (PT) e militantes e dirigentes petistas.

Os petistas que se pronunciaram defenderam o apoio ao governo petista em Juazeiro.

Na plenária a vereadora Mara Guedes lembrou que é preciso intensificar a luta dos trabalhadores na cidade e disse que a população tem que saber os problemas que afligem o Crato, com ao saúde, a falta de investimentos na educação, entre outros.

Em dois anos de governo, em Juazeiro, Santana investiu na saúde, e na infraestrutura. Obras como Roteiro da Fé, Anel Viário, 1.280 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, estão entre algumas obras importantes que estão sendo feitas, elaboradas e em andamento no Juazeiro.

TIRIRICA NA EDUCAÇÃO

O deputado federal Tiririca (PR-SP) vai integrar a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. A informação foi confirmada pelo líder do partido na Casa, Lincoln Portela (MG). A indicação será oficializada na terça-feira, segundo o PR.

Foi o próprio Tiririca que pediu para entrar na comissão, por ela tratar da área em que ele atua, a cultura.

Tiririca foi o deputado federal mais votado nas eleições de 2010, recebendo mais de 1,3 milhão de votos. Antes de assumir, ele teve de provar à Justiça eleitoral que não era analfabeto, sendo submetido a um teste de leitura e escrita.

INÁCIO ARRUDA

O senador Inácio Arruda (PCdoB) reagiu ontem à possibilidade de o governador Cid Gomes (PSB) abraçar uma possível candidatura de seu irmão, Ciro Gomes (PSB), para o Senado Federal em 2014. Na tese de Inácio, Cid estaria motivado por um desejo de “resgatar” Ciro do “ostracismo” em que se encontraria o ex-deputado federal.

“O governador fica procurando uma maneira de resgatar o irmão, achando que ele fica em situação de ostracismo. Eu não acho assim não. O Ciro já é uma personalidade, estando com ou sem mandato. Sempre que tem uma disputa nacional, aparece o nome do Ciro”, comentou Inácio, em conversa com O POVO na tarde de ontem.

Uma possível candidatura de Ciro para o Senado iria de encontro aos interesses de Inácio, já que o senador é o atual titular da vaga que será aberta em 2014 e pode ser candidato à reeleição.

“Se você não põe a pessoa na cena politica, fica a ideia de que a pessoa está abandonada, largada. Isso é mais um sentimento afetivo, uma ligação muito forte entre todos eles, que são irmãos”, completou.

Sem ter obtido aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para disputar a Presidência da República no ano passado, Ciro terminou seu mandato de deputado federal e ficou sem cargo a partir de 2011. A presidente Dilma Rousseff (PT) ainda ofereceu-lhe a titularidade do Ministério da Integração, - indicação recusada por Ciro.

Inácio - que considera sua candidatura à reeleição em 2014 apenas como uma “probabilidade” - explicou que consolidar a candidatura para o Senado será um processo difícil. “As coisas do nosso lado são sempre muito complicadas. Provavelmente vai ser assim na próxima vez. Mas isso é saudável porque se você tem mais nomes na disputa, ela fica mais interessante”.

DEPUTADO ANTONIO CARLOS NO CRATO



O DEPUTADO ESTADUAL Antonio Carlos (PT) participou nesta terde, na Câmara Municipal do Crato, de uma plenária com filiados, militantes e dirigentes petistas do Crato, além de lideranças sindicais e comunitárias.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CAMILO SANTANA VISITA NESTE SÁBADO TRECHO DA PRIMEIRA ETAPA DO ANEL VIÁRIO E ROTEIRO DA FÉ EM JUAZEIRO

O Secretário das Cidades, Camilo Santana, irá visitar neste sábado, 26, pela manhã as obras de conclusão do Centro dos Romeiros, em Juazeiro do Norte. Em Seguida, Camilo irá conferir o Roteiro da Fé para tirar algumas dúvidas sobre o projeto.
Para concluir as visitas o secretário das Cidades vai até o local onde será feita a primeira etapa do Anel Viário. As obras do Roteiro da Fé e o Anel Viário serão feitas pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte.
O secretario Camilo Santana será acompanhado pelo secretário de Comunicação Filipe Santana e por técnicos da prefeitura.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA TROUXE PACTO PELA VIDA À BARBALHA

Barbalha sediou a fase regional do Pacto pela Vida, durante o qual foram discutidas regionalmente as questões das drogas, a fim de se esclarecerem os desafios a enfrentar no Estado. O objetivo dos encontros é propor ações e firmar possíveis pactos entre as instituições, a fim de facilitar a elaboração de políticas públicas. A iniciativa partiu da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, através do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, que tem como secretário executivo o ex-deputado Eudoro Santana. O debate aconteceu no plenário da Câmara Municipal e teve as participações do prefeito municipal, José Leite, da vice-prefeita, Betilde Sampaio Correia, do presidente da Câmara Municipal, José Oliveira Garcia, da Coordenadora Estadual do Pacto, Juliana Mara Freitas Sena, da Coordenadora Regional, Joana Patrícia Fontes de Lima e do Subsecretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Antônio Carlos. O Pacto pela Vida iniciou-se em 2010 e envolve cerca de 220 instituições. Já foi realizada a fase de diagnóstico, com a publicação “Drogas: eixos de abordagem”, reunindo os dados expostos pelas entidades que atuam no Ceará. O produto final desse pacto será um “Pacto de Ações Integradas sobre Drogas”, envolvendo diversas entidades, instituições filantrópicas, órgão governamentais e municípios.

TERÇO DOS HOMENS COMPLETA TRÊS ANOS NO ALTO DA ALEGRIA EM BARBALHA

Na última terça-feira (22), o Terço dos Homens da Paróquia de São Vicente de Paulo, do Bairro Alto da Alegria completou três anos. Grande número de devotos compareceu à missa comemorativa. O Terço dos Homens é realizado às terças-feiras, às 19 horas, na Matriz de São Vicente de Paulo e trata-se de uma campanha em prol das famílias, que nem exige e nem cobra nada da vida pessoal dos seus participantes, o que faz com que os membros se sintam livres. Os interessados em integrar o Terço dos Homens, basta comparecer à Matriz de São Vicente, no dia e horário das celebrações.

FINAL DO 1º TURNO DO ESTADUAL É ANTECIPADA



A Federação Cearense de Futebol (FCF) decidiu antecipar a data da final do 1º turno do Campeonato Cearense, marcada anteriormente para o dia 05 de março, sábado de Carnaval. A partida será realizada na quarta-feira que vem, dia 2, às 21h50.A mudança se tornou possível porque o Ceará, uma das equipes postulantes a um lugar na finalíssima, classificou-se ontem na Copa do Brasil, sem a necessidade de jogar a partida de volta, contra o Cuiabá. Esta partida estava marcada justamente para o dia 2. Sem a realização da mesma, ficou possível a antecipação.
ATUALIZAÇÃO
Além dessa mudança, outras partidas também tiveram a data alterada, inclusive com antecipação de jogos do 2º turno para o sábado de carnaval. Confiram o que muda:
Jogo 73 – Limoeiro x Ceará
Mudança das 21h00min para as 21h50min, mantidos data e local.
Motivo: Solicitação da TV detentora dos direitos de transmissão.
Jogo 82 – Ferroviário x Quixadá
Mudança do dia 12/03 para o dia 13/03, mantidos horário e local.
Motivo: Solicitação do clube mandante.
Jogo 87 – Tiradentes x Icasa
Mudança do estádio Elzir Cabral para o estádio Alcides Santos, mantidos data e horário.
Motivo: Solicitação do clube mandante.
Jogo 92 – Quixadá x Ceará
Mudança das 21h00min para as 21h50min, mantidos data e local.
Motivo: Solicitação da TV detentora dos direitos de transmissão.
Jogo 101 – Crato x Guarani (J)
Mudança do dia 26/03 para o dia 27/03, mantidos horário e local.
Motivo: Solicitação do clube mandante.
Jogo 116 – Crato x Itapipoca
Mudança do dia 16/04 para o dia 17/04, mantidos horário e local.
Motivo: Solicitação do clube mandante.
Jogo 120 – Guarany (S) x Guarani (J)
Mudança do dia 24/04 para o dia 28/04 às 20:45min, mantido local.
Motivo: Solicitação da TV detentora dos direitos de transmissão.
Jogo 124 – Fortaleza x Crato
Mudança do dia 27/04 para o dia 05/03 (sábado de carnaval) às 16h00min, mantido local.
Motivo: em virtude da folga na tabela e a décima rodada do 2ª Turno, coincidir com a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Jogo 125 – Guarani (J) x Ferroviário
Mudança do dia 27/04 para o dia 17/03 às 20:45min, mantido local.
Motivo: em virtude da folga na tabela e a décima rodada do 2ª Turno, coincidir com a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Jogo 126 – Horizonte x Itapipoca
Mudança do dia 28/04 para o dia 05/03 (sábado de carnaval) às 16h00min, mantido local.
Motivo: em virtude da folga na tabela e a décima rodada do 2ª Turno, coincidir com a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Jogo 127 – Limoeiro x Guarany (S)
Mudança do dia 28/04 para o dia 17/03, mantidos horário e local.
Motivo: em virtude da folga na tabela e a décima rodada do 2ª Turno, coincidir com a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Jogo 128 – Quixadá x Icasa
Mudança do dia 27/04 para o dia 31/03 às 20:45min, mantido local.
Motivo: em virtude da folga na tabela e a décima rodada do 2ª Turno, coincidir com a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

LOTÉRICAS E CORREIOS PODERÃO VENDER DÓLAR

Preocupado com o aumento do fluxo de turistas ao Brasil na Copa do Mundo de 2014, o governo autorizou as casas lotéricas e as agências do Correios a fazer compra e venda de moeda estrangeira. Com essa autorização, essas casas poderão trocar dólares por reais e vice-versa. Assim, o número de instituições que podem trabalhar com essa transação irá aumentar no País.A medida, segundo o Banco Central, tem o objetivo de garantir que a rede de atendimento de câmbio seja suficiente para a demanda de turistas que deve crescer, principalmente nos eventos esportivos. Mas o serviço também deve ser usado pelo turista brasileiro que pretende viajar ao exterior.O limite das operações de câmbio nas casas lotéricas e Correios será de US$ 3.000,00 por operação. É o mesmo valor máximo para recebimentos ou transferências do exterior.Correios e lotéricas já estavam autorizados a fazer transferências externas. Um exemplo desta operação: se um brasileiro que mora no exterior quer enviar dinheiro para uma pessoa no Brasil, a remessa pode ser sacada em uma dessas casas. O mesmo vale para uma pessoa que queira enviar dinheiro a alguém que esteja fora do país

CID PLANEJA INAUGURAR 67 OBRAS NESTE SEMESTRE

Pacote com 67 obras, envolvendo recursos estaduais e federais da ordem de R$ 1,1 bilhão, do qual R$ 700 milhões estão sendo aplicados somente no Porto do Pecém, começa a sair do papel a partir de março próximo. O calendário de inaugurações, que pode chegar a 100 ações até o fim de junho deste ano, foi anunciado no início da noite de ontem, pelo governador Cid Gomes, após o primeiro dia de avaliação do Monitoramento de Ações e Projetos prioritários (Mapp), realizado na residência oficial do governador.Em sua maioria, são escolas e obras de construção e reformas de estradas estaduais e vicinais no interior cearense, devendo a primeira, a que liga Paramoti a General Sampaio, ser inaugurada na próxima terça-feira, dia 1º de março. Entre as de maior expressão econômica e que envolvem o maior volume de recursos, estão os berços 1 e 2, a ponte, o quebra mar e o bloco de utilidades e serviços (BUS) do Porto do Pecém.No rol de ações a serem deflagradas, estão algumas que há vários anos vêm sendo esperadas pelos cearenses, como a renovação do termo de compromisso entre o governo do Estado e a Petrobras para instalação da refinaria de petróleo Premium II, marcada para 3 de maio. Nesta mesma data, será transferido à Estatal petrolífera o terreno de 1.934, 3 hectares, para a implantação do empreendimento, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

TCM-CE LANÇA NOVO MODELO DE FISCALIZAÇÃO

O Tribunal de Contas dos Municípios está incorporando inovações no modelo de fiscalização que começa a ser aplicado a partir do mês que vem: as equipes técnicas que forem aos municípios deverão verificar, além dos aspectos patrimoniais, os resultados das principais políticas públicas em andamento. É a chamada auditoria operacional. De início, segundo o presidente do TCM, as atenções serão dirigidas para setores como saúde e educação, serviços que têm forte influência na vida diária dos cidadãos. Nesse trabalho, voltado para a aferição qualitativa, o TCM utilizará informações consolidadas pelas Secretarias de Saúde e Educação do Estado. O foco será nas diretrizes de responsabilidade das Prefeituras. O resultado servirá para orientar os administradores sobre o que está dando certo e o que precisa mudar para funcionar direito.

BRASIL APONTADO COMO SEXTO NO RANKING DE HOMICÍDIOS DE JOVENS

O Brasil é o sexto país no ranking de homicídios entre jovens. De acordo com o estudo Mapa da Violência 2011, divulgado nesta quinta-feira, 24, pelo Ministério da Justiça, a taxa de homicídio entre pessoas de 15 a 24 anos subiu de 30 mortes por 100 mil jovens, em 1998, para 52,9, em 2008. Nesse período, o número total de homicídios registrados no país cresceu 17,8%, ao passar de 41,9 mil para 50,1 mil.No primeiro lugar do ranking aparece El Salvador, com 105,6 mortes violentas em cada grupo de 100 mil jovens. Em seguida vêm as Ilhas Virgens (86,2), a Venezuela (80,4), Colômbia (66,1) e Guatemala (60,6).De acordo com o autor da pesquisa, Julio Jacobo, os homicídios são responsáveis por 39,7% das mortes de jovens no Brasil. O estudo aponta que as taxas mais elevadas, acima de 60 homicídios em cada grupo de 100 mil jovens, estão na faixa dos 19 aos 23 anos de idade. “O jovem morre de forma diferente na atualidade. A partir da década de 1980, houve um novo padrão de mortalidade juvenil”, destacou o pesquisador

PROJETO PRIMEIRO PASSO EM JUAZEIRO

A coordenação do CRAS- Timbaúbas informa à população que as inscrições para o curso de pedreiro estão abertas. Esta ação faz parte do projeto Próximo Passo, que será realizado, em Juazeiro, em parceria do Governo Federal e Prefeitura Municipal.

Os interessados devem procurar atendimento no CRAS do bairro das Timbaúbas, na Rua João Paulo I, 1620, em horário comercial, munidos de cópias do CPF, RG, comprovante de residência e declaração do Programa Bolsa Família, constando o número do NIS, que pode ser solicitado no próprio CRAS.

Conheça o projeto:

Próximo Passo é uma ação articulada entre Governo Federal, empresários e trabalhadores, com o objetivo de promover qualificação social e profissional específica para os beneficiários do Bolsa Família. Garantindo acesso às vagas de qualificação para este público, que tende a ser secundarizado ou excluído das oportunidades existentes. O programa é executado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com cooperação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. Atualmente envolve ainda o Ministério do Turismo (MTur).

Realizado como PlanSeq Construção Civil e Turismo no âmbito do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), o Próximo Passo possui três eixos centrais: oferecer cursos de qualificação para setores produtivos em que há expectativa de crescimento da mão-de-obra; priorizar a qualidade do aprendizado; e unir Governo e empresariado em um esforço conjunto para inserção profissional do público atendido.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ESTRADA DE SANTA FÉ SERÁ RECUPERADA


O povo de Santa Fé, distrito do Crato está de parabéns. Até que enfim o Governador do Estado cumpriu a palavra e a licitação para recuperação total da estrada vai começar. Não tenho a informação ainda do volume de recursos mas serão 13 quilômetros recuperados. A estrada de Santa Fé nos últimos anos foi castigada e está no limite. Com as chuvas de 28 de janeiro trechos da estrada ficaram intransitáveis.

Moradores já fizeram várias manifestações para pedir a melhoria da estrada. Agora foram atendidos pelo governador Cid Gomes (PSB).

O deputado estadual Sineval Roque foi apontado por Cid Gomes como o grande responsável pela obra. Cid disse numa emissora de rádio que quem iria fazer a estrada era Sineval Roque. Roque disse que nunca deixou de aperrear o governador para pedir a melhoria da estrada.

Com essa estrada sendo recuperada fica claro uma coisa: Sineval roque tem muito prestígio com o governador Cid Gomes. Aguardem a inauguração. Será Roque ao lado de Cid.

A reforma será bem vinda. A população agradece.

foto: Blog da Ponta da Serra

CAMILO SANTANA


Secretário das Cidades, Camilo Santana, deve passar o final de semana no Cariri. Camilo esta semana acompanhou missão do Banco Mundial em nossa região. São boas as notícias. A Encosta do Seminário, em Crato, será feita pelo Govenro do Estado e Banco Mundial.

ESTÁDIO ROMEIRÃO


o ESTÁDIO Romeirão em Juazeiro do Norte que vai passar por reformas em breve. Cerca de 20 milhões de reais serão investidos.

PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anuncia nesta quinta-feira, 24, o novo piso salarial dos professores da rede pública do País. O valor será de R$ 1.187,97 para docentes de nível médio que cumprem carga horária de 40 horas - uma alta de 15,84% sobre os R$ 1.024,67 adotados em 2010. Para os professores que cumprem 20 horas, o piso será de R$ 593,98.

O governo anuncia também o abrandamento das regras para a liberação de recursos federais para as cidades que têm dificuldades para pagar o piso salarial. Atualmente, para receber o recurso adicional quando não é possível atingir ao piso mínimo, o Estado ou o município tem de destinar 30% de seu orçamento para a educação - e não os 25% exigidos pela Constituição. Pela nova regra, valerá o porcentual definido na Constituição.

O Ministério da Educação (MEC) vai flexibilizar também a regra que determina que, para repassar a verba, o município precisa atender 30% dos alunos na área rural. A condição deverá ser derrubada.

Agência Estado

MINISTRO CEARENSE DO STJ INTERROMPE VOTAÇÃO

Um pedido de vista do ministro cearense Raul Araújo adiou o julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, da possibilidade de garantir aos casais homossexuais os mesmos direitos já previstos para os pares heterossexuais. Com placar de quatro votos a dois antes de ser interrompida a sessão, falta apenas um voto dos três restantes para que a segunda mais alta Corte do Judiciário estenda para os homossexuais os direitos previstos em lei aos casais heterossexuais.


A relatora, ministra Nancy Andrighi, argumentou que a união entre pessoas dos mesmo sexo deve ser reconhecida como uma unidade familiar. Não garantir para os homossexuais os direitos destinados aos heterossexuais feriria, por exemplo, o princípio da dignidade da pessoa humana, conforme o voto da ministra. Na sua visão, o casal poderia dispor de todos os direitos garantidos para heterossexuais, mesmo que não haja lei específica aprovada pelo Congresso Nacional que trate expressamente desse assunto. “Essa circunstância (a união homoafetiva) não pode ser ignorada, seja pelo legislador, seja pelo julgador”, afirmou a ministra.

Entre os direitos que seriam garantidos estão, por exemplo, receber pensão alimentícia, declaração conjunta de imposto de renda, de ter licença para tratamento de saúde do companheiro ou de afastar-se temporariamente do trabalho em caso de morte do parceiro.

Nesse mesmo sentido, o ministro João Otávio de Noronha afirmou que a legislação não reconhece, mas não proíbe a união homoafetiva. Por isso, considerou que a união entre pessoas do mesmo sexo é lícita e deve gozar dos mesmos direitos dos heterossexuais. “É preciso tirar a máscara da hipocrisia”, disse “As relações homoafetivas precisam ser retiradas da marginalidade jurídica”.

Também reconheceram a união homoafetiva como estável os ministros Luis Felipe Salomão e Aldir Passarinho Junior. “Quase soa como hipocrisia que reconheçamos todos os direitos de ordem pessoal e patrimonial e não reconheçamos o óbvio: que há uma união estável”, declarou Aldir Passarinho.

Ao contrário desses ministros, Sidnei Benetti e Vasco Della Giustina argumentaram que cabe ao Congresso Nacional, com a aprovação de lei específica, ou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que julgará a constitucionalidade desse assunto, a definição do tema. “Se o debate já está no Supremo Tribunal Federal e no Congresso Nacional, por que atropelá-lo?”, questionou Benetti.

Depois do pedido de vista do processo por Araújo, não há data prevista para que o caso volte à pauta da 2ª Seção do STJ. A decisão, apesar de sinalizar o entendimento do STJ, valerá apenas para o caso que está sendo julgado. O mesmo tema ainda aguarda julgamento pelo STF. (das agências de notícias)

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA
O reconhecimento da união homoafetiva no Brasil pode ser considerado um avanço para a democracia brasileira, pois garantirá a pessoas do mesmo sexo o direito de manterem vínculos sob a retaguarda da lei. Em outros países do mundo esse direito já é praticado, a exemplo da Argentina.

O CASO EM JULGAMENTO
O caso em análise no STJ trata do fim de um relacionamento homossexual de mais de dez anos. Com o término da relação, um dos parceiros buscou na Justiça o reconhecimento de seu suposto direito a parte do patrimônio construído durante a vigência da união, mesmo que os bens tivessem sempre sido registrados em nome do ex-companheiro. A Justiça do Rio Grande do Sul reconheceu a união estável e determinou a partilha dos bens segundo as regras do Direito de Família.O parceiro obrigado a dividir seus bens alega, no STJ, que a decisão viola artigos dos códigos civis de 1916 e 2002, além da Lei n. 9.278/1996. Esses artigos se referem, todos, de algum modo, à união estável como união entre um homem e uma mulher, ou às regras da sociedade de fato.

O ministro cearense
Raul Araújo Filho tomou posse no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em maio de 2010. Ele possui titulação de bacharel em Direito e Administração, já foi advogado, promotor de justiça, procurador do Estado do Ceará e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE). Na cerimônia de sua posse, o ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse que Araújo Filho teria um papel extremamente importante no STJ. A opinião foi comungada pelo desembargador Ademar Mendes Bezerra, do Tribunal de Justiça do Ceará.

fonte: Jornal O Povo

DILMA ROUSSEFF E CID GOMES VÃO FAZER PELO CRATO EM UM ANO O QUE SAMUEL ARARIPE NÃO CONSEGUIRÁ FAZER EM 8 ANOS.

Uma coisa vem acontecendo no Crato e a crônica política ainda não refletiu. O que se dá que a Prefeitura do Crato não faz mais nenhuma obra importante em parceria com o Governo do Estado?

O que acontece que o Governo do Estado vai fazer obras que poderiam ser feitas pela prefeitura?

A resposta para esse fato é simples. O desgoverno tucano no Crato perdeu as rédeas dos acontecimentos.

Desde quando as chuvas inundaram ruas e avenidas no Crato os tucanos parece que foram levados pelas águas da chuva.

A cidade vive um momento de desgoverno e caos, e a gestão municipal nada faz.

Ruas sujas e esburacadas. Limpeza comprometida. Buracos pequenos que poderiam já ser consertados duram dias tomando conta de ruas e nada é feito pela prefeitura do Crato.

Um caos foi plantado no e agora a prefeitura tem que trabalhar. Está na hora de colocar a mão no bolso, contratar gente para trabalhar, limpar a cidade, desobstruir ruas, e fazer uma grande operação tapa buraco. A paralisia do governo tucano apenas prejudica o Crato.

Como noticiamos aqui, o Governo do Estado vai fazer as obras de recuperação do Crato em parceria com o Governo Federal. Ninguém no Crato precisa mais da gestão tucana. O governador Cid Gomes já sentiu isso faz tempo.

Dilma Rousseff e Cid Gomes vão fazer pelo Crato em um ano o que Samuel Araripe não conseguirá fazer em 8 anos.

Além dos 4 milhões de reais iniciais que vem ao Crato para o Governo do Estado fazer os reparos, já foi iniciado estudo pelo Governo cearense para recuperar definitivamente o Canal do Rio Grangeiro. As verbas serão destinadas pelo governo federal ao Estado que fará a obra.

Só um detalhe: não foi divulgado pela prefeitura do Crato que o dinheiro já estava na conta da prefeitura e o prefeito já ia começar os trabalhos? Isso foi uma mentira divulgada pela gestão municipal? Até agora ninguém esclareceu a verdade. A prefeitura também ficou calada após divulgar que o dinheiro estava na conta da prefeitura.

SINDICATO DOS SERVIDORES MUNCIPAIS DO CRATO REALIZA ASSEMBLEIA COM OS GUARDAS MUNICIPAIS



Foi realizada nesta quarta-feira no auditório do Teatro Salviano Arraes Saraiva, em Crato, uma assembléia dos guardas municipais. O evento foi presidido pelo presidente do sindicato dos servidores do Crato, professor e radialista Junior Matos. Participaram da assembléia diretores da PREVICRATO, o comando da guarda municipal e a gerente do recurso humanos da prefeitura que representou o secretário de administração.

Os representantes da PREVICRATO fizeram um explanação com relação ao funcionamento da previdência própria do município. No debate os guardas municipais reivindicaram a criação da secretaria de segurança e cidadania, a revisão dos planos de cargos e carreiras dos servidores e do estatuto do servidor, melhores condições de trabalho, risco de vida ou periculosidade, explicações sobre ao abono salarial dado pelo poder executivo em dezembro além da progressão por antiguidade e merecimento, e outras vantagens que são inerentes a classe.

No final da assembléia foi formada uma comissão com seis guardas que irão discutir com a secretaria de administração a viabilidade de forma urgente. A próxima assembléia a ser realizada acontecerá no dia 26 de fevereiro, sábado, no plenário da câmara municipal com todos servidores do Crato.

PRÉ-CARNAVAL NO NOVO JUAZEIRO

CÂMARA APROVA ALTERAÇÕES NA LEI PARA TAXISTAS

Após o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça - CCJ, a Câmara Municipal do Crato aprovou com onze votos favoráveis, o Projeto de Lei 003, que acresce e altera dispositivos da Lei número 1.982/2000, de 23 de julho de 2000, que passa a vigorar com as seguintes alterações:

Artigo 4o. Fica determinado que na realização de eventos de qualquer natureza dentro da jurisdição territorial do Crato, as vagas para exploração de serviço de taxista, serão exclusivas para taxistas inscritos, na Secretaria de Finanças do Crato. Parágrafo 1o. Fica terminantemente proibido a conscessão de Alvará de Prestação de Serviços por parte do Poder Excutivo Municipal do Crato à pessoas e veículos que não se adequar aos artigos desta lei.

Parágrafo 2o. O alvará e emplacamento do veículo devem estar em dia e com registro e licenciamento do veículo, obrigatoriamente da cidade do Crato.

Artigo 5o.
Parágrafo 1o. O taxista que resolver vender a sua vaga, fica definitivamente afastado da profissão, até que venha a adquirir uma outra, através da compra ou troca.

Parágrafo 2o. A liberação do alvará da Secretaria de Finanças do Município para o taxista, deverá seguir todas as diposições contidas na presente lei, sem interferência de qualquer outro órgão.

Parágrafo 3o. Fica a cargo do Demutran a fiscalização para cumprimento da presente lei

Artigo 2o. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

O Projeto de Lei é de autoria dos vereadores Pedro Alagoano - PSB, Joana Pedroza - PSB e Florisval Coriolano - PTC.

REQUERIMENTOS APROVADOS POR VEREADORES DO CRATO



REQUERIMENTOS APROVADOS NAS SESSÕES DOS DIAS 21 E 22 DE FEVEREIRO NA CÂMARA MUNICIPAL DE CRATO.


REQUERIMENTO Número 033 - Autor: Vereador Jales Veloso - PP
Secretaria: Infra-Estrutura
Solicitação: Construção de calçamento na Travessa José Honor de Brito, Bairro Pantanal; Complementação do calçamento da Rua Fortaleza e Rua B e Avenida Anízia Pinheiro Rolim (estrada que liga o Bairro Mutirão ao Bairro Ossian Araripe e recuperação do calçamento de todas as ruas do Bairro Pantanal.

REQUERIMENTO Número 033 - Autor: Vereador Jales Veloso - PP
Secretaria: Infra-Estrutura
Solicitação: Construção de calçamento na Travessa José Honor de Brito, Bairro Pantanal; Complementação do calçamento da Rua Fortaleza e Rua B e Avenida Anízia Pinheiro Rolim (estrada que liga o Bairro Mutirão ao Bairro Ossian Araripe e recuperação do calçamento de todas as ruas do Birro Pantanal.

REQUERIMENTO Número 034 Vereador; Ailton Esmeraldo - PP Secretaria: Seinfra
Solicitação: Continuação dos serviços de construção do calçamento na Rua Frei Damião, no Barro Branco.

REQUERIMENTO Número 035 Vereador: Ailton Esmeraldo - PP Secretaria: Seinfra
Solicitação: Recuperação da estrada que liga o Bairro Gizélia Pinheiro¬¬ - Batateira ao Distrito de Campo Alegre, sendo necessário o entupimento de buracos, em uma parte da estrada carroçal e conserto do calçamento, em outra parte da referida estrada.

REQUERIMENTO Número 038 - Autor: Dedé Granja – PSDB Secretaria: Seinfra
Solicitação: Construção de uma praça, em terreno localizado nas proximidades da Igreja do Sítio Páscoa.

REQUERIMENTO Número: 036 Vereador: Pedro Alagoano – PSB - Secretaria: Demutran Solicitação: Instalação de redutor de velocidade na Rua Manoel Macedo, na altura do no. 148, Bairro Seminário.

REQUERIMENTO: Número: 037 Vereador: Dedé da Granja – PSDB Secretaria: Educação
Solicitação: Construção de uma sala de aula para reforço¸uma cantina e uma secretaria, em forma de anexo, na unidade escolar, localiza no Sítio Páscoa.

REQUERIMENTO: Número: 040 Vereador: Dedé da Granja – PSDB Secretaria: Seinfra
Solicitação: Instalação de iluminação pública nas principais estradas de acesso à Escola do Sítio Páscoa, sendo necessária a instalação de 35 luminárias.

REQUERIMENTO Número: 043 Vereador: Fernando Brasil – PSB Secretaria: Seinfra
Solicitação: Construção da pon te do rio que liga a sede do Distrito de Ponta Serra com a comunidade da Palmeirinha dos Vilar.

REQUERIMENTO Número 045 Vereadora: Joana Pedroza – PSB Secretaria: Gabinete do Prefeito e Seinfra
Solicitação: Promover uma verdadeira manutenção nas praças do Município, pois as mesmas estão completamente abandonadas pela Administração.

REQUERIMENTO Número: 044 Vereadora: Joana Pedroza – PSB Secretaria: Gabinete do Prefeito e a Seinfra
Solicitação: Informações sobre a taxa de iluminação pública. Onde são investidos os recursos da taxa de iluminação publica. Quais os critérios usado pelo secretário para atender a população carente e o porque de tantas ruas, no Município, sem iluminação pública.

REQUERIMENTO NÚMERO: 046 Vereador: Jales Velloso – PP Secretaria: Sáude
Solicitação: Construção de um posto de saúde, no Bairro Pantanal.

REQUERIMENTO Número: 042 Vereador: Fernando Brasil – PSB Secretaria: Saúde
Solicitação: O carro fumacê para reralização de borrifação de inseticida no Distrito de Dom Quintino.

REQUERIMENTO Numero: 039 Vereador: Dedé da Granja – PSDB Secretaria: Saúde
Solicitação: Construção de um posto de saúde do Sítio Páscoa.

REQUERIMENTO Número: 041 Vereador: Dedé da Granja – PSDB
O envio de ofício ao Deputado Federal José Arnon solicitando do mesmo a locação de verba no Orçamento Geral da União – OGU, com a finalidade de que seja construída uma quadra esportiva na área do Sítio Páscoa.
odas as ruas do Birro Pantanal.

REQUERIMENTO Número 034 Vereador; Ailton Esmeraldo - PP Secretaria: Seinfra
Solicitação: Continuação dos serviços de construção do calçamento na Rua Frei Damião, no Barro Branco.

REQUERIMENTO Número 035 Vereador: Ailton Esmeraldo - PP Secretaria: Seinfra
Solicitação: Recuperação da estrada que liga o Bairro Gizélia Pinheiro Batateira

Na sessão de terça-feira, dia 22, foram aprovados os seguintes requerimentos:
De autoria do vereador Dedé da Granja - PSDB. Três requerimentos, todos enviados à Seinfra.Solicitando a construção de calçamento para Rua Josias Sisnando, no Bairro Ossian Araripe. Solicitando a construção de calçamento para todas as ruas do Bairro Barro Branco. Solicitando a construção de calçamento para todas as ruas do Conjunto Palmeiral, no Bairro Palmeiral.

De autoria do vereador Fernado Brasil - PSB. Dois requerimentos. O de número 051, enviado à Saaec, solita do presidente do órgão,a revisão da rede de esgoto na Rua Sebastião de Sousa Martins, no Distrito de Dom Quintino e o de número 052, para Seinfra, solicitando a revisão da iluminação pública do Distrito de Dom Quintino.

De autoria do vereador Pedro Alagoano - PSB. Número 53 - pede a tomada de providências urgentes, no tocante a execução dos serviços de conserto da passagem que dá acesso ao Conjunto Jardim Novo Horizonte, localizada na Rua Gerge Lucceti, para que não desabe e coloque em risco a vida dos moradores. Número 54 - Solicita a Cogerh e a Semace, a realização de vistorias nas encostas do pé de serra do Bairro Grangeiro, a fim de que seja comprovada ou descartada, ofialmente, o rompimento de qualquer barragem existente na áreade represamento.

De autoria da vereadora Mara Guedes - PT. Número 058 - envío de ofício para Secretaria de Infra-Estrutura do Município com cópia para o diteror da Saaec, solicitando a adoção de medidas, com relação a um córrego de esgoto a céu aberto, existente por trás das casas da Rua Teresina, no Conjunto Pantanal, Bairro Ossian Araripe. Anexo ao requerimento está um abaixo assinado com mais de 100 assinaturas.

COMPUTADORES NO BRASIL

O Brasil poderia ter vendido 6 milhões de computadores a mais em 2010, caso os serviços de internet fossem mais acessíveis. A afirmação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, foi feita nesta quinta-feira, 24, no 9º Seminário Políticas de (Tele)Comunicações, durante argumentações em defesa do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

“Poderíamos ter um avanço extraordinário com a internet [em 2010] e muitas pessoas teriam comprado equipamentos. Se tivéssemos serviços mais favoráveis, teríamos vendido, acredito, 20 milhões de computadores, ao invés de 14 milhões”, disse o ministro ao defender como preço de referência R$ 35 para popularizar o acesso à internet.

A expectativa de Paulo Bernardo é que, “nos próximos anos”, 80% dos municípios tenham acesso à grande rede. Dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) indicam, no entanto, que 4.897 (88%) das cidades brasileiras já dispõem de acesso à banda larga.

“Você compra hoje um computador a R$ 800, mas paga R$ 80 mensais pela internet. Acho caro. Foi por conta disso que formatamos o PNBL, a principal prioridade do ministério segundo a presidenta Dilma Rousseff. A posição do Brasil já permite, de fato, que façamos essa implementação”, acrescentou o ministro.

Ele disse que há possibilidades de enquadrar os tablets como notebooks e, dessa forma, criar mecanismos para baratear seu preço, o que ajudará a produção e a indústria nacional. “O Ministério das Comunicações fará a coordenação da integração do processo produtivo, relativos à inclusão digital, que atualmente está subdivido em vários ministérios, a fim de dar tratamento mais isonômicos para a questão”, adiantou Bernardo.

De acordo com o ministro, é possível que frequência de 450 mega-hertz (mHz) – frequência das rádios usadas pelas polícias Federal e Rodoviária Federal – passe a ser dirigido às áreas rurais. Mas para desocupar as frequências da faixa, acrescentou, é fundamental, antes, a liberação de verbas para equipar as polícias.

FONTE: Agência Estado

TRÂNSITO VIOLENTO

Não foi apenas pela quantidade de homicídios que o Nordeste ganhou um perfil mais violento. Segundo o Mapa da Violência/2011, divulgado nesta quinta-feira, 24, pelo Instituto Sangari e o Ministério da Justiça, as duas cidades com o trânsito mais violento do país, proporcionalmente, são Acaraú (com 10 mil habitantes) e Barbalha (52 mil habitantes).

Barbalha tem o trânsito mais violento na população em geral. Em 2008, a cidade registrou 109 mortes, o que dá uma taxa de 207,6 mortes por 100 mil habitantes. Já Acaraú é a mais violenta para os jovens, com uma taxa de 280,3 mortes por 100 mil habitantes.

Dos cinco Estados em que o número de mortes no trânsito em geral (população jovem e não jovem) aumentou mais de 100%, quatro estão no Nordeste: Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe. O quinto é o Tocantins. Entre os jovens, o Nordeste concentra cinco dos seis Estados com mais mortes. Além dos quatro já citados, a Bahia também está entre os que a morte de jovens cresceu mais de 100%.

A taxa de óbitos por acidentes de transporte (entre população jovem e não jovem) sofreu redução de 10,9% nas capitais do país. Mas a taxa de óbitos entre jovens nas capitais cresceu 4,3%. O maior risco de morte ocorre na faixa etária de 20 anos: 34,6 por 100 mil em 2008.



Agência Estado

DEPUTADO ANTONIO CARLOS EM CRATO

O Deputado Estadual Antonio Carlos, do Partido dos Trabalhadores – PT, participa no próximo sábado, 26, de uma reunião às 16 horas (quatro da tarde) no Plenário da Câmara Municipal do Crato.Na oportunidade, o Deputado Antonio Carlos vai agradecer a votação dos eleitores cratenses que contribuíram para sua eleição na Assembléia Legislativa do Ceará. A reunião tem ainda o objetivo de estabelecer compromissos políticos do seu mandato com a comunidade cratense. A informação é do presidente do PT do Crato, José Raimundo Cordeiro.

VESTIBULAR NA URCA

A informação é do presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV) da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Ricardo Bacurau. No período de 28 de março à 20 de abril estarão abertas as inscrições para o vestibular da universidade. Ele lembra que durante esse período acontecerá uma semana de abatimento para estudantes das escolas públicas. O último processo eleitoral da URCA teve 5 mil inscritos.

DOAÇÃO DE SANGUE EM BARBALHA

A Loja Maçônica Padre Mororó nº 92, o Clube das Samaritanas de Barbalha e o HEMOCE realizam a campanha “Doe sangue e Salve Vidas”.

A campanha acontece no dia 26, nesta sexta-feira, no Hospital Santo Antonio, de Barbalha.

Os maçons convidam toda a população a participar desta campanha. O objetivo é aumentar o estoque de sangue do Hemoce para o período do carnaval, que tem o consumo ampliado devido a acidentes no trânsito.

A Loja Maçônica Padre Mororó nº 92, o Clube das Samaritanas de Barbalha e o HEMOCE realizam a campanha “Doe sangue e Salve Vidas". A campanha acontece no dia 26, nesta sexta-feira, no Hospital Santo Antonio, de Barbalha. Os maçons convidam toda a população a participar desta campanha. O objetivo é aumentar o estoque de sangue do Hemoce para o período do carnaval, que tem o consumo ampliado devido a acidentes no trânsito.

CONVERSAS FILOSÓFICAS

JOSÉ LEITE VISITA OBRAS


O prefeito de Barbalha, José Leite, esteve mais uma vez visitando s obras que estão em andamento no município. Acompanhado por técnicos da prefeitura pediu mais celeridade e pressa na conclusão das obras.

“Vamos manter contato com as construtoras porque os recursos estão sendo liberados, nós precisamos estar com essas obras concluídas, queremos ter esses processos acelerados para que possamos inaugurar e colocar esses equipamentos a disposição da população”, disse o prefeito José Leite.

José Leite visitou a construção Posto de Saúde da Família, que está em fase de conclusão no Bairro Alto da Alegria, bem próximo a Avenida José Bernardino. Em seguida, o gestor municipal foi visitar o Bairro Malvinas para ver de perto a pavimentação dos calçamentos e, no Sítio Cabeludo, visitou a construção do Matadouro Municipal que também está em fase de conclusão.

José Leite esteve também nos bairros Bela Vista e Cirolândia, analisando de perto infraestrutura de ruas e avenidas, o problema das águas pluviais, bem como, o problema do lixo.

Na obra do canal que faz a transposição das águas do Riacho Seco com o Riacho do Batoque e que corta os bairros Bela Vista, Cirolândia e Nossa Senhora de Fátima, o prefeito cobrou da empresa responsável a Aliança LTDA mais agilidade na obra.

Já no Distrito de Arajara, o prefeito esteve visitando a construção das obras da quadra esportiva da Escola Antônio Costa Sampaio. O Prefeito José Leite esteve na companhia do coordenador de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, Arinaldo Cruz.

GOVERNO REPETE VITÓRIA NO SENADO E MÍNIMO DE R$ 545 VALERÁ EM MARÇO

Em apenas três semanas Valor proposto por Dilma passa sem dificuldades pelo teste do Senadoo governo conseguiu vencer seu primeiro grande desafio no Congresso Nacional exercendo sua ampla maioria na Câmara e no Senado e aprovou o valor de R$ 545 para o salário mínimo. Na votação de uma emenda que elevava o valor do mínimo para R$ 560, ontem à noite no Senado, o governo conseguiu 54 votos dentre os 81 parlamentares da Casa e derrubou a proposta. A sanção deve ocorrer nos próximos dias para o novo salário passar a valer já em março.

Se na Câmara o PMDB passou no teste de fidelidade dando todos os seus votos à proposta da presidente Dilma Rousseff, no Senado o PT enquadrou o gaúcho Paulo Paim e entregou todos os seus 15 votos ao governo.

No PMDB do Senado, somente Jarbas Vasconcelos (PE) e Roberto Requião (PR) votaram contra o governo entre os 19 senadores da bancada. Jarbas é dissidente histórico e Requião, apesar de votar contra o Planalto, subiu à tribuna para dizer que é governista. Os peemedebistas Luiz Henrique (SC), Casildo Maldaner (SC) e Pedro Simon (RS) se abstiveram. Além dos R$ 560, propostos pelo DEM, foram realizadas mais duas votações nominais na sessão, todas vencidas com tranquilidade pelo governo. Na de R$ 600 o placar foi de 55 a 17 contra o valor, com cinco abstenções. Numa emenda que tentava retirar do texto a permissão de reajustes por decreto até 2015 o placar foi de 54 a 20 a favor do desejado pelo governo.

Na tribuna, governistas e oposicionistas repetiram os argumentos usados na Câmara. Algumas surpresas surgiram, como o pronunciamento de Pedro Taques (PDT-MT) contra o governo e o da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que anunciou um voto pela sua "consciência" e se absteve nas duas votações sobre o valor, não acompanhando a oposição. A outra dissidente já era conhecida, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), que votou a favor do mínimo maior.

Cargos. Superada a pauta do mínimo, os líderes da base aliada acreditam que a partir da próxima semana pendências sobre as nomeações para o segundo escalão da administração federal começarão a ser resolvidas. O PMDB busca cargos no setor elétrico e em bancos públicos. Os nomes do ex-ministro Geddel Vieira Lima e do ex-governador José Maranhão estão na mesa para cargos na Caixa Econômica Federal. Orlando Pessuti, ex-governador do Paraná, pode ser encaixado na vice-presidência de governo do Banco do Brasil. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), trabalha para pôr no comando da Eletronorte o aliado José Antônio Muniz Lopes, ex-presidente da Eletrobrás.

O PT, à frente da maior parte do ministério, quer manter sua preponderância no segundo escalão. O foco do partido são áreas que possam trazer dividendos nas eleições municipais do próximo ano.

Derrotado nas eleições para o Senado, o ex-deputado Cláudio Vignatti, por exemplo, pode ficar com a presidência da Eletrosul. Outros partidos também pretendem fazer valer seus desejos. O PDT, que precisou conter uma rebelião na Câmara para ficar ao lado do governo, tentará agora emplacar o ex-senador Osmar Dias na vice-presidência de agronegócio do Banco do Brasil.

A compensação aos aliados virá também em "prestígio". Paulo Paim, que ameaçava votar contra o governo, foi chamado ao Palácio do Planalto para conversar com a presidente. Saiu de lá votando a favor dos R$ 545 e dizendo ter uma promessa de debate com o governo de bandeiras de sua campanha, o fim do fator previdenciário e o reajuste de aposentados que ganham acima de um mínimo.

Fonte: Estadao.com

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

BIG BROTHER BRASIL

O cordel que o Pedro Bial odiou.






Autor: Antonio Barreto,
Cordelista natural de Santa
Bárbara-BA,residente em Salvador.

Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.

Há muito tempo não vejo
Um programa tão ?fuleiro?
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.

Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, ?zé-ninguém?
Um escravo da ilusão.

Em frente à televisão
Lá está toda a família
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme ?armadilha?.


Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.

O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.

Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.

Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.

Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Dar muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.

Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério ? não banal.

Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.

A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os ?heróis? protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.

Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.

Talvez haja objetivo
?professor?, Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.

Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.

É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos ?belos? na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.

Se a intenção da Globo
É de nos ?emburrecer?
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.

A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.

E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.

E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.

E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.

A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.

Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.

Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?

Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal?
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal?

FIM

Salvador, 16 de janeiro de 2010.




* ***

*Não viemos à Terra para viver uma vida medíocre, mas para
aprofundar nossas experiências de vida e nos unirmos com tudo aquilo
que, em decorrência de nossos medos, acreditávamos que era separado
de nós. (Trecho do livro "Consciência é a Resposta", de Robert Happé) *

GOVERNO PUBLICA EDITAL PARA LICITAÇÃO DA ESTRADA DE SANTA FÉ




O deputado estadual Sineval Roque (PSB) anunciou nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, que foi publicado edital do Governo do Estado de licitação para a obra da estrada que liga o distrito de Santa Fé ao município do Crato. De acordo com o parlamentar, a estrada possui cerca de 13 quilômetros e está sem condições de tráfego. Roque parabenizou a população do Crato, que há tempos vem cobrando os reparos na estrada, e o governador Cid Gomes, que prometeu em dezembro a concretização da obra e agora autorizou o edital. Segundo o deputado, apesar de a estrada ser municipal, Cid se comprometeu com a reforma.

COMISSÃO DA REFORMA POLÍTICA É INSTALADA

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) instalou ontem a Comissão da Reforma Política e pediu que o prazo de 45 dias para a elaboração do anteprojeto seja cumprido. "Não devemos nos perder em discussões teóricas (...) precisamos trabalhar dentro do prazo", afirmou Sarney. A comissão, presidida por Francisco Dornelles (PP-RJ), é formada por 15 senadores.Dornelles disse que fará um "grande esforço" para concluir os trabalhos da comissão até 8 de abril. Ele definiu onze temas prioritários: sistemas eleitorais, financiamento eleitoral e partidário, suplência de senador, filiação partidária, coligações, voto facultativo, data da posse do Executivo, cláusula de desempenho, fidelidade partidária, reeleição e candidato avulso. Dornelles marcou a primeira reunião da comissão para hoje.

BANCADA QUER ACOMPANHAR PROJETOS PARA O ESTADO

Na primeira reunião oficial após a posse no dia primeiro de fevereiro os deputados da bancada cearense no Congresso decidiram por unanimidade adotar uma postura mais participativa na defesa dos interesses do Estado junto ao Governo Federal.Por solicitação do deputado Danilo Forte (PMDB-CE), um dos oito novatos da bancada, será agendada uma reunião com o governador Cid Gomes para que os deputados e senadores sejam inteirados do andamento dos projetos estruturantes, como o da refinaria da Petrobras, o projeto da siderúrgica e da Mina de Tatáia.O coordenador da bancada cearense, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que é uma decisão dos parlamentares "se tornarem mais protagonistas, mais representantes do Ceará em Brasília. Principalmente os deputados novos têm que conhecer os projetos, para poder defende-los e acompanhar a execução orçamentária", explicou.Em relação aos cortes feitos no Orçamento, o coordenador da bancada fez uma avaliação de que o impacto será pequeno apesar dos cortes. "Os principais investimentos no Estado fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e desta forma os investimentos foram preservados", disse Guimarães.O deputado Danilo Forte informou que a bancada vai tentar recuperar os recursos que estavam previstos para investimentos na área de Ciência e Tecnologia. "Vamos tentar recuperar os recursos da emenda dos peritos irrigados. As outras duas emendas já era previsto que pudessem ser cortadas".

SENADO DEVE APROVAR SALÁRIO MÍNIMO HOJE

O governo aprovou, ontem, urgência para a votação do projeto que reajusta o salário mínimo de R$ 545 no Senado. Isso significa que o texto vai ser analisado diretamente pelo plenário da Casa hoje, sem a necessidade de passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o que atrasaria a análise.Os governistas conseguiram o apoio da maioria da Casa para aprovar o pedido de urgência no plenário, mas a votação foi simbólica (sem registro no painel de votação).A ordem da presidente Dilma Rousseff é votar o projeto sem mudanças no texto aprovado pela Câmara para que possa sancioná-lo no fim de fevereiro. O governo quer fazer vigorar o novo valor do salário mínimo em março.A base de apoio da presidente do Senado está tranquila para a aprovação do valor proposto pelo governo. Líderes governistas calculam que vão ter entre 54 e 57 votos dos aliados. São necessários apenas 41 votos para a aprovação do projeto.A oposição reconhece que será derrotada diante da ampla maioria governista na Casa. "Esse é o jogo, faz parte da dinâmica do parlamento", disse o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR). A oposição protestou contra a aprovação da urgência.

PREFEITO ZÉ HELDER DÁ PROSSEGUIMENTO A PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS

O prefeito Zé Helder (PMDB) vem honrando com o acordo firmado com a Justiça do Trabalho, referente ao pagamento de precatórios, acertando a situação do município com vários trabalhadores que foram dispensados do serviço público, a maioria na gestão do ex-prefeito João Eufrásio Nogueira.

O ex-prefeito deixou o município em uma situação complicada com a Justiça do Trabalho, já que não pagou precatório durante a sua gestão, com exceção da quitação de apenas um processo pago a uma ex-funcionária municipal fora da ordem cronológica, o que prejudicaria a administração do recém eleito prefeito Zé Helder, em 2005. A conta que o ex-prefeito João Eufrásio deixou para o município era de mais de três milhões de reais.

Com habilidade, o prefeito Zé Helder convenceu a Justiça do Trabalho de que o ex-prefeito agiu de má fé, quando quebrou a ordem cronológica de pagamento dos precatórios, e que o município não teria como arcar com a vultosa dívida, sem que houvesse um ajustamento do calendário de pagamento.

Depois de negociação, por ordem do prefeito Zé Helder e de comum acordo com a Justiça do Trabalho, foi criada uma conta específica para fins de pagamento de precatórios, com recursos do Fundo de Participação dos Municípios, com depósitos mensais. Estes, que eram feitos em valores maiores, devido às sucessivas negociações com os servidores demitidos, atualmente somam R$ 30.000,00 (trinta mil reais).
Segundo a Procuradoria Geral do Município, quando a conta atinge valores representativos, os ex-funcionários são convocados dentro da ordem cronológica para negociarem os valores a serem recebidos.

Na última terça-feira, 15 de fevereiro, na Procuradoria Geral do Município, em reunião do prefeito Zé Helder, com a procuradora Dra. Ellen Alves Costa, com a presença de 18 ex-funcionários e seus respectivos advogados, foram fechados 15 acordos, com um volume de recursos dispensados para pagamento de precatórios de aproximadamente R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

Na gestão do prefeito Zé Helder, já foram realizadas cinco rodadas de negociações, e de 140 precatórios, foram pagos 60, que somados aos 15 do ultimo acordo, totalizam 75 precatórios quitados. Até agora, só com precatórios, a prefeitura pagou aproximadamente R$ 1.449.528,00 (um milhão quatrocentos e quarenta e nove mil e quinhentos e vinte e oito reais).

“Sempre fui um homem correto nas minhas ações e não poderia negar aos servidores que têm causas trabalhistas com o município de receberem esses direitos. Há casos de servidores em que as contas se apresentam em valores muito elevados, mas estamos negociando e honrando a nossa parte com esses trabalhadores pagando os precatórios” - disse Zé Helder.

DECIBELÍMETROS EM JUAZEIRO

Prefeitura de Juazeiro, através Secretaria de Segurança e Departamento Municipal de Trânsito, está adquirindo quatro aparelhos de decibelímetros (instrumento que mede a intensidade de ruídos) certificados de calibradores que serão utilizados pelo Demutran e repassados por meio de convênios de parceria à SEMASP, CPMA e Ronda do Quarteirão.

A aquisição desse novo equipamento deve-se ao grande número de reclamações e denúncias da comunidade contra poluição sonora gerada por estabelecimentos comerciais e por veículos de som, volantes ou assemelhados e particulares, em via pública, fazendo assim cumprir efetivamente a Lei Estadual nº 13.711 de 20 de Dezembro de 2005.

Caberá a qualquer pessoa do povo, que considerar seu sossego perturbado por sons ou ruídos não permitidos pela Lei, comunicar ao órgão competente o fato, para que sejam tomadas as providências cabíveis

SEMANA DE PREVENÇÃO A LER


Através do CEREST- Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador acontece em Juazeiro mais uma Semana de Prevenção a LER/DORT - Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Em 28 de fevereiro, será vivenciado o Dia Mundial de Prevenção a LER/DORT. O fisioterapeuta do CEREST, Marconiedson Sampaio, está realizando palestras educativas ao longo desta semana em industriais calçadistas do Cariri. |Na última segunda-feira, 21, foi realizado trabalho junto a digitadores da Secretaria de Saúde que atuam do Cartão SUS, Bolsa Família e SIAB. O trabalho é denominado cinesioterapia laboral. A Cinesioterapia Laboral é baseada em uma série de exercícios leves e de curta duração e que podem ser feitos no próprio ambiente de trabalho não sobrecarregando o funcionário e prevenindo doenças ocupacionais.

BECO DA CEBOLA




A SEMASP - Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte inicia nesta terça-feira, 22, o cadastro dos comerciantes que trabalham na área externa do Mercado Central. Conforme combinado em reunião, na última sexta-feira, no auditório da SEMASP, conduzida por Eri Meneses gerente da DISMEP, o secretário Adjunto Argemiro Teófilo, e o gerente do mercado, José Agnaldo Lima. O cadastro objetiva saber quantos produtos estão sendo ofertados, para que o projeto de reforma organize melhor os espaços, oferecendo melhores condições para os comerciantes e visitantes. O cadastro é feito pela SEMASP em parceria com a Secretaria de Planejamento.

GEOPARK ARARIPE ASSINA CONVÊNIO DE PARCERIA COM O ICASA





Foi á assinado, hoje no campo de treino do Icasa, no Praxedão, em Juazeiro do Norte, convênio de parceria entre o clube e o Projeto Geopark Araripe, com a presença dos alunos integrantes da escolinha de futebol do Icasa e a coordenação executiva do Geopark, além da Universidade Regional do Cariri - URCA, representada pela Vice-Reitora, Professora Otonite Cortez e a diretoria do clube. Na ocasião, será entregue a placa de entidade parceira do Geopark ao Icasa, representado pelo seu diretor de honra, Zacarias Silva.

O convênio estabelece uma parceria ampla, que vai desde o trabalho de educação ambiental, proporcionado por o único Geopark das américas, dentro de um processo de integração, à integralização de projetos da Universidade, por meio de cursos como o de Educação Física, propiciando aos alunos da escolinha de futebol uma cobertura mais ampla de atendimento.

O apoio servirá para o fortalecimento desse trabalho social desenvolvido com dezenas de crianças da região, por meio do clube de futebol. É também, segundo o coordenador do Geopark Araripe, Patrício Melo, uma forma de reconhecimento do trabalho social que vem sendo realizado pelo Icasa. Ele destaca que esse é apenas o início de uma série de atividades que deverão ser desenvolvidas de forma parceria e de também incentivar os outros clubes de futebol da região a desenvolverem atividades que propiciem oportunidades a crianças e jovens das comunidades pobres da região.

JOSÉ LEITE VISITA CENTRAL DE ALIMENTOS EM BARBALHA


O prefeito José Leite esteve na manhã desta terça-feira (22) visitando a Central de Distribuição de Alimentos, que recebe os produtos da Agricultura Familiar barbalhense e que faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura Municipal.

A Central de Distribuição de Alimentos, localizada no Bairro Cirolândia, recebe semanalmente as instituições filantrópicas do município, que são cadastradas no programa, para a entrega de remessas de alimentos produzidos pelos pequenos agricultores que vendem os produtos diretamente ao governo.

Mais uma vez, os representantes das instituições receberam os produtos e puderam externar a importância da implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Barbalha, através do esforço do prefeito José Leite.

O prefeito José Leite afirmou que a pretensão de seu governo é de aumentar o número de pessoas que podem ser beneficiadas através das instituições e que pretende, também, ampliar a Central de Distribuição dos Produtos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

BICBANCO SE DESTACA NO CENÁRIO NACIONAL


O BICBANCO vem passando por uma inserção maior no mercado financeiro nacional.

Com um aumento de seus investimentos o banco teve um crescimento anual de 45% na carteira de crédito, em um mercado que evoluiu em torno de apenas 20 por cento.

O BICBANCO cresce por que ampliou seus pontos de venda, e clientes corporativos, incrementou a captação de recursos e investiu nos mercados externos.

A elevação do patrimônio de referência em seu nível máximo é outro ponto positivo.

Hoje o BINCBANCO é uma das mais sólidas instituições financeiras do Brasil, com 13,2 bilhões de reais em operações de crédito, e 8,6 bilhões de reais em depósitos feitos na instituição mostrando a enorme credibilidade da instituição.

O BICBANCO mantém negócios com os mais variados segmentos produtivos do Brasil com investimentos em todas as regiões brasileiras, extrapolando o Ceará e o Nordeste.

ROBERTO SIEBRA - O AJUDANTE DE PEDREIRO QUE SE FEZ DOUTOR



Filho de merendeira e marceneiro, Roberto Siebra tem uma história de vida que orgulha os filhos da classe do proletariado deste país. Quando menino vendeu pão picolé, inventou de ser engraxate, já adulto foi ajudante de pedreiro e atualmente é professor doutor da Universidade Regional do Cariri – URCA. Siebra foi perseguido na sua juventude por causa da sua militância política e é uma das figuras históricas do Partido Comunista do Brasil na Região do Cariri por ter ajudado a construir o partido no período da semi-cladestinidade.

Alexandre Lucas - Quem é Roberto Siebra?

Roberto Siebra - Um rapaz nascido e criado no bairro do Seminário, no município do Crato, tendo uma bela vista do Sopé da Chapada do Araripe, filho de uma merendeira de escola pública e de um marceneiro, casal que criou seus 4 filhos de forma honesta e ética, ensinamentos estes que até os dias atuais tomo como guia nas ações que pratico no cotidiano.


Alexandre Lucas - Como teve início o seu contato com o Partido Comunista do Brasil – PCdoB?

Roberto Siebra - O meu contato foi no inicio da década de 80, quando na oportunidade participava dos movimentos de juventude existentes no nosso município. Naquele período o Brasil vivia os dias finais da ditadura militar, com grandes manifestações da sociedade civil e política participando de milhares de movimentos pela liberdade e pela democracia. Foi em um destes momentos que conheci o PCdoB, ainda na clandestinidade.

Alexandre Lucas - Você teve um trabalho importante na construção do PCdoB na região do Cariri, no tempo em que o partido ainda vivia na clandestinidade. O que foi ser comunista neste tempo?

Roberto Siebra - Lembro bem que neste período éramos obrigados a termos nomes falsos, o meu era Mauricio, e as reuniões eram feitas obedecendo a várias regras de segurança, entre as quais, a de nunca exceder o numero de três pessoas, não fazer anotações, não se reunir sempre no mesmo lugar, etc.

Foi um período muito difícil para mim, então com 17 anos, que tive que trocar vários prazeres da juventude, pela prática política semi-clandestina. Significou por um bom tempo ter que mentir para família (Ex. varias vezes tinha reunião em Fortaleza e ai dizia que íamos para um encontro religioso, uma viagem de ferias, etc.)

Significou também enfrentar um grande preconceito de pessoas e instituições, e como exemplo lembro um episodio que mim marcou profundamente, a solicitação, na época de pessoas da Igreja Católica exigindo que retirasse do movimento de juventude, pois isto podia prejudicá-lo, etc.

Outro exemplo marcante foi a minha expulsão do Colégio Agrícola do Crato, depois de ter sido arrombado o meu armário e retirado alguns pertences, entre os quais alguns documentos tidos como subversivos. Mas, nada disto nos tirava a certeza de que o novo sempre vem, como diz o poeta Belchior. E, poucos anos depois, pudemos comprovar isto na prática com o fim da ditadura militar e o retorno a um país democrático.

E como as coisas mudaram, sinto feliz em ter dado esta contribuição. Esta é a melhor coisa que tenho, é o meu bem mais precioso, que deixo aos meus filhos, meus netos e próximos da minha geração. Dizer-lhes e provar-lhes que ajudei a construir um país livre da opressão e da miséria, tarefa que ainda continuo até hoje e pretendo levar até os dias finais de vida.

Alexandre Lucas – Quais eram os desafios?

Roberto Siebra - O grande desafio da época era combinar o trabalho semi-clandestino com o trabalho legal, mas o grande trabalho era organizar o combate a Ditadura Militar, daí tínhamos uma grande participação no movimento secundarista e de bairros.

Alexandre Lucas – Você vem da classe operária e teve uma vida sem facilidades. Antes de receber a titulação de doutor foi servente da
construção civil.

Roberto Siebra - Desde cedo aprendemos a lição reservada aos filhos das classes pobres – TRABALHAR. Comecei vendendo pão, depois picolés e até, sem muito sucesso tentando ser engraxate. Depois fui contratado por uma construtora para trabalhar nas casas populares, inicialmente como servente e depois, por conta de algumas facilidades, ascendi para apontador. Infelizmente esta carreira na construção civil durou pouco, pois ao descobri que tinha uma militância política e na obra estava tentando sindicalizar alguns funcionários, fui demitido.
Consegui emprego junto aos trabalhadores em transportes rodoviários, passando a atuar especificamente no sindicato dos trabalhadores desta categoria por um longo tempo, e ao sair fui ser Agente de Saúde no Crato, sendo posteriormente conduzido ao Sindicato Estadual dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde.

No decorrer da minha vida sempre mim virei para conseguir trabalho, mas o que é fundamental que nunca larguei os estudos. Mesmo tendo que trabalhar, conclui a minha graduação em História na Faculdade de Filosofia e fiz duas especializações na UECE, o que mim qualificou a trabalhar inicialmente na URCA como professor colaborador sendo contratado como professor efetivo, em decorrência de ter passado no primeiro concurso publico promovido por esta instituição. Foi uma das maiores alegrias da minha vida e da minha família.

Dentro da universidade, e com muita dificuldade lutei para conseguir galgar a patamares maiores. Afirmo com orgulho que eu sou um destes casos excepcionais numa sociedade como a nossa que reservou os melhores lugares sociais, políticos e econômicos, para as classes dominantes e abastardas. Imaginar que uma pessoa que teve a minha origem e história chegar a um dos maiores títulos acadêmicos em uma universidade brasileira – SER DOUTOR.

Alexandre Lucas – Essa sua trajetória é marcada por momentos difíceis?

Roberto Siebra - É verdade, aminha vida não foi nem é fácil. O importante nisto tudo é como enfrentamos e resolvemos estas dificuldades e tomei a decisão de enfrentá-las através de muito trabalho, de ser sincero, honesto e ético. Principalmente de nunca esquecer minha origem e em especial o esforço que o meu pai e mãe (Cristovão e Altina) fizeram para chegar aonde cheguei. Sem meus genitores, não estaria onde estou hoje e a eles dedico todas estas conquistas.

A esta trajetória gostaria de tirar uma lição aprendida na prática, por mais difícil que seja a vida, podemos conseguir sair vitorioso, mas isto significar ir a luta e não só ficar em casa se lamentando ou criticando os outros. Eu sou a prova viva disto.

Alexandre Lucas – Antes você ajudava a construir prédios e hoje ajudar a construir consciências?

Roberto Siebra - Esta é maior tarefa que existe e que enfrento. Construir consciências é um prédio muito difícil de levantar, até porque nunca estará concluso, sempre terá um andar para subir, o que exige um cotidiano de práticas e compromissos. Na construção das consciências existem dois fatores importantes, de caráter objetivo e subjetivo. O primeiro está relacionado como a pratica da educação formal e informal e o fator subjetivo engloba outras situações, muito difíceis de enfrentar numa sociedade onde o valor supremo é o dinheiro e o poder material, em detrimentos de outros valores éticos e morais transformados em moeda de troca no mercado de ações capitalistas.

Construir consciência significa construir um novo mundo calcado em valores supremos de dignidade e respeito aos valores fundamentais dos seres humanos. Significa em primeiro lugar acabar com a fome a miséria da maioria de nossa população.

Alexandre Lucas – O que significa a educação para você?

Roberto Siebra - Um passo importante, mas não o único, para iniciarmos o processo da construção de nossas consciências, um aliado fundamental para darmos dignidade a pessoa humana, e um instrumento valiosos na construção de uma ova sociedade. Não podemos prescindir do papel da educação como essencial no processo de produção e transformação das riquezas materiais, ou melhor dizendo, alavanca fundamental no avanço das forças produtivas e conseqüente mudança das relações sociais.

Alexandre Lucas – Existe uma crença de que a educação fará a revolução. Você acredita nisso?

Roberto Siebra - Não acredito que educação faça revolução até porque se isto fosse verdade os professores seriam agentes altamente revolucionários e aqueles que tem mestrado e/ou doutorado seriam seus lideres. E a realidade é bem diferente, pois a história mostra que este segmento nunca foi capaz de avançar ou liderar processos revolucionários significativos, ficando sua participação política restrita a lutas especificas, como melhoria salarial, etc.

É bem verdade que a educação formal pode ser um componente importante no processo de transformações de uma sociedade, mas se isto for acompanhado de um processo de conscientização política que ocorra em outras arenas da vida.

Alexandre Lucas – Qual o seu papel enquanto professor?

Roberto Siebra - O mesmo que tinha quando estava na fabrica, contribuir para a construção de um mundo melhor. Não mudou nada o fato de ser professor no que diz respeito ao meu papel, só o terreno da prática, pois é mais difícil ser professor universitário do que ser operário. O palco é diferenciado com grande predominância da vaidade e da falta de humildade, fatores que impedem que vejamos as outras categorias como parceiras e que exercem um papel fundamental na construção de uma nova realidade


Alexandre Lucas – O índice de analfabetismo em Cuba é baixíssimo. Quando você esteve em Cuba pode perceber diferenças no sistema educacional brasileiro?

Roberto Siebra - Tenho viajado muito, Europa, América Central e mais recentemente vários países da América Latina e isto mim fez ter muito cuidado na hora de fazer avaliações sobre as realidades especificas de cada país. São contextos históricos, sociais e políticos completamente diferentes dos nossos e temos que levar isto em consideração sob pena de cometermos erros de avaliação.

O caso cubano é mais complicado porque temos que levarmos em consideração um fator importante na construção histórica deste país, refiro-me a tentativa deste povo construir uma nova sociedade diferente daquela que estamos acostumados e que tem como base a mercantilização das relações. Isto é diferente e vai de encontro a falsa realidade que permeia a maioria da humanidade construída principalmente pelas classes dominantes dos grandes países imperialistas modernos, especialmente os Estados Unidos.

Não precisamos aqui fazemos nenhuma apologia a realidade cubana, pois os dados estatísticos referentes a conquistas sociais, nos quais está inserido a educação, são provas cientificas da vitalidade do sistema e dos grandes avanços conseguidos por este povo. É bem verdade que existem grandes problemas a serem enfrentados e vencidos e isto tem sido uma pratica cotidiana deste povo.

Alexandre Lucas - O seu doutorado é em Sociologia e sua tese tem como título: Os subterrâneos do poder: corrupção e instituições de controle no Estado do Ceará. O que você pode concluir a partir desta pesquisa?

Roberto Siebra - São varias as conclusões, mas especialmente, no que se diz respeito a corrupção podemos afirmar que é um fenômeno histórico, datado e não natural como afirma o senso comum. Isto significa dizer que esta pratica política, assim como teve inicio pode ter fim.

A corrupção é uma prática política de poder relacionada às elites dominantes que sempre a usaram como forma de manter os seus privilégios, motivo pela qual persistem nas instituições governamentais.

Outro fator importante diz respeito a relação entre corrupção e democracia, na medida em que esta ultima pode ser um antídoto poderoso para combater esta pratica ilícita.

Alexandre Lucas – No final do ano passado você vez uma aventura pela America Latina que lembra o revolucionário Ernesto Che Guevara. Como foi essa experiência em conhecer os países vizinhos como mochileiro?

Roberto Siebra - Estive recentemente na Bolívia, Peru, Chile e Argentina, conhecendo estes lugares, seu povo e historia de uma forma que lembra Guevara.Mas apesar de ter adotado a mesma forma de conhecimento, isto é, usar meios alternativos para esta aventura, nunca tive a presunção de imitar o comandante, até porque isto seria impossível, por vários motivos. Foi uma viagem de conhecimento, já que tive acesso a povos, culturas e costumes em tempo real, sem intermediários, vivenciando o cotidiano de nossos irmãos latino americanos. Isto é fundamental para o aprendizado de um cientista social de profissão e de coração que acredita que a busca do conhecimento tem que ter dois pilares inseparáveis: a teoria e a prática.

Todo este roteiro foi feito a pé, de bicicleta e de ônibus, seguindo um projeto que foi pensado por cerca de 10 meses e que foi finalmente concretizado, com todos os percalços que uma empreitada desta pode oferecer, inclusive risco de vida. Certamente foi uma das maiores aventuras de minha vida e mim impulsionou a transformá-la numa rotina a ponto de esta já planejando uma próxima

ROMEIRÃO RECEBE HIDRANTES


A prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Esporte e Juventude comprou 4 hidrantes, que já estão sendo instalados no Estádio Mauro Sampaio (Romeirão). O Secretário Aurélio Matias informou que o procedimento atende a determinação do Ministério Público Estadual, para os critérios de segurança no desenvolvimento da prática esportiva naquela praça de esportes.

Já foi iniciado o trabalho de tubulação ligando o corpo de bombeiros ao estádio romeirão, e na próxima quarta-feira, 23, será instalado o primeiro hidrante nas cabines de Rádio e Televisão. Será instalado um na entrada dentro do estádio, outro na borda do gramado, e um dentro dos vestiários dos jogadores.

O equipamento além de servir ao estádio romeirão, também, beneficiará a população, já que o corpo de bombeiros será abastecido, no próprio local para atender as ocorrências, pois precisava se abastecer de outras fontes distantes. O estádio romeirão tem uma cisterna que acumula 75 mil litros de água.