terça-feira, 29 de março de 2011

ROBERTO SIEBRA VICE DE OTONITE CORTEZ NA CAMINHADA PELA REITORIA DA URCA


O professor doutor Roberto Siebra foi escolhido e será o vice na chapa da professora Otonite Cortez na disputa pela reitoria da Universidade Regional do Cariri – URCA. A escolha se deu de forma democrática, entre professores que fazem parte da atual gestão do professor Plácido Cidade Nuvens.

O professor Roberto Siebra é cratense da gema, é doutor, e uma pessoa com bom trânsito no meio acadêmico. Presidente do PC do B do Crato unifica os comunistas cratenses em torno da chapa Otonite-Roberto Siebra.

Em uma conversa com Roberto Siebra dia desses ele me disse que queria ser vice-reitor para poder poder contribuir mais com a universidade, com o Crato e com o Cariri, que, segundo ele, já lhe deram tanto.

VOZÃO SE PREPARANDO PARA COPA DO BRASIL



O técnico do Ceará, Dimas Filgueiras, divulgou nesta terça-feira, 29, a lista dos jogadores relacionados para o jogo contra o Brasiliense. A partida, válida pela Copa do Brasil, será na próxima quarta-feira, 30, às 21h30, no Castelão. As informações são do site oficial do clube.


LISTA DE RELACIONADOS




Goleiros: Fernando Henrique e Adílson

Zagueiros: Cléber, Erivélton, Juninho e Fabrício
Laterais: Boiadeiro, Vicente e Eusébio
Volantes: Michel, João Marcos, Heleno e Douglas Silva
Meio-campistas: Geraldo, Sérgio Mota, Thiago Humberto, Anderson Barreto e Rodrigo Paulista
Atacantes: Iarley, Marcelo Nicácio, Junior e Washington



Redação O POVO Online

REPERCUSSÃO DA MORTE DE JOSÉ ALENCAR



"O Governo do Estado do Ceará e todo o povo cearense recebem com profundo pesar a notícia da morte do ex-Vice-Presidente José Alencar. Político honrado, mestre da coragem e da serenidade, José Alencar prestou ao País uma contribuição imensurável, apoiando o Presidente Lula, durante os dois mandatos, na cruzada pela redenção econômica e erradicação da miséria. Exemplo de tenacidade e fé, lutou bravamente pela vida, no que também ofereceu lições aos brasileiros. O Brasil perde um dos seus políticos mais ilustres, pelo que externamos nossa dor e eterna saudade."

Cid Gomes, govenador do Ceará



"A lição que o ex-vice-presidente José Alencar deixa para todos nós, além do seu histórico de empresário e homem público, foi a demonstração de uma fé extraordinária diante das adversidades. Todo o país, tocado de muita emoção, acompanhou o seu sofrimento e recolhe dele esse exemplo de coragem, de uma espírito de luta nos grande embates da vida, sobretudo pela recuperação da saúde. Seu esforço não foi em vão, porque ele nos deixa essa comovente história."

Tasso Jereissati, empresário e ex-senador



“A luta tenaz de um homem que sobreviveu com honradez e energia é exemplo de dignidade para cada um de nós. José Alencar, sem dúvida, se constitui numa reserva moral para nosso povo. Pelo seu exemplo de homem, de ser humano, de político, de lutador e de guerreiro é que nós lhe agradecemos”.

Eunício Oliveira, senador

“Ele era uma pessoa muito tranquila, sempre aberto a ouvir e, acima de tudo, construir saídas para os mais difíceis temas que eram levados a ele. Eu diria que foi a aliança perfeita entre duas pessoas (Alencar e Lula) que vieram do povo, com o compromisso de construir uma nação”.

José Pimentel, senador

"O Brasil perde um grande homem, notável estadista. Que Deus dê a todos nós força para suprir a dor de sua ausência".

Paulo Maluf, deputado federal

"Ele nunca baixou a guarda. Sempre acreditou num sopro de vida, na recuperação. E esta crença fez com que ele adiasse seu encontro com o criador. Acho que fica a lembrança de um homem cordial e amável."

Aécio Neves, senador

"Em Montevidéo recebo a triste notícia do falecimento de José de Alencar. Toda força à família nessa hora dificil."

Eduardo Suplicy, senador

"Treze anos e 17 operações depois, o ex-presidente Alencar foi, enfim, descansar. Que Deus o receba."

Roberto Jefferson, ex-deputado federal

"A tristeza pela perda do José Alencar só não é maior do que a lição de amor à vida que esse guerreiro nos deixou. Meu carinho para toda a família dele. Vocês podem ter certeza de que ele nos ensinou muito nessa luta pela vida..."

Ronaldo, ex-jogador de futebol

"É com muito pesar que recebo a notícia do falecimento do Grande José Alencar. Homem que marcou a história política do País pela simplicidade e simpatia. Meus sentimentos à família."

Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados

"Dor e coração partido com o adeus de José Alencar, um guerreiro."

Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT

MILHÕES DE CELULARES

O Ceará encerrou o mês de fevereiro quase atingindo o patamar dos oito milhões de linhas de telefonia móvel. De acordo com dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Estado já soma 7,95 milhões de acessos em operação, uma evolução de 100 mil em relação a janeiro. Com o avanço, já são 91,5 celulares para cada 100 habitantes cearenses. 7,1 milhões de linhas - o que representa 90% - são pré-pagas, enquanto apenas 784 mil pertencem ao tipo pós-pago. Dentre os nordestinos, o Ceará é o terceiro no número de acessos, perdendo apenas para Bahia (13 milhões) e Pernambuco (9,6 milhões).

JUÍZO ARBITRAL

Um projeto de lei de autoria do deputado Augustinho Moreira (PV) pretende dar mais celeridades a processos de pequenas causas que envolvam o Estado. O parlamentar pretende legitimar a adoção de juízo arbitral para a solução das pendências de litígio no Ceará. O projeto deverá ser lido em plenário para iniciar a sua tramitação. Antes de ser levada para votação, a proposta do deputado tem que ainda receber o aval da Procuradoria da Assembleia Legislativa.

O projeto do parlamentar propõe que o Estado, órgãos e entidades das administrações estaduais direta e indireta possam optar pela adoção do juízo arbitral para a solução de pequenos conflitos em que figurem como uma das partes. "Muitas pendências judiciais emperram e não são resolvidas. Isso permitira o Estado resolver demandas de valores pequenos", justifica Augustinho Moreira.

fonte: DN

CÓDIGO FLORESTAL

Relator da proposta de reforma do Código Florestal, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ressaltou nesta terça-feira, 29, que as discussões em torno do tema não são uma briga entre ambientalistas e ruralistas. Durante audiência pública no Senado, Rebelo defendeu que a atualização do código é uma necessidade para proteção do meio ambiente e da agricultura do País.


“A desinformação na sociedade e na imprensa é muito grande sobre isso e todo mundo reproduz o jargão de que é uma briga entre ambientalistas e ruralistas. Não é uma briga entre ruralistas e ambientalistas, isso é a necessidade do país de proteger o meio ambiente e a agricultura”, afirmou o deputado.

FONTE: jornal O Povo

CONGRESSO LAMENTA MORTE DE JOSÉ ALENCAR

A Câmara dos Deputados e o Senado da República lamentaram agora há pouco a morte do ex-vice-presidente José Alencar.A Câmara fez um minuto de silêncio durante a sessão ordinária em curso neste terça-feira.No senado, o presidente José Sarney comunicou, com pesar, o falecimento do político e empresário.Mineiro, 79 anos, Alencar, que também foi empresário, perdeu a luta para o câncer, contra o qual lutava há 13 anos, em São Paulo, no início da tarde.

CHUVAS NO CEARÁ


O Ceará registrou chuvas em 89 de seus 184 municípios nesta terça-feira (29). Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam precipitações em todas as regiões do Estado, principalmente na Ibiapaba.

As estatísticas se referem a um período de 24 horas, entre 7 horas de segunda e 7 horas de terça-feira. As chuvas não tiveram forte intensidade, mas se espalharam por todo o Ceará.

A maior chuva foi anotada em Senador Sá, na região Norte, com 56 milímetros. Já em Pentecoste, no Vale do Curu, foram 55 milímetros. Na Região Metropolitana de Fortaleza a maior precipitação aconteceu em Caucaia, de 25 milímetros

BOLSONARO E SEU PRECONCEITO CONTRA GAYS.

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) disse nesta terça-feira (29) que entendeu mal a pergunta feita pela cantora Preta Gil no programa CQC da Rede Bandeirantes, exibido nesta segunda-feira (28). Após uma pergunta da cantora, Bolsonaro declarou que não aceitaria que seu filho se apaixonasse por uma mulher negra. O parlmamentar negou racismo e disse que não admitiria que um filho tivesse um relacionamento homossexual, e não com uma pessoa negra.

- O que eu entendi é que [a pergunta era] se o meu filho tivesse relacionamento com um gay, como eu me comportaria. [...] Com todo certeza eu pisei na bola, eu não prestei atenção na pergunta. Você acha que um político ia responder aquilo?

No programa, Bolsonaro disse à cantora: “Preta, eu não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu”.

Bolsonaro disse que não há problema em ver um filho seu se relacionando com uma pessoa negra, mas que não há nenhuma chance de sua prole ter uma relação homossexual.

- Meu filho teve educação para seguir os passos dele. Quando um moleque, um filho nosso, está começando a atirar pedra na janela do vizinho, praticar pequenos furtos, ser violento e você não tem como vencer no diálogo, você não vai dar um couro nele? Se ele está começando a ficar gayzinho, vai dar um couro nele que ele entra na linha!



Confira também
Preta Gil diz que vai processar deputado
...Ao comentar o lançamento, nesta terça-feira (29), da Frente Parlamentar Mista em Defesa da cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), o parlamentar ironizou e disse que não se trata de uma “frente”, mas sim de uma “retaguarda”.

- Isso não é uma frente, é uma retaguarda parlamentar. Defender esse pessoal para quê? Que exemplo de bons costumes, ética e moral eles têm para dar para a sociedade?

A frente parlamentar recolheu 171 assinaturas de parlamentares. O grupo é encabeçado pelo deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) e pela senadora Marta Suplicy (PT-SP) e pretende aprovar no Congresso, além da união homoafetiva, o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Bolsonaro adiantou que irá apresentar ao Conselho de Ética – onde alguns parlamentares ameaçam pedir punições ao carioca – um requerimento para que o conselho ouça suas justificativas em relação à participação no programa CQC.


RÁPIDO COMENTÁRIO: era esse tipo de político que o PIG colocava na mídia para falar mal do ex-presidente Lula, dos movimentos sociais e da Dilma. Uma vergonha.

FALECIMENTO DE JOSÉ ALENCAR

Faleceu, às 14h45 desta terça-feira (29), por falência múltipla de órgãos, o ex-vice-presidente da República, José Alencar. Aos 79 anos, o político tratava um câncer na região do abdômen há 13 anos.

Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva, hospital Sírio-Libanês, em São Paulo desde a última segunda (28), quando apresentou um quadro de obstrução intestinal com perfuração abdominal e peritonite (infecção na membrana que protege a cavidade abdominal).

Tratamento

Devido a seu estado crítico, os médicos tinham descartado qualquer procedimento cirúrgico e Alencar estava sendo tratado apenas com analgésicos para aliviar a dor.

Depois de 33 dias internado, o ex-vice-presidente havia deixado o hospital no último dia 25 de janeiro para ser um dos homenageados no aniversário de São Paulo.

segunda-feira, 28 de março de 2011

APREENSÃO DE ANIMAIS

A composição da CPA – 5002, pertencente à Companhia de Polícia Militar Ambiental, quando fazia fiscalização ambiental, por volta das 15h da última sexta-feira, 25, aprendeu animais silvestres, no bairro Triângulo em Juazeiro do Norte.Foram apreendidos dois galos de campina, um canção, um ticio, quatro golinhas, um careta e um bico de lacre.Os pássaros e mais sete gaiolas apreendidos foram apresentados juntamente com o infrator a Delegacia Regional de Policia Civil, em Juazeiro do Norte – CE onde foi feito o TCO Nº 488-199/2011 baseado no Art.29 § 1º da Lei 9.605/98. Os pássaros e gaiolas foram entregues a Elaine Peixoto Rocha, agente administrativa do escritório Regional do IBAMA, na cidade do Crato.

COLETIVO CAMARADAS

Estética, política, cultura, interação e educação são algumas das questões que fazem parte da forma do pensar e fazer artístico do Coletivo Camaradas. Criado no final de 2007, “Os Camaradas” vem desenvolvendo um trabalho de militância artística e de envolvimento do grande público nas suas ações. Além de uma atuação ativa na região do Cariri – CE, o grupo integra a rede nacional de Coletivos – Programa de Interferência Ambiental – PIA e o Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA.

No período de 21 a 23 de abril, a concepção estética do Coletivo será apresentada no Estado de Mato Grosso, em Cuiabá, pelo professor e artista visual, Alexandre Lucas, que atualmente coordena o grupo. O trabalho será apresentado durante o Encontro do CUCA –MT. O evento reunirá artistas e produtores de várias estados brasileiros e será uma espécie de vivencia e intercâmbio estético e artístico.

COMBATE A PEDOFILIA

Está em tramitação na Câmara Municipal de Várzea Grande um projeto de lei de autoria do vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) líder da bancada do (PV) e Presidente da ONG MT contra a pedofilia, que visa combater a pedofilia na internet e o cyber bullying, mediante a instituição do programa “Educação e Conscientização Digital – Segurança na Rede”, na grade curricular das instituições de ensino municipais de Várzea Grande. A propositura aguarda parecer da consultoria jurídica do Legislativo para entrar na pauta de discussões.

O projeto responsabiliza o Poder Executivo Municipal pela educação e conscientização digital dos alunos por meio de palestras ou aulas temáticas, podendo incluí-las na grade curricular do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Caso aprovada a proposta, caberá à Secretaria de Educação oferecer as orientações necessárias aos professores para o desenvolvimento da referida disciplina.

Além do combate ao cyber bullying e pedofilia, o programa deverá fornecer informações que possibilitem a identificação dos perigos presentes na internet, como fraudes financeiras, envio de vírus, roubo de senhas, crimes contra a honra, calúnia, injúria e difamação, além de crimes de preconceito de gênero, raça e etnia.

O programa também deverá orientar o aluno para a identificação de oportunidades, como a relação interpessoal e preparação para o mercado de trabalho (como cursos online e à distância), e a construção de competências profissionais, habilidades sociais e marketing pessoal.

SÍTIO FUNDÃO EM CRATO

O Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Paulo Henrique Lustosa, juntamente com o Superintendente interino da Semace, Ricardo Araújo, estarão dia 29 próximo (terça-feira), na cidade do Crato, para entregar à população do Cariri, às 10 horas, a casa sede do Parque Estadual do Sítio Fundão.Trata-se de uma área, com resquícios de mata atlântica, desapropriada pelo governador Cid Gomes, em seu primeiro mandato como governador, com extensão de 93,54 hectares. Cid, a época, acatou justificativa do então Presidente do Conpam, André Barreto, para transformar o local numa Unidade de Conservação (UC) estadual.

O Parque está totalmente cercado e conta com trilhas ecológicas para visitantes. O restauro da casa sede custou aos cofres do Estado R$ 200 mil, provenientes de compensação ambiental. Foram realizados os procedimentos necessários com vistas ao tombamento da edificação como patrimônio histórico cultural concluído pelo técnico Otávio Menezes da Secult/Copahc que está em andamento. A restauração obedeceu fielmente a planta original, construída pelo antigo proprietário, ambientalista Jéferson da Franca Alencar (falecido) em taipa, técnica construtiva vernacular à base de argila (barro) e cascalho com o objetivo de erguer uma parede, única no Estado com dois andares.

O antigo proprietário teve o cuidado de conservar não apenas toda a vegetação (flora e fauna) mas o acervo material, inclusive, um engenho de madeira. O acervo material, disse à imprensa, Francisco Otávio Menezes, responsável pelo processo de tombamento é constituído de uma casa de taipa (a casa-sede), um engenho de madeira, bem conservado e uma barragem de pedra edificada pelos escravos. Já devidamente restaurados todo ele está em processo de homologação de tombamento.

Vitória - Para o Presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, a conclusão do projeto do Sítio Fundão "é uma vitória da população do Cariri que agora disporá de uma área de grande valia à sociedade, seja quanto a preservação ambiental, com fauna e flora da região conservados, mas sobretudo constituí-se em verdadeiro oásis dentro da cidade do Crato,por ser uma Unidade de Conservação (UC) urbana". A flora local é bem diversificada e podem ser encontrados ali espécies do cerrado, composição florestal e os remanescentes da mata atlântica, com grande diversidade biológica.

Localizado a apenas 3 quilômetros do centro da cidade, o parque disporá de segurança armada para proteger os visitantes, alunos secundaristas e universitários que terão no local, ambiente propício às pesquisas relacionadas ao meio ambiente. A entrega da área contará com presenças de autoridades locais dos três municípios da Região do Cariri, diretamente beneficiados - Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha - e doravante, a área passa a ser gerenciada pela Semace, do Crato. Toda e qualquer visitação, em grupo, obrigatoriamente deverá ser guiada, ou seja, acionada junto a gerência do parque. Pesquisadores e pessoas interessadas em conhecer mais uma Unidade de Conservação Ambiental do Estado podem dirigir-se à Semace do Crato para obter melhores informações quanto a sua utilização.

ACADEMIA POPULAR NO JUAZEIRO


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Esportes e Juventude, irá instalar mais uma academia popular no município, agora, na Praça do Socorro, ao lado da Escola Padre Cícero. Segundo o secretário de Esporte e Juventude, Aurélio Matias, até quinta-feira, 31, uma equipe de trabalho iniciará a instalação, no local. A academia popular tem proporcionado à população de Juazeiro uma prática esportiva saudável, com a orientação e acompanhamento de professores de Educação Física, pagos pela prefeitura. Hoje, o município dispõe de 3 academias. Mas, o Governo Municipal pretende completar as 10 academias, até o final do ano.

BOLSA FAMÍLIA EM JUAZEIRO


Aconteceu na manhã de ontem, 27, no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte, entrega das senhas para o recebimento de 2.600 cartões para novos beneficiários do Programa Bolsa Família. As pessoas chegaram cedo e foram recebidas pela equipe do programa e recepcionadas pela Secretária de Assistência Social, Onélia Leite. Ela disse da grata satisfação em fazer parte deste momento, pois graças ao projeto do Governo Federal e ao empenho do prefeito Dr. Santana, milhares de famílias em vulnerabilidade social receberão o beneficio.

Segundo Francisca das Chagas (Chaquinha), coordenadora do programa, “todas as ações realizadas, por exemplo, a construção da sede própria do Bolsa Família, aquisição de equipamentos modernos, capacitação dos funcionários, novos cadastros, acontecem com muito trabalho e respeito pela população de baixa renda”. “Objetivando cada vez mais, melhorar a qualidade de vida destas famílias, pois este é propósito do Governo Municipal”.

Onélia Leite e Francisca das Chagas entregaram, em nome do prefeito Dr. Santana, um cartão, simbolizando o momento. As senhas foram entregues e as famílias deverão ir a sede do programa, localizada ao lado da SEASTC- Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, para receber os cartões e suas senhas, na terça, quarta e quinta-feira da próxima semana, em horário comercial. A entrega será feita por equipes da Caixa Econômica Federal e do Bolsa Família, após o recebimento, os contemplados já poderão receber o beneficio. Estão agendados para o período mais de oitocentos atendimentos diários.

Em Juazeiro do Norte, mais de 40 mil famílias fazem parte do CadÚnico. Destas, 33 mil recebem o beneficio do programa Bolsa Família e são assistidas pelos seguintes programas e projetos da SEASTC: PETI-Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Projovem Adolescente, Primeiro Passo, CRAS, Polos de Atendimento, Projeto Tarifa Social de Baixa Renda, pagando 60% a menos na conta de energia. Assim como, a Carteira Nacional de Habilitação Popular, Programa “Minha Casa, Minha Vida” e outros programas da Secretaria de Saúde e Educação, em que as crianças devem estar devidamente matriculadas nas unidades de ensino.

CCBNB EM 1° DE ABRIL


Dia 01, sexta-feira

Artes Integradas - ARTE RETIRANTE

Local: Juazeiro do Norte (Largo do Memorial)

17h Charivari - Grupo Ninho de Teatro (Cariri-CE). 60min.

Arte Retirante - CINEMA - CURTA

Curador: Franklin Lacerda

Local: Auditório da RFFSA - Crato-CE

19h Uma Cruz, uma História e uma Estrada. Direção e Roteiro: Wilson Freire. Cor. 25min

19h25 Bendita Sois, Voz. Direção e Roteiro: Wilson Freire. Doc. Cor. 50min

CHUVAS NO CARIRI

Depois de 15 dias de estiagem e chuvas esparsas, voltou a chover forte no Cariri. A chuva de 141 milímetros que caiu no pé da serra Missão Velha inundou as partes baixas da cidade, interrompeu a estrada de Jamacaru. Cobriu plantios e interrompeu parcialmente o principal acesso para Crato, Juazeiro e Barbalha, a CE-293, entre Barbalha e Missão Velha.

Ali, a enchente, que desce do pé da serra de Barbalha, passou por cima da rodovia, no sitio Brejinho, ao lado da Usina de Açúcar. O mesmo aconteceu com outras lavouras localizadas nos baixios entre Barbalha e Missão Velha.

Os proprietários dizem que o legume está perdido. O rio Coité, que passava ao lado de Missão Velha, transbordou e invadiu as partes baixas da cidade e alagou algumas casas. A enchente ficou a menos de 5 metros da calçada da prefeitura. O distrito de Jamacaru está praticamente ilhado. A chuva abriu uma grande cratera de 8 metros de largura por 5 de profundidade, na estrada entre Missão Velha e o povoado.

A enxurrada destruiu um bueiro e arrastou o asfalto e o aterro. Com a interrupção da rodovia, os moradores estão subindo e serra e descendo em Brejo Santo para chegar à Missão Velha. O desvio aumenta o percurso em cerca de 60 km. Em Crato, onde o canal do rio Granjeiro, que passa por dentro da cidade, foi parcialmente destruído, no final de janeiro, a chuva de 75 mm voltou a causar danos.

A ponte que dava acesso à Central de Abastecimentos foi danificada. Não Permite o acesso nem de pedestres. A erosão do canal está encostando na calçada dos prédios da Avenida José Alves de Figueiredo. Na maioria dos Municípios do Cariri, choveu bem. De acordo com o boletim da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh), as 10 maiores chuvas foram registradas em Missão Velha 141 mm: Juazeiro do Norte 75 mm; Porteiras 75; Crato 75 mm; Jati 42 mm; Abaiara 30 mm; Farias Brito 16 mm. Milagres 16 mm; Caririaçu 12 mm e Aurora 3 mm.

fonte: DN

FESTA DO DIA DA MENTIRA

Comemorar o dia da mentira? Normalmente esse dia é comemorado enviando-se alguma mentira para alguém. São brincadeiras feitas para se rir depois do efeito da mentira. As brincadeiras, algumas delas às vezes bastante pesadas, fazem alguém que a recebeu ficar com cara de bobo. No entanto vimos que a data está um pouco esquecida, ou "não se fazem mais Dia da Mentira como antigamente!". Pensando nisso, a Sertão Pop Produções resolveu reavivar a data, mas de uma forma diferente. Não mais com "mentiras verdadeiras" ou chacotas, mas sim com muita diversão e alegria.

Para isso programou a "FESTA DA MENTIRA", numa alusão à data. Cotratou as duas melhores bandas de rock, pop e blues do Cariri cearense, e utilizou o material gráfico para brincar de mentirinha. No cartaz diz que a festa será aberta pelo saudoso Chacrinha, e que bandas como Pink Floyd, Led Zeppelin, Beatles, etc, e artistas como Michael Jackson, Tim Maia, Cássia Eller, Cazuza e outros, estarão presentes na festa. As bandas que farão o som da festa são NIGHTLIFE E LOS THE OS, porém no cartaz diz que elas não estarão na festa. Tudo mentira, é claro. A única verdade é que o som vai rolar e será uma noite muita divertida. Outro detalhe do cartaz da festa é a presença de "Pinóquio", personagem infantil de Walt Disney que dá ênfase à brincadeira.

LOCAL: Pink Floyd Bar - Crato - Ceará
DATA: 1º de Abril
HORA: 21
INGRESSO: R$ 10,00
PRODUÇÃO: Sertão Pop Produções (Kaíka Luiz)

CRATO, SINÔNIMO DE ABANDONO

Porque estão fazendo isso com o Crato? Que Crato queremos para os nossos filhos e netos?

Há poucos anos atrás a nossa cidade era conhecida como princesa do cariri, Cratinho de açúcar tijolo de buriti.

Como socorrer a nossa cidade?

Ainda tem jeito?

Ainda tem tempo?

Onde está aquele povo vibrante e zeloso com o nosso município. As administrações passam e a cidade com o seu povo ficam, bem, ou mal, mas ficam.

A falta de administradores tem levado a nossa cidade ao cumulo do abandono. As nossas praças, sujas e o mato cobrindo, não são mais as mesmas.

As nossas ruas, completamente esburacadas, até parecem bombardeadas, não são mais as mesmas.

As nossas escolas e prédios públicos, abandonados por falta de manutenção, não são mais os mesmos.

E o nosso velho canal, por falta de manutenção, não é mais o mesmo.

Para uma cidade chegar, na situação que se encontra o Crato é preciso muita falta de amor, falta de respeito ao nosso povo, é preciso muita falta de gestão publica.

Casos assim são raros, mas infelizmente existem. Podemos ter o nosso Crato como exemplo.

Para administrar não é necessário muita coisa, basta ter censo de respeito, amor, transparência, união e principalmente honestidade.

Não se administra uma cidade para amigos, administra-se, com amigos.

Levo comigo um ditado de santo Agostinho que diz. “prefiro os que me criticam por que eles me corrigem, do que os que me bajulam, porque eles me corrompem”.

A sociedade cratense precisa acordar urgentemente e cobrar das autoridades competentes, um mínimo de respeito e competência administrativa para com o nosso povo e o nosso município, a gente merece respeito, a gente exige respeito.

Vivemos, ou não um estado de direito democrático. A sociedade cratense precisa recuperar a sua alta estima, precisamos nos unir em torno de um projeto que seja infinitamente maior que interesses pessoais.

Precisamos nos unir, em torno de um projeto de resgate urgente dos nossos valores, e principalmente de resgate do Crato.

Do contrario continuaremos parados no tempo, como os quatros relógios da Praça Siqueira Campos.

Aqui fica o meu alerta e pedido ao povo cratense, não vamos fazer parte da historia de destruição do Crato, vamos sim, unir forças e defender a nossa terra de pessoas descomprometidas e desprovidas de valores humanos.

O Crato merece respeito, o nosso povo também. Chega de factoide, chega de enganação, chega de hipócritas, chega de bajuladores de carreira. O Crato não deve ser tratado como estar.




Edson Vilar. (TUTU)

Comitê de defesa e amor ao Crato

sexta-feira, 25 de março de 2011

PROJETO CINE SESI CULTURAL NO CARIRI


As cidades de Santana do Cariri, Várzea Alegre e Milagres fazem parte da etapa final do Projeto CINE SESI CULTURAL em abril no Ceará. O projeto é uma verdadeira maratona de filmes em apresentações gratuitas para a população – com direito a pipoca de graça, patrocinado pelo SESI e idealizado pela publicitária Lina Rosa Vieira.

O projeto estará em Santana do Cariri nos dias 1º, 2 e 3/04 (Praça Cel. Felinto Cruz); em Várzea Alegre dias 8, 9 e 10 de abril (no Parque Cívico São Raimundo Nonato); e em Milagres nos dias 15, 16 e 17 de abril, no Parque de Eventos. As sessões acontecem sempre às 19h.

Em cada cidade, são exibidos os filmes “Se Eu Fosse Você – 2”; “Pequenas Histórias”; “A Era do Gelo 3”; além dos curta-metragens “Câmara Viajante”; “Vida Maria” e “Até o sol raiar”.

O projeto vai percorrer, ao total, 14 municípios cearenses até o dia 17 de abril, levando cinema a lugares que não possuem salas de projeção em funcionamento. As projeções acontecem sempre ao ar-livre – em área cedida ao SESI, em acordo com a prefeitura local, podendo ser em uma praça ou local de conhecimento do público, respeitando as exigências físicas e técnicas dos equipamentos.

Os filmes são apresentados em tela alto alvura de 12 x 5 metros, com um projetor de 35 mm. O som possui três vias de dois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois mil watts, além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

No Ceará, a caravana já aportou nas cidades cearenses de Viçosa do Ceará, Frecheirinha, Ibiapina, Forquilha, Acaraú, Paraipaba, Acarape, Baturité, Senador Pompeu, Acopiara e Novo Oriente.

Mais informações: (85) 3241-5809 e (88) 9903-6964.

PRÊMIO EMPREENDEDOR 2011

Com mais benefícios a finalistas e vencedores, estão abertas até 1º de maio as inscrições para o 7º Prêmio Empreendedor Social e o 3º Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro. Os concursos buscam líderes sociais que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade e em políticas públicas.

Neste ano, além de reconhecimento na mídia e em evento que reunirá lideranças acadêmicas, empresariais, públicas e sociais, todos os finalistas terão acesso a benefícios para aprimorar sua formação e a gestão da organização.

O vencedor do Empreendedor Social 2011 receberá uma auditoria independente e integrará a rede mundial de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab, parceira da Folha nesse prêmio, que é realizado em todos os continentes.

Também será convidado a participar, com despesas pagas, da reunião do Fórum Econômico Mundial para a América Latina em 2012 e, dependendo do perfil, da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em 2013.

"Nos fóruns, há uma troca de know-how entre empreendedores sociais e lideranças empresariais, políticas e de mídia, com o objetivo de catalisar mudanças sociais em larga escala", explica Mirjam Schoening, diretora da Fundação Schwab.

Já o vencedor do Empreendedor Social de Futuro receberá uma bolsa no MBA de Negócios Sustentáveis em 2012, além de uma consultoria de gestão por dez dias.

"Com isso, a Folha reafirma seu papel pioneiro de investigar, descobrir e divulgar iniciativas que merecem ser amplamente conhecidas", afirma o editor-executivo, Sérgio Dávila.

Os prêmios sociais são patrocinados pela Ernst & Young Terco e têm apoio estratégico de Artemisia; Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor); Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor); Figueiredo Lopes, Golfieri, Reicher, Storto Advogados; Gesc (Gestão para Organizações da Sociedade Civil); Neurônio; sitawi e The Hub.

Outros apoiadores são ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), Ashoka, CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), Ethos, Folha.com, Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), ONG Brasil, P&B, Planeta Voluntários, Sator e UOL.

As inscrições são somente pela internet até o dia 01/05.

Para mais informações, inscrições e regulamento completo, acesse o site:
http://www.newsdoplaneta.com.br/

ONG CATAVENTO LANÇA EDITAL DO PRÊMIO SINTONIA INFÂNCIA


Com o objetivo de sensibilizar radialistas e poder público para a garantia dos direitos de crianças e jovens, a Ong Catavento Comunicação e Educação lança o Prêmio “Sintonia Infância – Comunicadores pelos Direitos de Crianças, Adolescentes e Jovens”. Serão contempladas as melhores produções radiofônicas desenvolvidas pelos integrantes da Rede de Radialistas Amigos e Amigas da Infância.

Podem participar do Prêmio radialistas, comunicadores e estudantes que fazem parte da Rede de Radialistas Amigos e Amigas da Infância, incluindo representantes de radioescolas e de outras experiências de comunicação desenvolvidas em instituições de ensino (Básico e Superior) do Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí.

Os interessados em participar da Rede de Radialistas e concorrer ao Prêmio devem se cadastrar no site www.catavento.org.br/radialistas/login.php. Depois é só enviar produções radiofônicas de até 3 minutos para fazer parte do programa “Sintonia Infância”.

As produções devem ser enviadas em formato mp3 para o email sintonia@catavento.org.br (com confirmação do recebimento do e-mail por telefone) entre os dias 01º de março e 01º de outubro de 2011. A divulgação do resultado das matérias vencedoras será dia 20 de outubro de 2011.

Para ler o edital completo do Prêmio acesse o site www.catavento.org.br.

Sobre a Rede de Radialistas Amigos e Amigas da Infância

A Rede de Radialistas Amigos e Amigas da Infância, formada por radialistas e comunicadores de emissoras de rádio do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, se estende este ano para os estados de Maranhão e Paraíba. “A importância da entrada dos dois estados é a ampliação de uma rede de radialistas que começou apenas aqui no Ceará. Quanto mais radialistas participarem dessa rede maior é o potencial de troca de informações e saberes sobre os direitos de crianças e adolescentes”, afirma Tarciana Campos, coordenadora do projeto. Ela reforça que “a ideia é que os radialistas mandem notícias, reportagens ou rádio-teatros para o programa e contem as experiências de cada cidade na luta pela garantia dos direitos da meninada”.

Sobre o Sintonia Infância
O Sintonia Infância é uma ação da ONG Catavento, iniciada em 2004, tem por objetivo incentivar, através do rádio e em parceria com radialistas, a discussão e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, fortalecendo o papel dos Conselhos Tutelares nos municípios e a participação da sociedade na garantia desses direitos.

Mais informações:
Tarciana Campos, coordenadora do projeto Sintonia Infância (85) 32526990
Radialista da Rede no Rio Grande do Norte: César Augusto Freitas (84) 91158820

SINTSEF VAI REALIZAR ASSEMBLÉIA NESTA SEGUNDA-FEIRA

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal - SINTSEF/CE - Delegacia Sindical do Cariri está convocando todos os seus filiados para uma assembléia com a finalidade de eleger oito delegados para participar da Marcha da Campanha Salarial2011 e da Plenária Nacional da CONDSEF em Brasília-DF nos dias 13, 14 e 15 de Abril de 2011.

O SINTSEF informa ainda que entre os delegados eleitos, apenas um irá participar da Plenária Nacional da CONDSEF como delegado, o que deverá ser registrado na ata da assembléia.

Data da assembléia: 28/03/2011 (segunda-feira)

Horário: 8h30

Local: Teatro Municipal Salviano Arraes (no calçadão) Crato

Maiores informações: 3521-2408

ELEIÇÕES NO MUNDO PUBLICITÁRIO

o Publicitário Dudu Odécio, da Síntese Comunicação & Marketing encabeça chapa para renovação da Diretoria da Associação Brasileira das Agências de Publicidade - Abap – Capítulo Ceará, biênio 2011 / 2013. Seus companheiros de chapa são os publicitários Fernando Costa (Verve Comunicação), como Diretor Secretário e Márcia Travessoni (333 Propaganda), para o cargo de Diretora Tesoureira. A eleição será dia 29 de abril.



A Abap é uma entidade fundada há 62 anos com objetivo de defender e divulgar os interesses da publicidade brasileira. Está presente em todos os Estados do País e é a maior organização do setor na América Latina e reconhecida internacionalmente. Suas associadas respondem por 78% do investimento publicitário brasileiro em mídia.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROCURADOR DA REPÚBLICA

Foi publicado nesta sexta-feira, 25 de março, no Diário Oficial da União, Seção 3, página 133, o Edital nº 5, que abre o 25º concurso público para provimento de cargos de procurador da República, para o preenchimento de 114 vagas.

De acordo com o edital, o período para as inscrições preliminares será do dia 28 de março a 26 de abril. O cronograma completo com as datas previstas para a realização das diversas etapas do processo seletivo consta do anexo I.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
Tel: (085) 3266 7457
ascom@prce.mpf.gov.br

TUCANOS ABANDONAM DOM QUINTINO, EM CRATO.

A notícia abaixo está no site da Câmara Municipal do Crato. Uma moradora foi ao legislativo e pediu ação da prefeitura do Crato, que pouco ou nada tem feito em Dom Quintino. A comunidade reclama da administração municipal. Na sessão, o vereador tucano nada falou. Simples. Como avestruz, coloca a cabeça num buraco. Esconder-se da realidade é mais cômodo. A Prefeitura administrada pelos tucanos está em petição de miséria. Falta tudo, inclusive iniciativa para melhorar a cidade.

Comunidade rural do Crato reivindica escola e posto de saúde

A cidadã Ediomar Siqueira, da localidade da Cachoeira dos Gonçalves, Distrito de Dom Quintino, usou a tribuna da Câmara Municipal do Crato, na sessão de terça-feira, 22, para denunciar, segundo ela, o estado de abandono que vive a comunidade, uma das mais distantes da sede do Município, no limite de Farias Brito.

Ediomar afirmou que a falta de escola e de unidade de saúde são as principais preocupações do lugar, onde habitam mais de oitenta famílias. “Os alunos e os professores precisam se deslocar até a sede do Distrito para estudar e lecionar, correndo sérios riscos, quando poderiam ficar na própria comunidade”, disse Ediomar, acrescentando que na Cachoeira dos Gonçalves já funcionou escola e posto de saúde.

Ela informou, ainda, que as estradas vicinais que ligam a sede do Distrito à comunidade, também estão precisando de reparos e que no ano passado, o Prefeito de Farias Brito, Dr. Vandevelder enviou uma máquina para recuperar as estradas. Ediomar concluiu, cobrando dos dois vereadores que representam Dom Quintino na Câmara, Fernando Brasil (PSB) e Dárcio Luís de Sousa (PSDB), mais trabalho e união.

O Vereador Fernando Brasil se defendeu, afirmando que já fez diversas reivindicações, através de requerimentos, solicitando melhorias nas estradas, um melhor atendimento na saúde e na educação e agora aguarda a resposta do Poder Executivo. Já o Vereador Dárcio Luís de Sousa não quis falar sobre o assunto.

A AGU TEM TODA A RAZÃO

Breve comentário: A AGU tem toda razão em suspénder esse juiz.

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para manter o afastamento de um juiz de Minas Gerais que não aplicou a Lei Maria da Penha em casos de agressões contra mulheres. Ele havia sido afastado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas, por meio de liminar, conseguiu o retorno à 1ª Vara Criminal e ao Juizado da Infância e Juventude de Sete Lagoas.

O CNJ considerou as declarações do juiz discriminatórias e determinou seu afastamento por dois anos. Em suas decisões, o juiz usou expressões como "o mundo é masculino" e "a desgraça humana começou no Éden: por causa da mulher".

Entretanto, a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e o juiz entraram com uma ação contra a decisão do CNJ. O relator do caso no Supremo, ministro Marco Aurélio Mello, suspendeu os efeitos do processo. Ele considerou que a atuação do juiz, apesar de não merecer endosso, não seria passível de punição porque estaria no âmbito da proteção da liberdade de expressão.

A AGU pede que o Supremo reverta essa decisão. O órgão alega que toda liberdade deve gerar responsabilidade e que o excesso de linguagem utilizada nas decisões judiciais pode ser punido com base na Lei Orgânica da Magistratura (Loman). Um dos artigos dessa lei autoriza a punição disciplinar em casos de abuso do direito de crítica, "claramente identificadas na conduta machista e imprópria do magistrado", defende a AGU.

Agência Brasil

QUEM DEVE AFASTAR MAUS POLÍTICOS É O POVO

"Quem deve afastar os maus políticos é o povo não o tapetão", afirmou, nesta manhã de sexta-feira, 25, o governador Cid Gomes (PSB), ao comentar a derrubada, por parte do Supremo Tribunal Federal, da chamada "Lei da Ficha Limpa", que resultou de um projeto de iniciativa popular.

Para Cid, ao invés de muitos estarem lamentando, houve um efeito positivo e pedagógico no caso de expor nomes que acabaram desistindo ou perdendo mesmo no voto.

"Muita gente já não foi candidato. Quem tinha a consciência pesada, não foi candidato porque viu que há um movimento não só pela existência da lei, mas porque a lei foi de iniciativa popular e já era um clamor. A imprensa deu muito respaldo a isso, muita cobertura e muitos se afastaram e é isso que vai fazer a política melhorar. Os maus políticos se afastam e as boas pessoas se animam para entrar na política", expôs Cid, após dar coletiva sobre a reinauguração do Palácio da Abolição.

Sobre a decisão do STF, o governador preferiu avaliar como de acordo com a Constituição Brasileira. Ou seja, acatou princípios básicos. Ele destacou, por exemplo, que ninguém pode ser condenado sem julgamento justo e que a presunção da inocência deve ser respeitada, além da presunção de que ninguém pode ser penalizado duas vezes pelo mesmo ato, no que, na prática, estava ocorrendo a rodo no País.

"Você não pode mexer numa competição – vale para qualquer certame e para o processo eleitoral, quando ela está em andamento. Daí, um princípio constitucional que diz que leis que tratam sobre matéria eleitoral devem ser aprovadas um ano antes para ter vigência no ano seguinte. Foram esses princípios que o Supremo Tribunal Federal agora levou em conta", complementou o governador.



Blog do Eliomar
JORNAL O Povo

EUNÍCIO QUER SER GOVERNADOR

O senador Eunício Oliveira (PMDB) declarou nesta sexta-feira, 25, que sonha um dia em ser governador do Ceará. A declaração foi dada durante a reinauguração do Palácio da Abolição.O parlamentar negou que tivesse sido iniciada alguma articulação com o atual governador do Estado, Cid Gomes. A expectativa agora, segundo ele, é discutir a participação do PMDB nas eleições municipais.

PM DE SÃO PAULO EXTERMINA 150 PESSOAS.VIVA A POLÍCIA TUCANA.



Saiu o mais recente boletim da Chuíça (*), daquela polícia em que o secretário de Segurança denuncia subordinado corrupto em encontro secreto com jornalista.

Leia o relatório do próprio governo de São Paulo sobre a ação dos grupos de extermínio da polícia de Covas, Alckmin, Cerra e Alckmin:
Relatório atribui a PMs 150 assassinatos

Relatório da Polícia Civil paulista aponta grupos de extermínio formados por PMs como responsáveis pelo assassinato de 150 pessoas na capital entre 2006 e 2010, informa a reportagem de André Caramante publicada na edição desta sexta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL)

Entre as vítimas, 61% não tinham antecedentes criminais. Outras 54 pessoas foram feridas em atentados em que PMs são suspeitos –69% sem passagem pela polícia.

O relatório foi produzido no ano passado e aponta motivações para os assassinatos: 20% por vingança; 13% por abuso de autoridade; 13% pelo que o relatório chama de “limpeza” (assassinato de viciados em drogas, por exemplo); 10% por cobranças ligadas ao tráfico e 5% por cobranças de jogo ilegal; 39% sem razão aparente.

Alguns PMs da lista estão presos. Eles negam os crimes. O Comando-Geral da corporação não se manifestou nem informou exatamente quantos homens já puniu.

A investigação, a cargo do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), aponta dois grupos de extermínio de PMs: um da zona norte, outro da zona leste.

Cerca de 50 PMs são suspeitos de formar e unir os grupos para assumir o controle do tráfico de drogas e explorar jogos de azar.


(*) Chuíça é o que o PiG de São Paulo quer que o resto do Brasil ache que São Paulo é: dinâmico como a economia Chinesa e com um IDH da Suíça


Por Paulo Henrique Amorim
Blog Conversa Afiada
www.conversaafiada.com.br

SEMANA DE COMBATE A TUBERCULOSE EM JUAZEIRO


A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a Semana de Combate a Tuberculose. O Programa de Combate a Tuberculose e Hanseníase está lvinculado ao Departamento de Atenção Básica e tem como coordenadora a enfermeira Fabiana Alves Cardoso.

Ela explica que a programação é simples, porém importante “para uma reflexão sobre a doença e uma conscientização direta do problema de saúde pública junto à coletividade através de palestras educativas e do apoio da própria imprensa”. “Durante esta semana estivemos acompanhada do psicólogo João Venâncio indo as casas dos pacientes que já estão em tratamento no intuito de conversar com os contatos (familiares) e mostrar da importância de também fazerem os exames”, ressaltou.

Em Juazeiro, devidamente acompanhados no Centro de Dermatologia, que é referência para a doença, estão 52 pacientes. Fabiana Alves considera este número ainda pequeno e é por esta razão que a SESAU está mudando a estratégia e a exemplo do que ocorreu no combate a hanseníase, através da atenção básica está descentralizando ações com objetivo de identificar, tratar e curar novos casos. Em fevereiro foram identificados 6 e em março, até terça-feira, dia 22, 4 novos casos.

O paciente quando chega ao centro de saúde, tão logo tem identificada uma tosse, como por exemplo, com permanência de mais de 3 semanas, tem solicitada a baciloscopia de escarro (exame que identifica e confirma a doença). Cada paciente realiza dois exames, em laboratório do Centro de Dermatologia e ao ser constatada a doença o tratamento é iniciado automaticamente através das equipes de Estratégia em Saúde da Família –.

O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. Quase todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados. No Centro de Dermatologia a uma médica pneumologista que atende as segundas e quartas-feiras sempre a partir de 13h00, que é a Dra. Francineide Bezerra Landim.

Saiba mais:

O que é?



Doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).



Qual a causa?



Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.



Quais os sintomas?



Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (meses). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais freqüentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.


Como se transmite?



A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Somente 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch adquirem a doença. Pessoas com Aids, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, viciados em drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.


Como tratar?



O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. São utilizados quatro fármacos para o tratamento dos casos que utilizam o esquema básico: rifampicina (R), isoniazida (H), pirazinamida (Z) e etambutol (E). Quase todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.


Como se prevenir?



Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças de até 4 anos, obrigatoriamente as menores de 1 ano, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas (a tuberculose não se transmite por fômites e objetos. Cuidado para não agravar os estigmas).



Programa Municipal de Controle de Hanseníase e Tuberculose (TB)

Coordenadora:

Fabiana Alves Cardoso

Rua Tabelião João Machado, s/n – Bairro Santa Tereza

CEP 63050-540 (Centro de Dermatologia)

Fone: (88)3511-5154

MEIO AMBIENTE

O município de Juazeiro do Norte concorre a prêmios junto ao Prêmio Ambientalistas do Ano, organizado pela Fundação SOS Chapada do Araripe. Juazeiro participa com os projetos “Meu Bairro é Limpeza”, coleta seletiva nos Bairros do Novo Juazeiro e Tiradentes, pela Associação de Catadores e com o projeto “Muda Reciclando”, trocar muda de plantas nativas e frutíferas por material reciclável. Os dois projetos acontecem com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria do Meio Ambiente - SEMASP

NOVO PALÁCIO DO GOVERNO CEARENSE

O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana participou na manhã de hoje, da inauguração do novo Palácio da Abolição. Ocasião em que se comemora a libertação dos escravos no Estado Ceará.

O novo Palácio fica ao lado da residência oficial do governador e passa a abrigar o Gabinete do Governador, do secretário-chefe da Casa Civil e do chefe do Gabinete do Governador, além de sala de reunião, cerimonial, galeria de arte, auditório, espaço de eventos e biblioteca. No prédio anexo estão instalados os setores administrativos do Gabinete do Governador, da Casa Civil e da Casa Militar.

LEIA HOJE NO CARIRI NOTÍCIAS



Em sua segunda vinda ao Cariri como Senador da república, o petista José Pimentel conversou com o site Cariri Notícias.

Pimentel observa que o projeto cinturão das águas será um dos mais importantes para a nossa região, pois vai possibilitar perenização de rios e contribuir com a transposição das águas do Rio São Francisco.

Outra obra importante que acontece em nossa região é o trecho Missão Velha Salgueiro da Transnordestina, possibilitando transporte de pessoas e produção.

Além disso, ele destaca a expansão das universidades públicas.

Pimentel disse que seu primeiro compromisso como senador é o de apoiar o Ceara e ajudar o governo do Estado a aportar recursos para obras e projetos importantes e estruturantes para o Ceará.

Seu segundo compromisso é o de fortalecer a economia cearense, um estado que tem 4,6 % da população brasileira mas a nossa participação na riqueza nacional é de apenas 2%.
Pimentel acredita que esse quadro pode e deve mudar.

José Pimentel diz que projetos como a refinaria podem alavancar a economia cearense nos próximos anos e fazer com que esse percentual de 2% possa dobrar, e efetivamente nossa economia cresça.

WWW.CARIRINOTICIAS.COM.BR

SHOW PADRE ZEZINHO

Aconteceu na noite de ontem, 24, show com o Padre Zezinho fechando mais uma edição da Semana do Padre Cícero. O evento aconteceu na Praça do Socorro, que ficou totalmente tomada pela população, numa estimativa de público de 10 mil pessoas.

Mesmo com a chuva que caiu, em Juazeiro do Norte, durante uma parte do show, as pessoas permaneceram no local, acompanhando as canções do Pe Zezinho, contando, ainda, com a participação do cantor e secretário de Cultura, Fábio Carneirinho. Ao final do show que durou aproximadamente 3 horas, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, agradeceu a vinda do Padre Zezinho que abrilhantou a festa em homenagem ao Padre Cícero.

José Carlos lembrou que as festividades foram iniciadas no último dia 17, quando foi lançada uma exposição sobre o Padre Cícero no Cariri Shopping. O secretário destacou a organização da 29ª Semana Padre Cícero e aproveitou para agradecer ao prefeito Dr° Santana pelo apoio, bem como a todas as secretarias municipais envolvidas, órgãos parceiros, imprensa e a população, que prestigiou intensamente todos os eventos.

A Semana Padre Cícero este ano foi especial, por estar incluída numa série de ações relacionadas ao Centenário de Juazeiro do Norte. Foram realizados debates, encontro de corais, corrida de pedestrianismo, exposições, shows religiosos, passeio ciclístico, além da tradicional seresta do Padre Cícero e a procissão das flores.

Segundo o prefeito de Juazeiro do Norte, Dr° Santana, é preciso fomentar cada vez mais os eventos relacionados ao Padre Cícero, como forma de reconhecer a sua importância para nossa cidade, correlacionando-os diretamente com o centenário de nosso município.

PREFEITO SAMUEL ARARIPE SE NEGA A AJUDAR CORREIOS. CÂMARA DO CRATO VAI ENTRAR EM AÇÃO.

O presidente da Câmara Municipal do Crato, vereador Florisval Coriolano (PTC), acompanhado pelos vereadores Joana Pedroza (PSB) e Pedro Alagoano (PSB), recebeu, em seu gabinete, a diretora da Empresa dos Correios e Telégrafos, em Crato, Marta Galiza.

Ela solicitou o apoio do Poder Legislativo para instalar três postos dos Correios na zona rural do Município. As comunidades contempladas serão Sítio Coqueiro, Distrito do Belmonte e Sítio São José.

Marta Galiza informou que já havia solicitado o apoio do poder executivo, através do Prefeito Samuel Araripe, mas este negou-se a colaborar para implantação de tão importante benefício. A diretora afirmou, ainda, que a empresa repassará recursos financeiros para o funcionamento dos postos, cabendo ao Poder Público, também arcar com algumas despesas que a logística requer.

Após a reunião Florisval Coriolano e os demais integrantes do Poder Legislativo cratense presentes ao encontro, ficaram bastante interessados com a proposta dos Correios e Telégrafos, em levar seus serviços aos mais distantes lugares do município e garantiram apoiar a ação.

SEBRAE PEDE APOIO À CÂMARA DO CRATO PARA IMPLANTAR LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

A analista Maria Helena Silva Oliveira e a articuladora regional do Sebrae, Tania Mary Porto de Carvalho, participaram de uma reunião, na manhã de ontem 24, no gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Crato, vereador Florisval Coriolano (PTC).

Os vereadores Pedro Alagoano, Fernando Brasil e Joana Pedroza – secretária da Mesa diretora, todos do PSB, também estiveram presentes.

As representantes do Sebrae solicitaram apoio à Câmara Municipal para sensibilizar o Poder Executivo a elaborar um Projeto e colocar em prática a Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas. “Hoje, o Crato, é um dos poucos municípios no Estado que ainda não criaram esta lei”, informaram as representantes do Sebrae.

O presidente do poder legislativo cratense afirmou que este mecanismo legal, reduz a burocracia, melhora a prática tributária para os pequenos negócios, prioriza as micros e pequenas empresas nas compras governamentais, investe no acesso á inovação e à tecnologia e facilita o acesso ao crédito e aos serviços financeiros. Florisval Coriolano informou, ainda, que existem cinco passos para implantar a lei. Elaboração do Projeto de lei, encaminhamento do Projeto de Lei à Câmara Municipal, aprovação do Projeto de Lei na Câmara Municipal, promulgar a lei e editar os decretos complementares necessários e divulgar e colocar em prática.

Florisval convidou Maria Helena e Tânia Porto para participarem de uma sessão na Câmara para falar à população sobre a importância da criação desta lei.

LEI QUE DEFENDE TAXISTAS DO CRATO

O presidente da Câmara Municipal do Crato, Vereador Florisval Coriolano (PTC), promulgou nos termos do parágrafo 7º do artigo 43 da Lei Orgânica do Município, a lei resultante do Projeto de Lei aprovado pelos vereadores cratenses e silenciado pelo Prefeito Samuel Araripe.

Após receber a diretoria do Sindicato dos Taxistas e Mecânicas da Região do Cariri, em seu gabinete, o prefeito Samuel Araripe atendeu ao pedido do Sindicato e não sancionou a ementa que acresce e altera dispositivos da Lei número 1.982 / 2000.

Diante da atitude do chefe do executivo cratense, o presidente da Câmara, vereador Florisval Coriolano, com o objetivo de defender o direito e espaço dos taxistas do Crato, resolveu promulgar a lei número 2. 674/ 2011 inclusive, já comunicou ao Gabinete do Prefeito, para afixação no flanelógrafo da Prefeitura.

Assim fica a lei:


Artigo 1º. A Lei – número 1. 982/2000, de 23 de junho de 2000, passa a vigorar com as seguintes alterações:
Artigo 4º Fica determinado que na realização de eventos de qualquer natureza, dentro da jurisdição territorial do Crato, as vagas para exploração do serviço de taxista serão exclusivas para taxistas inscritos na Secretaria de Finanças do Município do Crato. Parágrafo 1º - Fica terminantentemente proíbido a concessão de alvará de prestação de serviços por parte do Poder Executivo Municipal do Crato à pessoas e veículos que não se adequar aos artigos desta lei.
Parágrafo 2º - O alvará e emplacamento do veículo devem estar em dia e com registro e licenciamento do veículo, obrigatoriamente da cidade do Crato.
Artigo 5º - Parágrafo 1º - O taxista que resolver vender a sua vaga fica definitivamente afastado da profissão, até que venha a adiquirir uma outra, através da compra ou troca.
Parágrafo 2º - A liberação do alvará pela Secretaria de Finanças do Município para o taxista deverá seguir todas as disposições contidas na presente lei, sem interferência de qualquer outro órgão.
Parágrafo 3º - Fica a cargo do Demutran a foscalização para cumprimento da presente lei
Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data da sua publicação (24 de março de 2011), revogadas as disposições em contrário.


Peguei esse texto no site da Câmara Municipal. Diz respeito aquela lei em que nos eventos realizados em Crato a preferência para os pontos de taxi será para os taxistas que trabalham na cidade e tem seu táxi registrado na prefeitura.

O projeto foi aprovado pelos vereadores, mas o prefeito preferiu atender ao sindicato e não sancionar a lei.

O prefeito ficou contra os taxistas cratenses.

GUARDIÕES AMBIENTAIS

Aconteceu ontem, quinta-feira, 24, na Escola Álvaro Madeiro, na localidade de Sertãozinho, em Crato, a conclusão do curso de capacitação Guardiões Ambientais Infanto-Juvenil que teve o intuito de formar disseminadores que despertem a consciência da população em relação a preservação do meio ambiente. Participaram do curso 50 jovens, na faixa etária de 8 a 14 anos, das comunidades que moram no entorno do Parque Estadual do Sítio Fundão. Estiveram presentes neste evento representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Crato - SEMAC, Secretaria do Meio Ambiente do Ceará - SEMACE, Universidade Regional do Cariri - URCA, GEOPARK ARARIPE, Secretaria de Educação do Crato – SEDUC e da Policia Militar Ambiental – CPMA.

quinta-feira, 24 de março de 2011

BARBALHA DEBATE TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

Em Barbalha vem acontecendo uma ampla mobilização para discutir as questões ambientais. Essa mobilização é fruto dos debates feitos pela Campanha da Fraternidade 2011, desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que tem como tema “Consciência Ecológica: É Consciência!”.

Na última terça-feira, 22, no plenário da Câmara Municipal, participaram dos debates a Secretaria de Educação do Município, Loja Maçônica Padre Mororó, URCA, paróquias Santo Antônio e São Vicente, igrejas evangélicas, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SOAFA, Rotary Clube, IBAMA, vereadores e representantes do executivo municipal.

No encontro, os debatedores já planejaram as ações e formação de grupos de trabalho para articular os debates em toda a cidade. De acordo com o professor Eudo Belém, representante da Secretaria de Educação, na próxima quarta-feira, 30, o plano de trabalho será apresentado, com as respectivas datas e ações a serem executadas por cada grupo de trabalho.

ZÉ LEITE EM BRASÍLIA


O prefeito de Barbalha, José Leite, e a secretária de Educação do município, Isabel Cristina Nóbrega Cruz, viajaram para Brasília no último dia 22, quando participam da solenidade de inauguração de 54 Unidades e assinatura de termos de compromisso para a construção de 718 novas unidades de Educação Infantil.

Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2 do Governo Federal e fazem parte do programa Pró-infância. O evento terá a participação da presidente da República Dilma Rousseff.

Dos 419 municípios que foram contemplados com uma unidade de Educação Infantil do programa Pró-infância, e Barbalha está incluída nesse programa. José Leite ainda em Brasília vai tratar de outros assuntos ligados ao município, entre eles, recursos que estão sendo disponibilizados para Barbalha.

CONSELHO DA MULHER NO CRATO




A nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher cratense tomou posse na tarde de ontem, em reunião na sala de vídeo da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Pimenta. Por dois anos a equipe estará à frente dos trabalhos em prol da defesa dos direitos da mulher, no município. São nove integrantes. Cinco serão indicadas pelo poder público municipal. Representantes de diversos órgãos estiveram presentes à solenidade de posse. A diretoria foi repassada formalmente por Verônica Carvalho, ex-presidente, que ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos junto às mulheres. A integrante do Conselho Mara Guedes, destacou a presença histórica de mulheres que têm desenvolvido a tarefa de contribuir com as atividades do Conselho da Mulher e a luta contra a violência, que ela ressalta como necessária. A Vice-Reitora da URCA, Otonite Cortez, salientou a importância de um trabalho institucional e de parceria com o conselho, que não por acaso, segundo ela, conta em sua atual diretoria com professoras da URCA. A presidente atual é a Professora e Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário, Cileide Araújo, e a Vice-Presidente, a Professora Doutora, Zuleide Queiroz, do Departamento de Educação da Universidade. A eleição para a nova diretoria, composta por representantes do poder público, sociedade civil e entidades não governamentais, aconteceu na última sexta-feira, no mesmo dia do Seminário, que teve a presença de 200 pessoas, em que foi abordado o crescimento da violência contra as mulheres na região. 25 foram assassinadas somente no ano passado.

RESTAURANTE POPULAR DE JUAZEIRO



O prefeito Dr. Santana reabriu, ontem, 23,o Restaurante Popular, agora com gestão publica e refeições a R$ 1,50. Segundo o prefeito “o preço diminuiu, mas a qualidade será mantida”. “Sei da importância do Restaurante Popular para população juazeirense, visitantes e turistas, por isso, vou trabalhar para melhorar, ainda mais, o serviço prestado”.

Camilo Santana, secretário das Cidades do Estado, presente ao evento, parabenizou o prefeito pelas ações desenvolvidas. Ele lembrou os projetos para a Região do Cariri, em especial, os de Juazeiro. Colocando-se a disposição para colaborar com administração.

A secretária da SEASTC, Onélia Leite, disse “o objetivo foi alcançado com sucesso, o Restaurante Popular está funcionando para atender à população”. “Graças ao empenho da coordenação de Segurança Alimentar, que através do programa Compra Direta, passa a fornecer produtos da agricultura familiar de Juazeiro, para abastecer o restaurante. Como também, a colaboração de outros setores e secretarias municipais”.

No cardápio foi servido bife ao molho, baião de dois, salada com repolho, tomate, batata e chuchu, acompanhado de suco de goiaba, como sobremesa, abacaxi e melão. Centenas de pessoas acompanharam a reabertura do equipamento e fizeram suas refeições.

VEREADORES DO CRATO APROVAM REQUERIMENTOS




Os vereadores do Crato realizaram na última terça-feira, 22, uma sessão ordinária. Na pauta a discussão e aprovação de requerimentos. De acordo com o vereador Florisval Coriolano, presidente do legislativo, os parlamentares vêm discutindo, em todas as sessões, os principais problemas do Crato. Ele explica que os requerimentos apresentados foram todos apresentados e que acabe agora ao executivo atender as solicitações das comunidades.

Acompanhe alguns requerimentos aprovados:

De autoria do Vereador Pedro Eugênio Maia Moreira (PSB), os requerimentos 85/2011 e 86/2011. O primeiro é destinado à Secretaria de Educação do Município, solicitando a ampliação da Escola Filemon Fernandes Teles, localizada no Bairro São Bento, com a construção de mais salas de aula para atender a demanda dos alunos que ali estudam. O segundo solicita à Secretaria de Infra-Estrutura do Município a construção de uma praça, na área do Bairro São Bento, existindo, inclusive, dotação no vigente orçamento de 2011.

De autoria do Vereador Luís Carlos Oliveira Cavalcante – Luís Cory (PSC) foi aprovado o Requerimento 87/2011, que solicita à Secretaria de Infraestrutura do Município, a recuperação de um bueiro de esgoto da SAAEC, cuja tampa está destruída no cruzamento da Avenida J. P. B. de Menezes com a Rua São José, no Bairro Independência. Ainda do Vereador Luís Cory mais três Requerimentos foram aprovados. 88/2011 – solicita à Secretaria de Infraestrutura do Município a recuperação urgente da camada asfáltica da Rua dos Cariris, no trecho entre as avenidas J. P. B. de
Menezes e José Alves de Figueiredo, no Centro. 93/2011 – solicita à Secretaria de Infraestrutura do Município, a limpeza, capinagem e retirada de entulhos, na Rua Madre Ana Couto, próximo a Central de Abastecimento Walter Peixoto. 94/2011 – Solicita à Secretaria de Saúde do Município a colocação de um agente de saúde para atender aos moradores da Rua Padre Verdeixas, no Bairro Vila Alta.

De autoria do Vereador Jales Duarte Velloso (PP) solicita à Secretaria de Infraestrutura do Município, a recuperação do calçamento e limpeza de todas as ruas do Conjunto Nossa Senhora de Fátima – Mutirão, Bairro Alto da Penha. Também do Vereador Jales, o Requerimento 90/2011 solicita à Secretaria de Infraestrutura do Município, a recuperação do calçamento e limpeza das ruas Saturnino Candeia e Bruno de Menezes, no Bairro Alto da Penha.

O Vereador e Presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PTC), aprovou dois Requerimentos. 91/2011 – envia ofício ao Prefeito Municipal, Samuel Araripe e á Secretaria de Infra-Estrutura do Município, solicitando informações a respeito do Programa do Governo Federal, em parceria com o Município, que trata das transformações das casas de taipas em casas de alvenaria. 92/2011 – enviar ofício ao Prefeito e ao Presidente da Câmara Municipal, de Juazeiro do Norte, congratulando-se pelo centenário da emancipação do Município, palco de grandes conquistas políticas e “cidade da fé”.

De autoria do Verador Ailton Esmeraldo (PP), 95/2011 - solicita à Secretaria de Administração do Município, a realização de serviços de conserto dos relógios das praças Francisco Sá e Siqueira Campos. 97/2011 – Envio de ofício ao Prefeito Samuel Araripe, solicitando que o mesmo envie à Câmara, proposição fazendo a doação de terreno para o Departamento Estadual de Trânsito – Detran, com o objetivo de que seja construída, na cidade do Crato, a sede regional do órgão.

O vereador Fernando Brasil (PSB) aprovou o Requerimento de número 96/2011
que solicita a Mesa Diretora a nomeação de uma comissão de vereadores, com o objetivo de fazer uma visita ao Distritio de Dom Quintino com a finalidade de realizar vistorias na unidade escolar, nos esgotos da rua da caixa d’água, quadra poliesportiva e nos calçamentos alí construídos.

Projetos de Lei 004/2011 – altera o parágrafo 2º do artigo 2º da resolução número 057/2001 e adota outras providências. 2302001/2011 – de autoria do Poder Executivo – Concede ao Executivo a abertura de crédito especial para atender as despesas não complementadas nas unidades orçamentárias quando da elaboração da Lei do orçamento de 2011.

2502001/2011 – de autoria do Executivo – Propõe a doação de um imóvel pertencente ao Município com área de 24. 500,00m2, encravada na Rua Francisco Piancó Leite, no Conjunto Vitória Nossa ao Fundo de Arrendamento Residencial, para aquisição da casa própria às famílias de baixa renda.

1802001/2011 – de autoria do Poder Executivo – Autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a fazer suplementação de dotações insuficientes do corrente orçamento, despesas e dá outras providências.

Comunidade rural reivindica Escola e Posto de Saúde. A cidadã Ediomar Siqueira, da localidade da Cachueira dos Gonçalves, Distrito de Dom Quintino, usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão de terça-feira, dia 22, para denunciar, segundo ela, o estado de abandono que vive a comunidade, uma das mais distantes da sede do Município, no limite de Farias Brito. Ediomar afirmou que a falta de escola e de unidade de saúde são as principais preocupações do lugar, onde habitam mais de
oitenta famílias. “Os alunos e os professores precisam se deslocar até a sede do Distrito para estudar e lecionar, correndo sérios riscos, quando poderiam ficar na própria comunidade”, disse Ediomar, acrecentando que na Cachueira dos Gonnçalves já funcionou escola e posto de saúde. Ela informou, ainda, que as estradas vicinais que ligam a sede do Distrito à comunidade, também estão precisando de reparos e que no ano passado, o Prefeito de Farias Brito, Dr. Vandevelder enviou uma máquina para recuperar as estradas. Ediomar concluiu, cobrando dos dois vereadores que representam Dom Quintino na Câmara, Fernando Brasil (PSB) e Dárcio Luís de Sousa (PSDB), mais trabalho e união.

O Vereador Fernando Brasil se defendeu, afirmando que já fez diversas reivindicações, através de requerimentos, solicitando melhorias nas estradas, um melhor atendimento na saúde e na educação e agora aguarda a resposta do Poder Executivo. Já o Vereador Dárcio Luís de Sousa não quis falar sobre o assunto.

PREVICRATO EM DEBATE NA CÂMARA MUNICIPAL DO CRATO

Mais uma vez, o Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores Públicos do Crato - PREVICRATO foi discutido na Câmara Municipal. Na sessão da última terça-feira, 22, o presidente do órgão, Jesus Rogério Holanda e o secretário de Administração do Município, Cristiano Felício Callou, debateram, durante duas horas e meia com os vereadores. Aprovado no final de 2010, o chamado Regime de Previdência Própria Social (RPPS), ainda tem causado muitas dúvidas na cabeça do servidor público. Descontos, direitos, a atuação do conselho fiscal, a administração dos recursos arrecadados e a solicitação de suplementação foram os principais temas em discussão. A vereadora Mara Guedes (PT), autora do requerimento que solicitou a presença dos representantes da PREVICRATO, afirmou que mesmo após o debate, ainda continuava com dúvidas. A vereadora disse que a responsabilidade do gerenciamento do fundo financeiro dos servidores públicos é muito séria e até o momento estes funcionários não entenderam como o processo é administrado. Mara comentou que até hoje não se conforma, com o fato da Câmara contar no conselho da previdência, com dois vereadores, representantes da base aliada do Prefeito, no caso, Dárcio Luis e Dedé da Granja. O Presidente da Câmara, Vereador Florisval Coriolano (PTC), afirmou que ainda era muito cedo para fazer uma avaliação da atuação da PREVICRATO. Ele disse que o órgão e suas ações precisam amadurecer mais um pouco. O Presidente do órgão Jesus Rogério Holanda comentou que tudo tem transcorrido normalmente. Ele informou que o conselho fiscal tem se reunido de acordo com o estatuto.

EUNÍCIO GARANTE APOIO A PEC QUE EXIGE DIPLOMA PARA EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE JORNALISTA


Os representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (SINDJORCE) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) estiveram reunidos com o senador Eunício Oliveira para pedir apoio à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 33/09 que restabelece a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. De acordo com a Diretora Executiva do SINDJORCE, Déborah Lima, a matéria já foi apreciada pelos membros da Comissão de Constituição e Justiça e aguarda agora aprovação no Plenário do senado. Ela ainda afirmou que o presidente Sarney se prontificou em incluir a matéria para discussão do plenário logo após as votações das Medidas Provisórias que estão impedindo a apreciação de Projetos de Lei (PLs) e PECs. O senador Eunício confirmou seu apoio a PEC e garantiu que não mediará esforços para inclusão do texto na pauta. Ele aproveitou o final da reunião da bancada do PMDB que estava acontecendo no senado e pediu o apoio dos colegas de partido para votarem favorável a matériaA PEC, de iniciativa do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), estabelece que a profissão de jornalista é privativa do portador de diploma do curso superior de Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, expedido por instituição oficial de ensino. Em junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a necessidade do diploma, argumentando que restringia a liberdade de expressão. Para Schröder, no entanto, a interpretação do STF foi equivocada.

JUAZEIRO CELEBRA ANIVERSÁRIO DE PADRE CÍCERO


Matéria publicada no jornal Diário do Nordeste.

Uma história marcada pela devoção, acompanhada hoje por milhões de fiéis do Nordeste e espalhados pelo Brasil. São 167 anos do Padre Cícero Romão Batista neste 24 de março. É dia santo na terra do Padim, feriado municipal. O dia começa com alvorada festiva para lembrar a data de nascimento do maior benfeitor da cidade e uma das personalidades mais polêmicas do Brasil. O Cearense do Século nasceu no Crato, no ano de 1844. Uma semana de comemorações, desde o último dia 18, foi dedicada ao sacerdote. A data tem a marca especial dos 100 anos de Juazeiro. O tema da semana foi "Juazeiro do Centenário, Terra de Oração e Trabalho".Uma programação com envolvimento da comunidade foi realizada nos últimos dias na cidade, culminando hoje com a realização da missa de aniversário, a partir das 6 horas, com a presença de milhares de pessoas. A celebração acontece na Praça do Socorro, com comemorações durante o dia, a exemplo da Procissão das Flores realizada às 5 horas, coordenada pela Sociedade Padre Cícero, saindo da Praça da Bandeira, com encerramento na Capela do Socorro. Na programação de hoje também se realiza passeio ciclístico, do Ginásio Poliesportivo até a Capela do Socorro onde, às 19 horas, acontece show com o Padre Zezinho.

Exposição

Eventos paralelos foram realizados como a Exposição Padre Cícero e o Centenário de Juazeiro do Norte, aberta no último dia 17, e este ano realizada na praça de eventos do Cariri Shopping. A Secretaria de Educação também promoveu um concurso e redação com a temática voltada para o centenário e várias apresentações culturais foram realizadas nesse período. A abertura da semana aconteceu com a presença do Governo Itinerante, em Juazeiro, na última sexta-feira. Shows com encontro de corais, o III Cantores de Deus e do Padre Cícero, a presença da Camerata da Bahia, Elomar e Cantora Lírica, com Galope Estradeiro, aconteceram durante os dias de comemoração. A Feira de Artesanato está sendo realizada na Praça do Memorial Padre Cícero, que este ano não sediou nenhum evento por estar sem condições, ainda aguardando reforma.

Corrida

A Corrida Padre Cícero, que todos os anos conta com a participação de milhares de atletas em vários categorias, teve sua largada da Praça da Sé, na cidade do Crato, no dia 20, com chegada no terminal intermunicipal, no Município de Juazeiro. O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Romaria de Juazeiro, José Carlos dos Santos, destaca dentro da programação os debates acerca da história da cidade, dentro da temática do centenário. No Colégio Salesianos, aconteceu o IV Fórum Padre Cícero, com a participação de estudantes que debateram as diversas vertentes que envolveram o Município neste primeiro século. No auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC-Cariri), ocorreu um debate com os pesquisadores Daniel Walker e a irmã Annette Dumoulin, sobre Padre Cícero e a Emancipação Política de Juazeiro do Norte.

Árvore

O Projeto Árvore do Centenário, o Juazeiro, foi fortalecido, com a distribuição das mudas da planta durante as celebrações, com continuidade durante a missa de hoje.No último dia 22, houve o reconhecimento, por meio de decreto municipal, assinado pelo prefeito Manoel Santana, instituindo o "juazeiro" como planta símbolo da cidade. O decreto foi assinado durante a programação do Prêmio Ambientalista do Ano, que aconteceu na cidade de Barbalha.

Fique por dentro
Vida do sacerdote

Cícero Romão Batista nasceu no Crato, em 24 de março de 1844 e faleceu em 20 de julho de 1934. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará e do Nordeste do Brasil. Em 2001, foi escolhido o Cearense do Século. Um fato importante marcou a sua infância: o voto de castidade, feito aos 12 anos.

Campanha incentiva doação de livros

Juazeiro do Norte. Com a perspectiva de instalar 20 bibliotecas comunitárias no ano do centenário, neste Município, foi iniciada uma campanha de doação, por parte da Biblioteca Pública Municipal e Secretaria de Cultura da cidade. O objetivo é oferecer aos estudantes o acesso aos livros para suas pesquisas. Já foram obtidos cerca de 25 mil livros, e o objetivo agora é chegar a mais 35 mil para complementar os acervos nos bairros da cidade. A campanha é intitulada "Seja amigo das bibliotecas comunitárias de Juazeiro do Norte". O assessor técnico da biblioteca, Franco Barbosa, já esteve em Brasília onde adquiriu em 2010 cerca de 5 toneladas de livros, em torno de 12 mil títulos, e a campanha continua. As doações estão sendo feitas diretamente na biblioteca, na Rua Santo Agostinho, S/N, vizinho à Cagece, no Centro de Juazeiro. A primeira biblioteca foi aberta no bairro João Cabral, e estão em andamento mais 12 bibliotecas. A campanha, segundo ele, foi alternativa encontrada pela Secretaria para atingir a meta.E não só os livros fazem parte do processo de doações, mas os equipamentos para compor as salas de leitura e organizar o material, como prateleiras, armários, mesas, birôs, cadeiras, computadores semi-usados, ventiladores e bebedouros. Barbosa afirma que essas doações podem acontecer por meio das instituições públicas ou privadas, escolas, bancos, órgãos municipais, estaduais e federais.Conforme Barbosa, o poder público está fazendo a sua parte, com a iniciativa de criar as bibliotecas, mas a grande contribuição parte da própria sociedade. "Ela é responsável pela educação e pela consciência reflexiva da juventude, por um mundo mais justo, harmônico, ético, ecológico. E isso se dá por meio do conhecimento".A primeira etapa de trabalho foi direcionada às doações para as padarias espirituais, pela Fundação Enoch Rodrigues, de Brasília. O assessor irá recorrer novamente à entidade, em Brasília, para arrecadar mais livros para o Cariri. "Espero, mais uma vez, obter boa parcela de livros, para que este ano possamos comemorar com a conclusão de todas as bibliotecas", diz, aguardando o sucesso das doações também em Juazeiro e região. Serão necessários cerca de 60 mil livros para montar todas as bibliotecas nos próximos meses. No primeiro momento serão inauguradas seis bibliotecas nos seguintes bairros: Frei Damião, João Cabral, Antônio Vieira, Vila Nova, Aeroporto e no São Gonçalo na zona Rural de Juazeiro do Norte.

MARCAS BRASILEIRAS ENTRE MAIS VALIOSAS DO MUNDO


De 500 marcas brasileiras analisadas pela consultoria britânica Brand Finance, dez entraram para o ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo - duas a mais do que no ano passado. Entre elas estão os bancos Bradesco e Itaú, Petrobras, OI e Natura. O estudo analisa apenas empresas de capital aberto e leva em conta fatores intangíveis, além do valor de mercado. O Google foi a marca líder.

TIM investirá R$ 62 mi no CE

Em resposta às recentes queixas de falha no serviço prestado aos clientes cearenses, a operadora de telefonia TIM anuncia que, em 2011, irá aplicar R$ 62 milhões no fortalecimento de sua rede no Ceará. "Neste ano, investiremos 20% mais recursos do que a média de R$ 50 milhões aplicada nos últimos dois anos no Estado. Vamos ampliar a capacidade de tráfego, seja em voz ou em dados. Chegaremos ao fim do ano com capacidade de rede 40% maior do que o tráfego previsto para o ano", destacou o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da TIM, Maurício Bacellar, ontem, durante visita à redação do jornal. Com 36,03% de market share (2,82 milhões de linhas ativas) - segundo dados do portal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) - a TIM reassumiu recentemente a liderança no mercado cearense, tendo ultrapassado a OI (que detém fatia de 35,42%) em número de acessos (2,78 milhões de linhas ativas).

LICENCIAMENTO TERÁ INÍCIO NO DIA 11 DE ABRIL

O calendário de licenciamento de 2011 dos veículos começa no próximo dia 11 de abril, com o atendimento dos carros com placas terminadas em 1 e 2. O proprietário recebe em sua residência, conforme o endereço cadastrado no setor de Registro, o boleto de pagamento da taxa, emitido junto com o boleto do seguro obrigatório (DPVAT). O boleto pode ser impresso através do site http://www.detran.gov.br.

PAVIMENTAÇÃO DO TRECHO SOLONÓPOLE-QUIXELÔ SERÁ INAUGURADA NESTA QUINTA-FEIRA

O Governador Cid Gomes, o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele e o superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Quintino Vieira, inauguram, nesta quinta-feira (24), às 19 horas, em Solonópole, no Sertão Central, a pavimentação da rodovia CE-375, trecho que liga os municípios de Quixelô e Solonópole. Os motoristas que trafegam no trecho terão uma rodovia mais segura e confortável. O objetivo é aprimorar o acesso entre as regiões Central e Centro-sul do Estado, proporcionando uma melhor interligação entre os polos de desenvolvimento. Trata-se de uma demanda de mais de duas décadas dos moradores das citadas regiões. A obra tem relevância, pois irá reduzir em 85 km o percurso entre Quixelô e Fortaleza.

DILMA REÚNE GOVERNO


A presidente Dilma Rousseff reúne nesta quinta-feira (24) o Conselho Político pela primeira vez em seu governo. Formado pelos líderes de bancada e pelos presidentes dos partidos da base aliada no Congresso, o conselho funciona como um órgão no qual o Planalto e os partidos que apóiam o governo no Congresso troquem pedidos e reclamações.O Planalto não divulgue a pauta de reuniões como esta, mas a expectativa é que reclamações a respeito do dinheiro que o governo repassa a Estados e municípios através de emendas feitas pelos parlamentares dominem o encontro. A avaliação dos primeiros meses de trabalho do Legislativo e a reivindicação por cargos de segundo escalão também podem fazer parte da conversa.

MEGA-SENA ACUMULA E PRÊMIO SOBE PARA R$ 39 MILHÕES


A Mega-Sena acumulou no sorteio desta quarta-feira (23) e o valor do prêmio sobe para R$ 39 milhões no fim de semana, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal. Nenhum apostador acertou os números do concurso 1.268 sorteados em Luiziânia (GO): 3 - 16 - 17 - 44 - 53 - 60.Mas 123 apostadores levaram a quina e vão ganhar R$ 22.695,13, cada. Já os 8.836 bilhetes que acertaram quatro dos seis números vão levar R$ 451,31.O próximo sorteio da Mega-Sena acontece no sábado (26). As apostas, que custam a partir de R$ 2, devem ser feitas até as 19h, em qualquer lotérica do país.

TERCEIRIZAÇÃO É TEMA DE DEBATE

Deputados e autoridades especialistas em Direito Trabalhista questionaram o que classificaram como "empreguismo desenfreado", ontem, durante audiência pública na comissão de Trabalho, Administração Legislativa e Serviço Público da Assembleia. A quantidade de terceirizados que trabalham em órgãos públicos chamou a atenção do procurador regional do trabalho do Ministério Público 7ª Região, Francisco José Parente Vasconcelos Júnior. Segundo ele, perduram no Estado a prática das terceirizações ilícitas.O procurador lembra que a Constituição Federal obriga a realização do concurso público em casos de cargos de atividade fim, ou seja, aquela que compreende as atividades essenciais e normais para que a empresa se constituiu. "Isto não ocorre no caso do Ceará", afirmou. Ele diz que existem repartições públicas que possuem muito mais terceirizados do que funcionários efetivos. O deputado Paulo Facó (PTdoB) vai mais longe e acusa a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) de ter em seus quadros de funcionários a relação de quatro terceirizados para um concursado. "Isto compromete no serviço prestado. É preciso contratar gente especializada, que conhece o seu trabalho. E a maneira mais correta é o concurso público", disse.

SUPREMO DECIDE QUE FICHA LIMPA NÃO VALEU PARA ELEIÇÃO DE 2010

Após cinco meses de indefinição, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (23), por seis votos a cinco, que a Lei da Ficha Limpa não valeu na eleição do ano passado. O voto mais esperado era o do ministro Luiz Fux, que chegou à Corte no início do mês, após a aposentadoria de Eros Grau, e teria o papel de desempatar a discussão. Em 2010, ao analisar dois recursos contra a lei, o placar da votação no Supremo foi de cinco a cinco. Em seu voto, Fux elogiou a intenção da lei, mas se posicionou contra sua aplicação imediata. logo após defender o teor da lei, o ministro justificou que a Constituição Federal está acima de qualquer outra norma. A base dos votos de Fux e dos ministros Gilmar Mendes - relator do caso - Antonio Dias Toffoli, Marco Aurélio de Mello, Celso de Melo e do presidente da Corte, Cezar Peluso, é a de que a Ficha Limpa afronta o artigo 16 da Constituição. Segundo o artigo, qualquer alteração no processo eleitoral precisa ser feita pelo menos um ano antes. Esse, porém, não é o caso da Ficha Limpa, que foi aprovada em maio de 2010 para as eleições que ocorreram em outubro do mesmo ano. Peluso destacou que este ponto, que pode parecer meramente técnico e jurídico, tem dimensões maiores a partir do momento em que pode abrir brechas para outras leis.