terça-feira, 28 de outubro de 2014

UFCA aprova projeto "Implantação do Observatório de Políticas Públicas para Territórios" no CNPq

A Universidade Federal do Cariri-UFCA teve aprovado o projeto “Implantação do Observatório de Políticas Públicas para Territórios”–OPPTE pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. O projeto destina-se à implementação, no período de dois anos, dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial em Icó e Juazeiro do Norte. A coordenação geral do projeto será da professora Verônica Salgueiro do Nascimento, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável – PRODER. O projeto receberá R$ 112.800,00 e terá a duração de 24 meses. O OPPTE será conduzido pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável – LEADERS e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social – LIEGS.

UFCA realiza  programa para desenvolvimento de feiras agroecológicas

A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários da Universidade Federal do Cariri está realizando capacitações com os comerciantes da Feira Agroecológica da Associação Cristã de Base-ACB. A cada 15 dias, os responsáveis pelo projeto reúnem-se com os feirantes, atuando no apoio e desenvolvimento de empreendimentos de economia solidária no Cariri. Visando à criação da rede de feiras agroecológicas na região, a incubadora estende as capacitações na Feira de Economia Solidária de Barbalha e na Feira dos Agricultores Orgânicos de Juazeiro.

Projeto distribui fanzine sobre transporte público em Juazeiro do Norte

O projeto de extensão da Universidade Federal do Cariri “Por uma vida sem catracas” confeccionou   fanzine e revista artesanal sobre mobilidade urbana. As produções são fruto de debates promovidos desde março em escolas públicas com estudantes pré-universitários, nos quais foram tratadas questões ligadas ao transporte e mobilidade urbana, acessibilidade, exclusão social, direito à cidade, grandes obras e megaeventos. O fanzine é distribuído gratuitamente nas atividades do “Sem Catracas” ou através de pedido na fanpage do projeto de extensão.

Universidade Federal do Cariri abre licitação para criação de identidade visual

A Universidade Federal do Cariri torna pública a realização de licitação para contratar empresa especializada em design para criação da identidade visual da instituição. A vencedora elaborará o manual de aplicação da logo, layouts e sinalização inclusiva a deficientes, num prazo de cinco meses. Os interessados devem ser cadastrados no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores ou se cadastrarem até o terceiro dia que antecede a data do recebimento das propostas. Após habilitação, as propostas serão entregues, conforme edital e a relação de itens, na Comissão Permanente de Licitação da Universidade Federal do Ceará.

Mostra UFCA lança e-books com foco na docência, pesquisa, extensão e cultura

Os estudantes, professores e servidores da Universidade Federal do Cariri têm até o dia 11 de novembro para submeter seus trabalhos acadêmicos à Coletânea “Caderno de Experiências”, publicação online da Mostra UFCA. Após selecionados, os textos serão reunidos em e-books, seguindo as quatro linhas temáticas abordadas: o “Caderno de experiências: A Docência em Foco”, para as publicações dos bolsistas de Ensino; o “Caderno de Experiências: A Pesquisa em Foco”, para os trabalhos de Pesquisa; além dos cadernos de Cultura e de Extensão. Os e-books serão lançados em 2015, dentro da plataforma de livros virtuais.

Nenhum comentário: